Veja como aprimorar o seu mix com a nosso guia de Solução e Sortimento
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 01/11/2024
Foto: Adobe Stock
Já pensou em ter um guia atualizado anualmente com as principais categorias, marcas e top fornecedores do setor? Esse é o objetivo da Solução e Sortimento, que pode te ajudar na definição e organização do mix. Os dados podem ser acessados gratuitamente neste link, ou ainda nas edições de fevereiro, março e abril da Revista SA+ Ecossistema de Varejo.
Em nosso portal existem duas formas de acessar a página. A primeira é pelo menu, conforme o indicado abaixo:
Porém, se rolar para baixo a home, também é possível achar a seção, ao lado da Prateleira:
Ao entrar na página, você terá a opção de pesquisar dados sobre o produto desejado, ou selecioná-lo abaixo, em nossa listagem dividida por categorias: Mercearia Alto Giro, Mercearia Doce, Matinais, Perecíveis Lácteos, Perecíveis, Bebidas Não Alcoólicas, Bebidas Alcoólicas, Higiene e Beleza, Limpeza, Descartáveis, Bazar e Equipamentos, Insumos e Serviços.
Cada uma mostra os itens disponíveis, ao passar do mouse.
Nas páginas específicas dos produtos você poderá navegar pelas três seções: Confira abaixo o que cada uma abrange.
Categorias
O objetivo dessa seção é trazer informações para ajudar no gerenciamento por categorias. Os dados foram obtidos com as principais indústrias de produtos tipicamente vendidos no varejo alimentar.
Algumas das informações que podem ser encontradas aqui são a Árvore de Decisão, Exposição Recomendada, Participação nas Vendas (tanto em volume quanto em valor), o Sortimento Referência e a Evolução das Vendas. A seção também traz dicas sobre os itens, e para venda pelo e-commerce, além de informações extras como a aplicação prática e resultados.
Marcas
Aqui é possível verificar as marcas mais lembradas pelos varejistas com base na Pesquisa de Preferência de Marcas realizada pela SA+ Ecossistema de Varejo. Em sua última edição, o estudo contou com a participação de 3.799 varejistas de todo o País, que apontaram em questionário as três marcas que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância.
Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao "share of mind" de cada uma. O passo seguinte envolveu classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.
Top Fornecedores
Nessa seção os dados da pesquisa também são usados para definir quem são os Top Fornecedores. As informações de contato do primeiro colocado também podem ser encontradas aqui, assim como o comparativo ano a ano do percentual de varejistas que citam a marca e exprimem preferência. Aqui também é possível ver a classificação por marcas.