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Kantar PesquisaConsumer Insights Q1 2024

Unidades por ocasião de compra apresentam alta de quase 8% nos últimos 12 meses

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 25/06/2024

Adobe Stock - Bebidas

Houve um aumento notável no consumo de bens não duráveis na América Latina. No Brasil, isso se evidencia por meio da cesta de consumo doméstico que registrou uma alta de 7,8% em unidades por viagem nos últimos 12 meses, até março de 2024.


Dentre as categorias, a com maior crescimento em unidades por viagem foram bazar, com um aumento de 9,9%, bebidas, com 9,4%, e mercearia doce, com 9,3%. 

 

Os dados são do estudo Consumer Insights Q1 2024, produzido pela Kantar. Segundo Silvia Durazzo, gerente de contas da empresa, a estabilidade inflacionária leva os consumidores a se adaptarem, direcionando melhor seus gastos. Isso resulta em compras mais robustas, apesar de menos frequentes, mas que no final possuem um saldo positivo.

 

Outro dado importante do estudo é o crescimento das marcas econômicas. Essas destacaram-se principalmente nas cestas de higiene e beleza, que passaram de 25% para 27%, mercearia salgada, de 19% para 20%, e bebidas, de 17% para 18%.

"A redução de preço de Economy motiva mais intensidade de compra, crescendo quase 10%", destaca Durazzo.

O consumo de indulgências também teve um aumento significativo, especialmente entre as famílias das classes D e E, onde os salgadinhos estão substituindo o jantar. "É uma compra voltada para satisfazer o desejo de variar a alimentação", afirma Durazzo.

 

Ao todo, os consumidores brasileiros declararam acessar promoções em 13% dos produtos comprados, comparado a 11% no ano anterior, mostrando uma tendência de adaptação às condições econômicas atuais.

 

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TAGS:Kantar, Pesquisa,Consumer Insights Q1 2024
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