ÚLTIMAS NOTÍCIAS
08/02/2025
Varejo regional: 20 dos principais pequenos e médios players do setor apresentam crescimento médio de 20% ao ano
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 06/02/2025
Foto: Adobe Stock
Diante de um cenário inflacionário, a busca pelos melhores preços tem levado mais pessoas aos atacarejos. Esse crescimento de público tem possibilitado as empresas a investirem na expansão, inclusive para grandes centros urbanos, como é o caso do Assaí, Atacadão, Mix Mateus e muitos outros. Esse movimento tem aumentado a participação do formato na receita do varejo alimentar. Para se ter uma ideia, em seis anos os atacarejos passaram de 27% para 46% de participação.
Os dados pertencem a um artigo da McKinsey & Company e também indicam que, em movimento contrário, a participação dos hipermercados diminuiu de 21% para 11%.
Para dar continuidade a esse crescimento, o principal desafio do cash & carry no momento é impulsionar as vendas nas mesmas lojas e fidelizar os consumidores por meio do ajuste da proposta de valor, mais serviços e produtos – sempre pensando em melhorar a experiência de compras.
A pesquisa também aborda o avanço das redes regionais, que estão investindo cada vez mais na ampliação do sortimento, personalização e programas de fidelidade. Assim, mesmo com a competição acirrada do setor, 20 dos principais pequenos e médios varejistas têm crescido em média 20% ao ano.
Os esforços para aprimorar as lojas também têm concedido um aumento no faturamento. De acordo com a consultoria, todas as três principais varejistas alimentares de cada região do Brasil faturaram mais de R$ 1 bilhão.