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Valor agregado impulsiona o sucesso das marcas próprias, afirma Ana Maria Diniz

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 20/09/2024

Valor agregado impulsiona o sucesso das marcas próprias, afirma Ana Maria Diniz

Foto: Divulgação


Durante o PL Connection que ocorreu de 17 a 19 de setembro, um dos eventos mais relevantes do setor varejista, Ana Maria Diniz - que iniciou sua carreira no Grupo Pão de Açúcar onde passou 17 anos e ocupou várias posições nas áreas de Marketing, RH e Operações - agora cofundadora do Polvo Lab, destacou a importância de uma gestão estratégica e de um posicionamento eficaz para o sucesso das marcas próprias, também conhecidas como marcas próprias. Na palestra intitulada “Modelo sustentável e estratégico no desenvolvimento de marcas próprias”, os executivos enfatizaram que o diferencial competitivo dessas marcas vai além do preço, focando principalmente no valor agregado pela qualidade dos produtos.


“Acredito que o posicionamento de uma marca própria deve estar fortemente alinhado ao posicionamento do varejo”, destacou Ana Maria. Ela explicou que esse alinhamento é essencial para construir uma marca forte, que não se baseie apenas em preços competitivos, mas em agregar valor e atender às expectativas dos consumidores por meio da qualidade.


Em sua apresentação, Ana Maria Diniz apresentou sua experiência com a criação e desenvolvimento da marca Qualitá, que começou a ganhar destaque no mercado brasileiro na década de 90. Após a entrada do grupo francês Casino no Pão de Açúcar, houve uma contribuição no investimento em marcas próprias, ampliando o portfólio de produtos e mantendo sempre o foco na qualidade. “Marca própria não é apenas sobre preço, é sobre valor e qualidade”, afirmou.

Outro case mencionado por Ana Maria foi o da marca Taeq, lançado nos anos 2000, com um foco pioneiro em produtos saudáveis ​​e de bem-estar. O desenvolvimento do Taeq atendeu a uma demanda crescente por produtos que promovam saúde e equilíbrio, consolidando o Pão de Açúcar como um supermercado inovador no mercado brasileiro. “Taeq foi lançado para atender a um público em busca de vida saudável muito antes de isso se tornar uma tendência consolidada”, lembrou.

Ana Maria também ressaltou a importância das parcerias de longo prazo com fornecedores como fator-chave para garantir a qualidade e a consistência dos produtos oferecidos nas prateleiras dos supermercados. Para ela, essas alianças estratégicas são essenciais para o sucesso sustentável das marcas próprias. “Investir em marcas próprias deve ser uma decisão estratégica, reforçada por uma estrutura robusta de qualidade”, reforçou.

A palestra foi encerrada com uma mensagem aos líderes empresariais presentes no evento: enxerguem as marcas próprias como um ativo valioso para fortalecer a competitividade e aumentar a fidelidade dos clientes.


Sergio Alvim, CEO e fundador da SA+ Ecossistema de Varejo, também esteve na PL Connection 2024 e participou da discussão sobre “Estratégias vencedoras no varejo alimentar”. Sergio abordou temas sobre estratégias de sucesso, inovação e sobre o futuro do varejo alimentar no Brasil a partir de muitos insights de grandes players do setor. Estiverem com ele, Ana Laura Tambasco, diretora executiva de marcas próprias no Sam's Club/Carrefour, e Kiko Binato, CEO do Supermercados Avenida.


O PL Connection foi realizado simultaneamente ao Latam Retail Show, o maior evento B2B de varejo e consumo da América Latina.

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TAGS:Marcas Próprias,Varejo Estratégico,Valor Agregado,Latam Retail Show
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