79% dos varejistas mineiros expandem atuação em supermercados premiumSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Programas de fidelidade estão ligados a 82,7% do crescimento do varejo alimentar

28/05/2025

NEWSLETTER

79% dos varejistas mineiros expandem atuação em supermercados premiumSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

ExpansãoSupermercadosMinas Gerais

79% dos varejistas mineiros expandem atuação em supermercados premium

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 26/05/2025

Epa Premium

Foto: Divulgação


O segmento de supermercados premium vem registrando avanços no setor varejista e atraindo investimentos de grandes redes em Minas Gerais. Para se ter uma ideia, levantamento da NielsenIQ aponta que 79% dos varejistas atuantes no segmento gourmet expandiram seus negócios, com resultados 64% acima da média do modelo tradicional.


No Estado, varejistas como o Grupo DMA Distribuidora, com a bandeira Epa Premium, e o Grupo ABC, com a ABC Plus, ampliaram sua presença nesse nicho em 2024. O modelo também é uma aposta para o Supernosso. 

A movimentação das empresas acompanha mudanças no comportamento de consumo. “O crescimento da classe média, a mudança de hábitos de consumo e a influência da culinária levam esse público a procurar lojas mais ‘gourmetizadas’ e com atendimento diferenciado”, afirma Sérgio Almeida, diretor regional de operações do Grupo Bahamas no Triângulo Mineiro. Segundo ele, o aumento da renda em algumas faixas da população contribuiu para tornar esse tipo de produto mais acessível.

O Grupo Supernosso, que atua com unidades voltadas ao público premium, também registrou expansão. Epifânio Parreiras Júnior, diretor de operações da rede, explica que a busca por novas experiências de compra tem impulsionado o formato. “O consumidor estará sempre buscando uma evolução na sua experiência de compras e isso passa por atendimento, sortimento, serviços e preços justos”, conta.

Segundo Parreiras, a performance da rede teve crescimento de 2 dígitos em 2024. Ele aponta que o formato premium pode incluir serviços adicionais como degustações, consultores especializados, além de maior variedade de itens em categorias como bebidas, padaria, hortifruti e produtos importados.

O executivo destaca ainda que há perfis variados entre os consumidores desse tipo de loja. Parte deles tem alta frequência de compra e renda mais elevada, enquanto outros buscam o canal apenas em datas específicas, como fins de semana ou eventos.

Para o Grupo Bahamas, a expansão para o interior de Minas representa uma oportunidade diante da menor concorrência e de custos operacionais mais baixos fora dos grandes centros. “Há espaço para crescimento nessas regiões, especialmente onde ainda não há concentração de redes com esse posicionamento”, afirma Almeida.

Parreiras avalia que o crescimento do segmento depende de 3 frentes principais: personalização da experiência do cliente, adoção de práticas sustentáveis e uso da tecnologia para fidelização.


Fonte: Diário do Comércio


COMPARTILHAR
TAGS:Expansão,Supermercados,Minas Gerais
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Flex AtacarejoCRM

Programas de fidelidade estão ligados a 82,7% do crescimento do varejo alimentar

Mariano Atacadista do Grupo Ivasko em Ponta Grossa (PR)Inauguração

Atacarejo regional fortalece sua presença no Paraná

Supermercados BHInauguração

Supermercados BH chega à nova região de Minas Gerais nesta sexta-feira

chekout supermercadoInauguração

Grupo DMA inaugura polo de recrutamento

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados