ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17/11/2025
Valor agregado impulsiona o sucesso das marcas próprias, afirma Ana Maria Diniz
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 20/09/2024

Foto: Divulgação
Durante o PL Connection que ocorreu de 17 a 19 de setembro, um dos eventos mais relevantes do setor varejista, Ana Maria Diniz - que iniciou sua carreira no Grupo Pão de Açúcar onde passou 17 anos e ocupou várias posições nas áreas de Marketing, RH e Operações - agora cofundadora do Polvo Lab, destacou a importância de uma gestão estratégica e de um posicionamento eficaz para o sucesso das marcas próprias, também conhecidas como marcas próprias. Na palestra intitulada “Modelo sustentável e estratégico no desenvolvimento de marcas próprias”, os executivos enfatizaram que o diferencial competitivo dessas marcas vai além do preço, focando principalmente no valor agregado pela qualidade dos produtos.
“Acredito que o posicionamento de uma marca própria deve estar fortemente alinhado ao posicionamento do varejo”, destacou Ana Maria. Ela explicou que esse alinhamento é essencial para construir uma marca forte, que não se baseie apenas em preços competitivos, mas em agregar valor e atender às expectativas dos consumidores por meio da qualidade.
Em sua apresentação, Ana Maria Diniz apresentou sua experiência com a criação e desenvolvimento da marca Qualitá, que começou a ganhar destaque no mercado brasileiro na década de 90. Após a entrada do grupo francês Casino no Pão de Açúcar, houve uma contribuição no investimento em marcas próprias, ampliando o portfólio de produtos e mantendo sempre o foco na qualidade. “Marca própria não é apenas sobre preço, é sobre valor e qualidade”, afirmou.
Outro case mencionado por Ana Maria foi o da marca Taeq, lançado nos anos 2000, com um foco pioneiro em produtos saudáveis e de bem-estar. O desenvolvimento do Taeq atendeu a uma demanda crescente por produtos que promovam saúde e equilíbrio, consolidando o Pão de Açúcar como um supermercado inovador no mercado brasileiro. “Taeq foi lançado para atender a um público em busca de vida saudável muito antes de isso se tornar uma tendência consolidada”, lembrou.
Ana Maria também ressaltou a importância das parcerias de longo prazo com fornecedores como fator-chave para garantir a qualidade e a consistência dos produtos oferecidos nas prateleiras dos supermercados. Para ela, essas alianças estratégicas são essenciais para o sucesso sustentável das marcas próprias. “Investir em marcas próprias deve ser uma decisão estratégica, reforçada por uma estrutura robusta de qualidade”, reforçou.
A palestra foi encerrada com uma mensagem aos líderes empresariais presentes no evento: enxerguem as marcas próprias como um ativo valioso para fortalecer a competitividade e aumentar a fidelidade dos clientes.
Sergio Alvim, CEO e fundador da SA+ Ecossistema de Varejo, também esteve na PL Connection 2024 e participou da discussão sobre “Estratégias vencedoras no varejo alimentar”. Sergio abordou temas sobre estratégias de sucesso, inovação e sobre o futuro do varejo alimentar no Brasil a partir de muitos insights de grandes players do setor. Estiverem com ele, Ana Laura Tambasco, diretora executiva de marcas próprias no Sam's Club/Carrefour, e Kiko Binato, CEO do Supermercados Avenida.
O PL Connection foi realizado simultaneamente ao Latam Retail Show, o maior evento B2B de varejo e consumo da América Latina.
Notícias relacionadas
Planejamento EstratégicoBlack Friday antecipa algumas das vendas do Natal para novembro
Varejo AlimentarVarejo entra no último trimestre com novo padrão de consumo se estabelecendo
Daterra Atacado e Varejo aumenta atuação em Fortaleza (CE) com nova unidade
Retail Media







