ÚLTIMAS NOTÍCIAS
31/12/2025
Varejo digital pode recuperar R$ 4,6 bilhões ao simplificar jornadas de compra, aponta estudo
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 17/12/2025

Foto: Adobe Stock
O varejo digital brasileiro pode recuperar até R$ 4,6 bilhões por ano atualmente perdidos em jornadas de compra longas e pouco eficientes. A estimativa é de um estudo da Serasa Experian que analisou o comportamento dos consumidores nas etapas de carrinho abandonado e comprovação de identidade, comparando processos tradicionais de compra online com fluxos que utilizam identidade digital reutilizável no checkout.
Segundo o levantamento, a substituição de formulários extensos por uma identidade previamente verificada torna a jornada mais simples e aumenta em 20% a probabilidade de o consumidor concluir a compra. A pesquisa indica também que a redução do número de campos a serem preenchidos diminui fricções no processo e contribui para a retenção do cliente.
Para Marcelo Queiroz, head de Inovação de Produtos de Prevenção à Fraude da Serasa Experian, o cenário do varejo digital combina pressão econômica, aumento da concorrência e crescimento das tentativas de golpe. “Atrair um cliente para o e-commerce já é difícil, e, quando ele chega, não dá para perdê-lo em um processo de compra burocrático", explica. "O varejo perde bilhões todos os anos com jornadas longas e inseguras. Quando simplificamos o checkout com uma identidade digital reutilizável, transformamos perda em conversão”, afirma.
O estudo também aponta que a preferência do consumidor por cadastros rápidos e autenticação em menos etapas influencia diretamente a decisão de compra. Ao centralizar os dados em um ambiente único e validado, a identidade digital reduz a exposição de informações sensíveis e contribui para aumentar a confiança nas transações online.
Notícias relacionadas
ConsumoVarejo deve crescer quase 4% em 2026 e será guiado por eficiência, confiança e integração operacional
Decisões de CompraPróximo ano será marcado por consumo mais seletivo e foco no bem-estar
EvoluçãoConfira os Top 10 fatores que marcaram o varejo alimentar em 2025
Pesquisa







