Promoções personalizadas geram crescimento de vendas 4 pontos percentuais superior ao modelo tradicional
POR Alessandra Morita
EM 28/06/2024
Foto: Adobe Stock
Um estudo feito pela consultoria OliverWyman sobre a percepção dos clientes e os fatores de sucesso no varejo alimentar aponta que 81% dos consumidores, de um total de 1.500 entrevistados, desejam ofertas personalizadas.
Além disso, a empresa realizou um piloto com um varejista, envolvendo o uso de ferramentas digitais de inteligência artificial. Nele, um grupo de consumidores foi alvo de uma estratégia 100% personalizada, incluindo promoções específicas e mensagens direcionadas, enquanto um segundo grupo teve acesso apenas a promoções padrões.
Os resultados do piloto foram expressivos: os clientes expostos a ações personalizadas geraram um crescimento 4 pontos percentuais maior na receita de vendas em comparação ao segundo grupo.
Aprofundar as estratégias por trás das ofertas exige conhecer o consumidor, e tecnologia pode ajudar muito. Contudo, nem sempre é preciso adquirir novas soluções. Sabe-se que, não raro, as empresas subaproveitam os softwares que já têm em casa.
O maior desafio, contudo, consiste na preparação do time para garimpar as informações, interpretá-las e agir com base nas análises. Nesse sentido, muitos fornecedores de serviços estão dando suporte ao varejo. Mesmo assim é importante ressaltar que capacitar o time é um investimento no diferencial estratégico da empresa.
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Alessandra Morita
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