28/05/2025
79% dos varejistas mineiros expandem atuação em supermercados premium
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 26/05/2025

Foto: Divulgação
O segmento de supermercados premium vem registrando avanços no setor varejista e atraindo investimentos de grandes redes em Minas Gerais. Para se ter uma ideia, levantamento da NielsenIQ aponta que 79% dos varejistas atuantes no segmento gourmet expandiram seus negócios, com resultados 64% acima da média do modelo tradicional.
No Estado, varejistas como o Grupo DMA Distribuidora, com a bandeira Epa Premium, e o Grupo ABC, com a ABC Plus, ampliaram sua presença nesse nicho em 2024. O modelo também é uma aposta para o Supernosso.
A movimentação das empresas acompanha mudanças no comportamento de consumo. “O crescimento da classe média, a mudança de hábitos de consumo e a influência da culinária levam esse público a procurar lojas mais ‘gourmetizadas’ e com atendimento diferenciado”, afirma Sérgio Almeida, diretor regional de operações do Grupo Bahamas no Triângulo Mineiro. Segundo ele, o aumento da renda em algumas faixas da população contribuiu para tornar esse tipo de produto mais acessível.
O Grupo Supernosso, que atua com unidades voltadas ao público premium, também registrou expansão. Epifânio Parreiras Júnior, diretor de operações da rede, explica que a busca por novas experiências de compra tem impulsionado o formato. “O consumidor estará sempre buscando uma evolução na sua experiência de compras e isso passa por atendimento, sortimento, serviços e preços justos”, conta.
Segundo Parreiras, a performance da rede teve crescimento de 2 dígitos em 2024. Ele aponta que o formato premium pode incluir serviços adicionais como degustações, consultores especializados, além de maior variedade de itens em categorias como bebidas, padaria, hortifruti e produtos importados.
O executivo destaca ainda que há perfis variados entre os consumidores desse tipo de loja. Parte deles tem alta frequência de compra e renda mais elevada, enquanto outros buscam o canal apenas em datas específicas, como fins de semana ou eventos.
Para o Grupo Bahamas, a expansão para o interior de Minas representa uma oportunidade diante da menor concorrência e de custos operacionais mais baixos fora dos grandes centros. “Há espaço para crescimento nessas regiões, especialmente onde ainda não há concentração de redes com esse posicionamento”, afirma Almeida.
Parreiras avalia que o crescimento do segmento depende de 3 frentes principais: personalização da experiência do cliente, adoção de práticas sustentáveis e uso da tecnologia para fidelização.
Fonte: Diário do Comércio
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