ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/02/2025
Quatro dicas para aumentar as vendas de energéticos na sua loja
POR SA+ Branded Content
PATROCINADO POR Red Bull
EM 10/06/2024

Bebidas energéticas têm um potencial enorme de sell-out e rentabilidade no varejo alimentar. É a categoria de bebidas não alcoólicas que mais cresce e, ao impulsioná-la na sua loja, toda a seção de bebidas sem álcool se beneficia.
Confira alguns ajustes na execução no ponto natural que estimularão ainda mais as vendas da categoria:
1. Ajuste o espaço
Reserve ao menos dois módulos de gôndola para os energéticos, pois essa iniciativa, por si só, gera acréscimo de vendas para a categoria. Lojas com esse espaço faturam 69% a mais por ano com a categoria, em comparação com PDVs que destinam apenas um módulo. Os dados são da Scanntech e mostram que toda a seção de bebidas não alcoólicas se beneficia, com aumento médio de 62% nas vendas.
2. Desenvolva marcas de valor agregado
A recomendação é que os produtos Red Bull ocupem pelo menos 50% da gôndola de energéticos. Lojas com o espaço correto de Red Bull faturam 19% a mais de energéticos do que lojas sem o espaço correto, e a categoria cresce 35% vs ano anterior, 7pp a mais do que lojas que não respeitam o espaço correto de Red Bull.
3. Mantenha todos os segmentos no mix
Na categoria de energéticos, cada segmento de produto desempenha um papel, por isso o sortimento deve incluir todos eles. Desde a versão regular – responsável por 70% das vendas de Red Bull –, passando pelo Sugar Free – que atrai um público fiel ao produto sem açúcar –, até chegar nas edições especiais de diferentes sabores, o Red Bull Editions, segmento que mais cresce na categoria. A novidade deste inverno é o sabor pera & canela, já com vendas 34% acima da edição Winter do ano passado.
Não esqueça também de disponibilizar packs, uma vez que elas incrementam o ticket médio ao atender heavy users de Red Bull, que estocam e compartilham a bebida energética.
4. Reorganize o sortimento
Com todas essas informações, fica clara a necessidade de ajustar o mix. Ainda mais porque 2% dos SKUs (14 itens) geram 60% do faturamento da categoria nos supermercados e atacarejos. Portanto, não há espaço a perder com produtos e marcas de baixo giro.
Confira abaixo o planograma recomendado para a Red Bull. Repare que ele destaca a versão regular em muitas frentes à altura dos olhos do shopper e organiza na horizontal os diferentes sabores e a versão sem açúcar.
Notícias relacionadas

33% dos consumidores compram cerveja semanalmente no varejo alimentar

Flex projeta um crescimento de até 15% nas vendas de bebidas
