Cencosud Brasil encerra 2º trimestre com queda de 15% na receita e retração nas vendas onlineSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Facilita&Pronto projeta crescimento de 49% e se consolida com portfólio completo. Prestação de serviço é um dos diferenciais

12/08/2025

NEWSLETTER

Cencosud Brasil encerra 2º trimestre com queda de 15% na receita e retração nas vendas onlineSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Resultados 2T25Cencosud BrasilGrupo CencosudGestão e negócios

Cencosud Brasil encerra 2º trimestre com queda de 15% na receita e retração nas vendas online

POR Barbara Fernandes

EM 11/08/2025

Prezunic - Cencosud

Foto: Divulgação

 

O Cencosud Brasil — controlador das bandeiras Bretas, Giga Atacado, Prezunic, Spid, Perini, Mercantil e GBarbosa — registrou queda de 15% na receita no 2º trimestre de 2025, totalizando CLP$ 393,4 milhões (cerca de R$ 2,2 milhões). Entre todos os mercados em que a companhia atua (Chile, Argentina, EUA, Peru e Colômbia), o Brasil foi o único a apresentar retração nesse patamar.

 

De acordo com comunicado oficial, o resultado foi impactado por uma intensa atividade promocional e pelo aumento da concorrência. Ainda assim, houve desaceleração na queda frente ao 1º trimestre de 2025, impulsionada pelo reajuste de preços nos perecíveis e por mudanças no layout das lojas.

 

Entre abril e junho, outro movimento relevante foi a venda de 22 lojas da rede Bretas em Minas Gerais, como parte do plano de desinvestimento anunciado no início do ano. Ao todo, a empresa prevê encerrar 54 lojas, 8 postos de combustíveis e um centro de distribuição no País.

 

O Ebitda ajustado recuou 8,2%, para CLP$ 20,9 milhões. Já as vendas em mesmas lojas caíram 5,2% em reais — queda menos acentuada do que a do 1T25 (-12,1%). Nos supermercados, a variação foi de -2,9%, enquanto o atacarejo de -9,2%.

 

Em relação a expansão, o grupo inaugurou uma unidade do Giga Atacado em São Paulo, com mais de 4.000 m² de área de vendas, padaria, açougue, cafeteria e estações de recarga para veículos elétricos.

 

As vendas online recuaram 15,4% no trimestre, para CLP$ 11,2 milhões — a maior queda entre os países onde a empresa opera, colocando o Brasil na última posição em receita digital. No acumulado do semestre, a retração foi de 13,7%, sendo o único mercado a registrar resultado negativo.

 

A participação das marcas próprias caiu levemente, de 0,1 ponto percentual, para 4,7%, influenciada principalmente pelo segmento de não alimentos.

COMPARTILHAR
TAGS:Resultados 2T25,Cencosud Brasil,Grupo Cencosud,Gestão e negócios
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Assaí-fachadaResultados 2T25

Lucro bruto do Assaí aumenta 7,8% e alcança R$ 3,2 bilhões no 2º trimestre

Passarela_ Fachada ChapecoCrescimento

Grupo Passarela investe R$ 15 milhões em expansão no RS

Adobe Stock - MorangoGestão e negócios

Quando o “Morango do Amor” vira estratégia: o que tendências virais ensinam ao varejo alimentar

Grupo Vanguarda bandeira Carvalho SuperExpansão

Grupo Vanguarda investe R$ 2,7 milhões na modernização e mudança no formato de loja

Barbara Fernandes

Repórter

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados