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Supermercados Brasil acelera processos com etiquetas eletrônicas e otimiza operações

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 16/08/2024

Supermercados Brasil acelera processos com etiquetas eletrônicas e otimiza operações

Foto: Divulgação


A rede de supermercados Supermercados Brasil, com sete lojas distribuídas pelo estado de Goiás, deu um grande passo rumo à modernização e otimização de suas operações ao implementar 3 mil etiquetas eletrônicas (ESLs) na unidade de Aparecida de Goiânia. Com essa tecnologia, a rede conseguiu reduzir em até 90% o tempo de atualização dos preços nas gôndolas, trazendo ganhos expressivos em eficiência e receita.


Com 2.000 m2 quadrados de área e mais de 8.700 (SKUs) em circulação, a loja passou a realizar as mudanças de preços de forma instantânea, liberando funcionários para tarefas estratégicas e eliminando os antigos processos manuais que demandavam grande parte da equipe. Segundo Fernando Lopes, diretor da rede, "antes, 10% dos 110 colaboradores eram mobilizados para essas trocas. Agora, um único funcionário é capaz de atualizar todos os preços simultaneamente".


Expansão tecnológica e melhoria contínua


Os benefícios vão além da automação. A nova organização das gôndolas, com etiquetas eletrônicas, não só torna o ambiente mais limpo e atraente aos olhos dos clientes, mas também diminui as chances de rupturas nas gôndolas e economiza papel, ajudando o supermercado a manter sua operação mais sustentável.


De olho no futuro, a rede Supermercados Brasil planeja expandir o uso da tecnologia para suas outras seis lojas até 2025. “Estamos nos preparando para integrar a tecnologia NFC às etiquetas, permitindo que os clientes interajam diretamente com os produtos via smartphones”, explica Lopes. A integração das ESLs com sistemas de gestão também facilita a adoção dessa inovação.


Parceria estratégica e democratização da tecnologia


Mais do que melhorias na gestão de preços, essa solução abre portas para uma visão omnichannel e maior interatividade entre lojistas e consumidores.


A implementação do projeto foi feita em parceria com a Seal Sistemas, uma das maiores integradoras de tecnologias avançadas do Brasil. A Seal, que tem 35 anos de mercado, foi responsável por toda a operação, desde o planejamento até a instalação. Segundo Wagner Bernardes, CEO da Seal Sistemas, as etiquetas eletrônicas mostram que a tecnologia de ponta está acessível a varejistas de diferentes portes.

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TAGS:Supermercados Brasil,Tecnologia no Varejo,Eficiência Operacional
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