Setor desacelera em setembro com queda nas vendas de bebidas e indulgênciasSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gomo Coop: um novo modelo de operação deve ser inaugurado em São Paulo

07/10/2025

NEWSLETTER

Setor desacelera em setembro com queda nas vendas de bebidas e indulgênciasSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

ConsumoRadar Scanntech Pesquisa

Setor desacelera em setembro com queda nas vendas de bebidas e indulgências

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 07/10/2025

Adobe Stock bebidas sem açúcar e sem álcool

Foto: Adobe Stock


O varejo alimentar registrou desempenho moderado em setembro. De acordo com o estudo Radar Scanntech, o faturamento cresceu 2,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado pela elevação do preço médio por unidade (+6,3%). Apesar disso, o volume de unidades vendidas caiu 3,6%, e o fluxo de lojas recuou 0,8%.

A combinação de preços mais altos e menor volume fez com que a alta de 5,7% no faturamento e queda de -1,4% em unidades no acumulado do ano fosse sustentado apenas pelo repasse inflacionário. Segundo o levantamento, o preço médio dos produtos subiu 7,3% até setembro.

Bebidas e indulgências puxam retração de vendas em volume


O resultado foi fortemente impactado pela queda nas categorias de cerveja, sucos, refrigerantes, chocolates e biscoitos, que concentraram 73% da redução no volume total vendido.


Entre elas, a cerveja respondeu sozinha por 37% da retração, seguida por sucos (13%) e refrigerantes (8%). A pesquisa aponta que o clima mais frio deste ano reduziu o consumo de bebidas associadas a temperaturas elevadas. Outras categorias sensíveis ao calor representaram mais 11% da queda total.

Já os biscoitos e chocolates, produtos ligados ao consumo por prazer, responderam por 15% da retração total e vêm apresentando queda constante desde o início do ano.


Supermercados resistem mais que atacarejos em 2025


Na análise por canal, os supermercados tiveram o melhor desempenho, com queda de 0,7% em unidades e crescimento de 6,7% em valor no acumulado do ano.


Os atacarejos, por outro lado, mostraram maior sensibilidade ao cenário: queda de 2,8% em unidades e alta de 4% em faturamento. A retração foi explicada pela menor venda de bebidas e pela redução de compras por pequenos comerciantes e ambulantes — público importante para esse formato.

Mesmo com repasses de preços menores que a média do mercado, o atacarejo apresentou crescimento em valor abaixo dos demais canais. Os formatos menores registraram as maiores variações de preço tanto no mês quanto no acumulado.


Norte lidera queda no volume de vendas devido às chuvas


Todas as regiões brasileiras apresentaram queda em volume de vendas em setembro. As maiores retrações ocorreram no Norte (-6,8%), seguido pelo Centro-Oeste (-5%) e São Paulo (-3,9%).


Em termos de faturamento, quase todas as regiões tiveram crescimento, com exceção do Norte, que recuou 0,5%. O desempenho foi influenciado pelo volume de chuvas 3,5 vezes maior que o registrado em setembro de 2024, que impactou a circulação de consumidores e o consumo de bebidas.

COMPARTILHAR
TAGS:Consumo,Radar Scanntech, Pesquisa
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockPesquisa

Valores e estilo de vida pesam mais do que segmentação por geração para conquistar o consumidor

Adobe Stock bebidas sem açúcar e sem álcoolTendências de Consumo

Consumo de bebidas sem álcool avança 20% nas lojas do GPA

Panetones em SupermercadoNatal

Atacarejo lidera entrada de novos consumidores de panetones e eleva em 5 p.p. sua participação na venda dos itens

RupturaConsumo

Ruptura nos supermercados chega a 13,1% em agosto

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados