ÚLTIMAS NOTÍCIAS
12/08/2025
Cencosud Brasil encerra 2º trimestre com queda de 15% na receita e retração nas vendas online
POR Barbara Fernandes
EM 11/08/2025

Foto: Divulgação
O Cencosud Brasil — controlador das bandeiras Bretas, Giga Atacado, Prezunic, Spid, Perini, Mercantil e GBarbosa — registrou queda de 15% na receita no 2º trimestre de 2025, totalizando CLP$ 393,4 milhões (cerca de R$ 2,2 milhões). Entre todos os mercados em que a companhia atua (Chile, Argentina, EUA, Peru e Colômbia), o Brasil foi o único a apresentar retração nesse patamar.
De acordo com comunicado oficial, o resultado foi impactado por uma intensa atividade promocional e pelo aumento da concorrência. Ainda assim, houve desaceleração na queda frente ao 1º trimestre de 2025, impulsionada pelo reajuste de preços nos perecíveis e por mudanças no layout das lojas.
Entre abril e junho, outro movimento relevante foi a venda de 22 lojas da rede Bretas em Minas Gerais, como parte do plano de desinvestimento anunciado no início do ano. Ao todo, a empresa prevê encerrar 54 lojas, 8 postos de combustíveis e um centro de distribuição no País.
O Ebitda ajustado recuou 8,2%, para CLP$ 20,9 milhões. Já as vendas em mesmas lojas caíram 5,2% em reais — queda menos acentuada do que a do 1T25 (-12,1%). Nos supermercados, a variação foi de -2,9%, enquanto o atacarejo de -9,2%.
Em relação a expansão, o grupo inaugurou uma unidade do Giga Atacado em São Paulo, com mais de 4.000 m² de área de vendas, padaria, açougue, cafeteria e estações de recarga para veículos elétricos.
As vendas online recuaram 15,4% no trimestre, para CLP$ 11,2 milhões — a maior queda entre os países onde a empresa opera, colocando o Brasil na última posição em receita digital. No acumulado do semestre, a retração foi de 13,7%, sendo o único mercado a registrar resultado negativo.
A participação das marcas próprias caiu levemente, de 0,1 ponto percentual, para 4,7%, influenciada principalmente pelo segmento de não alimentos.
Notícias relacionadas

Lucro bruto do Assaí aumenta 7,8% e alcança R$ 3,2 bilhões no 2º trimestre

Grupo Passarela investe R$ 15 milhões em expansão no RS

Quando o “Morango do Amor” vira estratégia: o que tendências virais ensinam ao varejo alimentar

Grupo Vanguarda investe R$ 2,7 milhões na modernização e mudança no formato de loja
Barbara Fernandes
Repórter