26/09/2025
Cencosud Brasil encerra 2º trimestre com queda de 15% na receita e retração nas vendas online
POR Barbara Fernandes
EM 11/08/2025

Foto: Divulgação
O Cencosud Brasil — controlador das bandeiras Bretas, Giga Atacado, Prezunic, Spid, Perini, Mercantil e GBarbosa — registrou queda de 15% na receita no 2º trimestre de 2025, totalizando CLP$ 393,4 milhões (cerca de R$ 2,2 milhões). Entre todos os mercados em que a companhia atua (Chile, Argentina, EUA, Peru e Colômbia), o Brasil foi o único a apresentar retração nesse patamar.
De acordo com comunicado oficial, o resultado foi impactado por uma intensa atividade promocional e pelo aumento da concorrência. Ainda assim, houve desaceleração na queda frente ao 1º trimestre de 2025, impulsionada pelo reajuste de preços nos perecíveis e por mudanças no layout das lojas.
Entre abril e junho, outro movimento relevante foi a venda de 22 lojas da rede Bretas em Minas Gerais, como parte do plano de desinvestimento anunciado no início do ano. Ao todo, a empresa prevê encerrar 54 lojas, 8 postos de combustíveis e um centro de distribuição no País.
O Ebitda ajustado recuou 8,2%, para CLP$ 20,9 milhões. Já as vendas em mesmas lojas caíram 5,2% em reais — queda menos acentuada do que a do 1T25 (-12,1%). Nos supermercados, a variação foi de -2,9%, enquanto o atacarejo de -9,2%.
Em relação a expansão, o grupo inaugurou uma unidade do Giga Atacado em São Paulo, com mais de 4.000 m² de área de vendas, padaria, açougue, cafeteria e estações de recarga para veículos elétricos.
As vendas online recuaram 15,4% no trimestre, para CLP$ 11,2 milhões — a maior queda entre os países onde a empresa opera, colocando o Brasil na última posição em receita digital. No acumulado do semestre, a retração foi de 13,7%, sendo o único mercado a registrar resultado negativo.
A participação das marcas próprias caiu levemente, de 0,1 ponto percentual, para 4,7%, influenciada principalmente pelo segmento de não alimentos.
Notícias relacionadas

Confira 5 estratégias para prevenir o burnout de seus colaboradores

Peruzzo terá novo supermercado no estado gaúcho

Grupo Zat planeja entrada no RS em 2026

Mercado Livre mira vendas no atacado com nova frente B2B
Barbara Fernandes
Repórter