Tecnologia, tributação e transformação redefinem o futuro dos supermercadosSA+ Ecossistema de Varejo

Supermercados 2025 Tendências no Varejo Tecnologia no Varejo Reforma Tributária

Tecnologia, tributação e transformação redefinem o futuro dos supermercados

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 29/11/2024

Tecnologia, tributação e transformação redefinem o futuro dos supermercados

Foto: Adobe Stock


O setor supermercadista brasileiro caminha para um 2025 marcado por avanços tecnológicos, ajustes tributários e um foco renovador na eficiência operacional. Em um cenário em que a tecnologia deixa de ser um diferencial para se tornar essencial, os supermercados estão adotando ferramentas como inteligência artificial (IA) preditiva, sistemas de autoatendimento e sensores IoT, otimizando processos e melhorando a experiência do cliente.

Dados da Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE destacam que as vendas no varejo alimentar, responsáveis ​​por 55,6% do setor, contribuíram para o crescimento em 2024. Para 2025, a Reforma Tributária é um dos principais desafios, com impactos diretos nas operações. João Alberto Giaccomassi, diretor de produtos para Varejo Supermercados da TOTVS, em artigo que serviu de base para este texto, aponta que os empresários precisam investir em ERPs especializados para garantir conformidade fiscal e eficiência operacional.

Outro tema central é a eficiência operacional. A Pesquisa de Eficiência Operacional ABRAS 2024 revelou uma alta preocupante na quebra operacional, subindo de 56% para 59%. Soluções como realidade aumentadas para reservas de gôndolas e sistemas de estoque em tempo real surgem como alternativas para reverter este cenário.

Além disso, estratégias como precificação inteligente, viabilizadas pela IA, ganham relevância. “O uso de tecnologia permite ajustes dinâmicos nos preços, aumentando a competitividade sem comprometer margens”, explica Giaccomassi.

Olhando para o futuro, o setor não busca apenas adaptação, mas também afirma em um mercado cada vez mais competitivo. Para isso, a integração entre tecnologia e estratégia será o diferencial para os supermercadistas que desejam vencer em 2025.


Fonte: artigo de João Alberto Giaccomassi, diretor de produtos para Varejo Supermercados da TOTVS


COMPARTILHAR
TAGS:Supermercados 2025 ,Tendências no Varejo ,Tecnologia no Varejo, Reforma Tributária
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

DOm OlivioAbertura de lojas

Varejo segue com expansão acelerada nas últimas semanas do ano

Economia circular: estratégia sustentável e lucrativa no varejoSustentabilidade no Varejo

Economia circular: estratégia sustentável e lucrativa no varejo

Mix Mateus - Corredor - Retail MediaPesquisa

Atacarejos de grandes varejistas crescem 3,7 vezes mais com expansão do que com mesmas lojas

Angeloni Centro Joinville FachadaExpansão

Redes do Sul investem quase R$100 milhões em novas lojas inauguradas hoje

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados