Varejo alimentar registra alta de 4,8% em julhoSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Treinamento em Trade Marketing Estratégico: a transformação urgente que varejistas e indústrias não podem mais adiar

03/09/2025

NEWSLETTER

Varejo alimentar registra alta de 4,8% em julhoSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

ConsumoRock Encantech Pesquisa

Varejo alimentar registra alta de 4,8% em julho

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 02/09/2025

supermercados

Foto: Adobe Stock


O varejo alimentar brasileiro registrou alta de 4,8% em julho na comparação com junho, segundo levantamento da Rock Encantech baseado em 60 milhões de transações.


O resultado ocorre após queda no mês anterior e foi influenciado por reajustes de preços e aumento no gasto médio dos consumidores.


Formatos


Os atacarejos tiveram avanço de 3,9%, com crescimento de 2,5% na frequência de visitas e de 1,8% no tíquete médio. Já os supermercados subiram 3,3%, com alta de 0,8% no gasto médio e de 2,5% na frequência, mas queda de 1,1% no número de itens por compra. O índice de fidelidade foi de 106,3% nos atacarejos e de 81,8% nos supermercados.


Entre os produtos mais vendidos, 14 dos 25 apresentaram redução de preços, como frutas, legumes e verduras (-5,3%), café em pó (-3,5%) e arroz (-3,2%). Já sabonete (+2,8%), biscoitos industrializados (+2,7%) e açúcar refinado (+2%) tiveram aumento.


A pesquisa indica que as variações refletem pressões inflacionárias e fatores externos, como safra e custos de produção. Na comparação anual, julho apresentou alta de 7,2% nos supermercados e de 3,6% nos atacarejos.


O desempenho do setor ainda é fortemente influenciado pelo preço médio e que compreender o comportamento dos consumidores é essencial para decisões mais eficientes.


Fonte: Agrolink

COMPARTILHAR
TAGS:Consumo,Rock Encantech, Pesquisa
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock supermercadoConsumo

Santa Catarina registra maior evolução no volume de vendas de hiper e supermercados no 1º semestre

Adobe Stock - chocolatePesquisa

Supermercados se consolidam como principal canal para categoria de chocolates

Adobe Stock supermercadoConsumo

Vendas de hiper e supermercados recuam em julho, mas projeções indicam recuperação para os próximos meses

Supermercados e atacarejos concentram mais da metade do faturamento dos maiores varejos do BrasilRanking

Supermercados e atacarejos concentram mais da metade do faturamento dos maiores varejos do Brasil

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados