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Uniforça, Savegnago e Verdemar contam como universidades corporativas auxiliam na gestão de pessoas

POR Lucia Helena De Camargo

EM 03/11/2024

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Formar, capacitar e treinar seus próprios talentos tem sido a aposta dos varejistas ao criarem suas universidades corporativas.Conheça como atuam 3 redes que apostaram nesse modelo:


Uniforça - Demanda por qualificação


A central de negócios nordestina Uniforça decidiu investir em capacitação em 2022, com a criação da Academia Uniforça. “Essa foi nossa resposta estratégica para a demanda crescente por qualificação no setor supermercadista para, assim, aumentar a eficiência e a produtividade, gerando resultados melhores para a rede”, afirma Ana Cristina Magalhães, gerente de gente e gestão do Uniforça e responsável pelo projeto, que conta com 30 professores provenientes de convênios com a Faculdade Senac e a Escola Senac.


Evidentemente, não basta capacitar. “Manter controles e métodos para acompanhar a evolução é fundamental. Gestores e funcionários mudam, mas, se houver um norte, o treinamento vai sempre influenciar positivamente o resultado”, diz ela. “É  essencial que todos no varejo tenham em 100% do tempo a real dimensão sobre quem paga o seu salário: não é o dono do negócio, é o cliente.


O vendedor de balcão, que tem contato direto, entende isso claramente, mas nem sempre a lógica chega ao diretor de logística ou ao financeiro, por exemplo. Então, a lição primordial é essa: foco no cliente. Parece óbvio, mas muitos se esquecem”, finaliza Ana Cristina.


Verdemar - Compartilhamento de expectativas com o time


Leandro Souza de Pinho, superintendente de recursos humanos do Verdemar


A rede mineira também criou sua própria "universidade". "Investimos em processos eficazes de recrutamento e seleção e no treinamento interno para garantir que os colaboradores tenham as habilidades necessárias para desempenhar suas funções com excelência", diz Leandro Souza de Pinho, superintendente de recursos humanos do Verdemar, que opera no Estado de Minas Gerais.


Do atendimento aos clientes à manipulação de alimentos, passando por regras de higiene e normas de qualidade, os treinamentos  procuram, de acordo com Pinho, transmitir aos colaboradores as expectativas da empresa na execução das tarefas. "Outro ponto importante é manter o engajamento dos colaboradores. Nesse sentido, é fundamental criar um ambiente de trabalho que valorize e motive os funcionários, oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional e reconhecendo o desempenho individual e coletivo", diz o executivo.


Segundo o superintendente, a empresa combina ações de atração, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e cuidados com a saúde e segurança das pessoas. "Já os colaboradores com potencial de liderança são convidados a participar da Escola de Líderes, que oferece treinamento sobre os setores de interface e maior aprofundamento em gestão de pessoas, possibilitando tomadas de decisão mais acertadas*, explica.

Resultados do programa para o Verdemar


  • Melhoria no atendimento ao cliente, no cumprimento de regras e na eficiência operacional
  • Aprimoramento das habilidades dos colaboradores, resultando em processos mais rápidos e eficientes, desde a reposição de estoques até a operação dos sistemas de caixa
  • Redução de erros e retrabalhos
  • Diminuição de desperdícios


Savegnago - Reconhecimento e retenção


Projetos para colaboradores. Entre as iniciativas, está o “Mais Educa”, que oferece bolsas de estudo, aponta Cristina Rizziolli, diretora de RH do Savegnago.


O Grupo Savegnago criou a universidade corporativa UniSave. “Nosso compromisso, em mais de 60 lojas, é encantar o cliente, conciliar a padronização e a garantia da conformidade de processos e, ao mesmo tempo, humanizar as relações. Esse é o nosso propósito”, diz Jaciani Cristina Rizziolli, diretora de RH da companhia.


Segundo ela, a iniciativa se reflete na retenção e no reconhecimento dos talentos, com políticas de reconhecimento e promoções. A UniSave oferece cursos de capacitação técnica, comportamental, graduações, pós-graduações, MBA e cursos de idioma, além de formação para jovens talentos das cidades em que o Savegnago está presente. Recentemente foi lançado o programa “Mais educa”, que ofertou cerca de 180 bolsas de estudos aos colaboradores. Há ainda o programa “Padrinho e Madrinha”, que prevê acompanhamento individual a um colaborador específico, apadrinhado por um funcionário experiente ao longo de três meses.


Rizziolli destaca ainda o projeto “Memorar”, que premia os colaboradores pelo tempo de casa, e a iniciativa “50+ Experiência que Transforma”, que traz oportunidades para pessoas com mais de 50 anos. “Temos um quadro diverso de colaboradores de todas as gerações, idades e gêneros, mas queremos ir além. Ao contratar pessoas mais experientes, não buscamos apenas que trabalhem conosco, mas que compartilhem seus hábitos e valores”, diz ela.


Números da varejista


12.000
colaboradores aproximadamento no quadro atual do Savegnago


133.000
horas de treinamento oferecidas pela UniSave


45.000
participações nos treinamentos oferecidos


3.000
pessoas beneficiadas pelas políticas de promoção e reconhecimento da empresa



Essa matéria foi originalmente publicada em nossa edição de setembro da revista. Clique aqui e confira!


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TAGS:Gestão e negócios,Rh,Uniforça, Verdemar,Savegnago,SETEMBRO-2024: SA+ | Desafios Operacionais
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