07/10/2025
Setor desacelera em setembro com queda nas vendas de bebidas e indulgências
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 07/10/2025

Foto: Adobe Stock
O varejo alimentar registrou desempenho moderado em setembro. De acordo com o estudo Radar Scanntech, o faturamento cresceu 2,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado pela elevação do preço médio por unidade (+6,3%). Apesar disso, o volume de unidades vendidas caiu 3,6%, e o fluxo de lojas recuou 0,8%.
A combinação de preços mais altos e menor volume fez com que a alta de 5,7% no faturamento e queda de -1,4% em unidades no acumulado do ano fosse sustentado apenas pelo repasse inflacionário. Segundo o levantamento, o preço médio dos produtos subiu 7,3% até setembro.
Bebidas e indulgências puxam retração de vendas em volume
O resultado foi fortemente impactado pela queda nas categorias de cerveja, sucos, refrigerantes, chocolates e biscoitos, que concentraram 73% da redução no volume total vendido.
Entre elas, a cerveja respondeu sozinha por 37% da retração, seguida por sucos (13%) e refrigerantes (8%). A pesquisa aponta que o clima mais frio deste ano reduziu o consumo de bebidas associadas a temperaturas elevadas. Outras categorias sensíveis ao calor representaram mais 11% da queda total.
Já os biscoitos e chocolates, produtos ligados ao consumo por prazer, responderam por 15% da retração total e vêm apresentando queda constante desde o início do ano.
Supermercados resistem mais que atacarejos em 2025
Na análise por canal, os supermercados tiveram o melhor desempenho, com queda de 0,7% em unidades e crescimento de 6,7% em valor no acumulado do ano.
Os atacarejos, por outro lado, mostraram maior sensibilidade ao cenário: queda de 2,8% em unidades e alta de 4% em faturamento. A retração foi explicada pela menor venda de bebidas e pela redução de compras por pequenos comerciantes e ambulantes — público importante para esse formato.
Mesmo com repasses de preços menores que a média do mercado, o atacarejo apresentou crescimento em valor abaixo dos demais canais. Os formatos menores registraram as maiores variações de preço tanto no mês quanto no acumulado.
Norte lidera queda no volume de vendas devido às chuvas
Todas as regiões brasileiras apresentaram queda em volume de vendas em setembro. As maiores retrações ocorreram no Norte (-6,8%), seguido pelo Centro-Oeste (-5%) e São Paulo (-3,9%).
Em termos de faturamento, quase todas as regiões tiveram crescimento, com exceção do Norte, que recuou 0,5%. O desempenho foi influenciado pelo volume de chuvas 3,5 vezes maior que o registrado em setembro de 2024, que impactou a circulação de consumidores e o consumo de bebidas.
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