15/11/2025
Supermercados aumentam em 30% o fluxo nos shoppings
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 11/07/2024

Foto: Divulgação
Cerca de 49% dos 639 shoppings no Brasil possuem um supermercado, e ambos os lados ganham com essa parceria. Do lado dos shoppings, o varejo alimentar pode aumentar em até 30% o fluxo de pessoas durante a semana. E do lado dos supermercados, o shopping também pode ser um polo de atração para a sua loja e fornecer um ganho extra com o posicionamento da marca.
Segundo o Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), o Sudeste é a região que possui a maior concentração de shoppings com supermercados (54%). Logo em seguida estão o Norte (50%), Sul (48%), Nordeste (46%) e Centro-Oeste (41%)
O Assaí, por exemplo, que hoje possui quase 300 unidades, já marca presença em seis shoppings centers. Os planos de expansão da empresa sempre envolveram o investimento em centros comerciais, porém, com a aquisição do Extra, esse processo acelerou e a resposta tem sido positiva.
O St Marche também segue a tendência. Das 31 unidades distribuídas pela Grande São Paulo e Campinas, cinco estão localizadas em shoppings. Para a empresa, a estratégia é uma forma de se inserir mais em meio aos hábitos de compra de seus clientes.
Outro exemplo é o Carrefour que sempre teve a parceria com os shoppings como uma das estratégias de expansão. Atualmente, a empresa possui 42 hipermercados e 20 lojas do Carrefour Express em shoppings. No caso dos minimercados, a estratégia é fornecer uma compra rápida que atenda tanto os clientes do centro comercial como os trabalhadores do local. Assim, o mix muda – menos itens de dispensa e mais artigos de conveniência.
Fonte: Valor Econômico
Notícias relacionadas
EstratégiaSam’s Club se reinventa no Brasil com conceito de atacarejo dentro da sua própria proposta de valor
MovimentaçãoFamília Diniz encerra participação no Carrefour
ExpansãoAssaí Atacadista aumenta presença no ABC Paulista com 6ª loja em Santo André
Consumo







