20/06/2025
Projeto do Grupo DMA adiciona valor à categoria de saudáveis no varejo
POR SA+ Branded Content
PATROCINADO POR Scanntech
EM 20/06/2025

Sinalização e comunicação no Cantinho Fit
Crédito: Divulgação/Grupo DMA e Scanntech
O que acontece quando uma rede de supermercados cria um espaço dedicado a um nicho em crescimento — e estrutura essa escolha com inteligência de dados, curadoria e experiências? No caso do Grupo DMA, detentor de bandeiras como EPA Supermercados e Mineirão Atacarejo, essa estratégia inspirou a criação do Cantinho Fit – projeto que envolve desde a criação de um espaço em loja dedicado a itens saudáveis até experiências de nutrição realizadas em loja.
A ideia surgiu do objetivo de organizar melhor os produtos voltados ao bem-estar e à alimentação saudável. A iniciativa tornou-se um case de como um mix estratégico, disposição e divulgação correta de uma categoria pode transformar a percepção do consumidor. A empresa, inclusive, passou a atrair novos perfis de consumidores e fortaleceu a categoria de saudáveis.
“Começamos o projeto com base em percepções pessoais, experiências anteriores, posicionamento de marcas, porém um embasamento mais restrito. Com a Scanntech, conseguimos validar decisões com dados reais de mercado e comportamento de consumo. O espaço não contempla apenas produtos 100% naturais. Pensamos também na jornada de quem está em transição. Isso nos permitiu incluir itens de indulgência e trabalhar uma comunicação que respeita diferentes estágios do consumo consciente” diz Raíssa Carlos, Compradora do Grupo DMA e uma das responsáveis pelo projeto.”
A criação do Cantinho Fit foi acompanhada de uma série de mudanças: definição clara de categorias (sem glúten, sem lactose, zero açúcar, integrais, suplementos, entre outras) layout mais atrativo, racional de exposição validado com dados, identidade visual própria e presença em folhetos e redes sociais.
O projeto nasceu de forma quase empírica, mas ganhou força com a entrada da Scanntech, que oferece soluções de inteligência de dados para varejistas, indústrias e distribuidores de FMCG, a partir da maior base de dados granulares do varejo alimentar no mundo. Com dashboards que proporcionam insights acionáveis, a Scanntech ajuda a melhorar resultados e otimizar processos de decisão em áreas como comercial, operações, marketing, trade e muito mais.
De visões estratégicas a oportunidades táticas no nível item-loja, as soluções indicam caminhos eficientes para alavancar resultados, uma vez que dá visibilidade a dados de indicadores de vendas, giro, participação, preço, elasticidade, impacto de sortimento, mapa de oportunidades, dispersão, distribuição, coexistência de produtos, compreensão do comportamento do shopper etc.
“Com a ferramenta, passamos a entender quais marcas e produtos realmente tinham potencial, como se comportavam frente à concorrência, e conseguimos ajustar o mix com mais segurança”, destaca Letícia Arantes, Gestora de Desenvolvimento de Vendas do Grupo DMA.
Ações de engajamento
O impacto não foi apenas operacional — foi também simbólico. O espaço ganhou identidade, virou ponto de referência nas lojas e passou a gerar experiências que extrapolam o objetivo da compra imediata. Ações com a nutricionista e influenciadora do Epa – bandeira do Grupo DMA –, Aline Urzêdo, por exemplo, atraem público para eventos em loja. Essas visitas tornaram-se mais uma ocasião de consumo — com degustações, esclarecimento de dúvidas e contato direto com especialistas.
“Criamos uma rotina para o cliente. Toda semana ele sabe que vai encontrar uma ação acontecendo. Isso fortalece o relacionamento com a marca e gera movimento nas lojas mesmo fora dos horários de pico”, conta. Além disso, ao dedicar um espaço físico estruturado, o Grupo DMA conseguiu elevar a percepção de valor da categoria. Marcas que antes estavam dispersas ganharam mais visibilidade, e o consumidor passou a enxergar o supermercado como um aliado no cuidado com a saúde.
Com o apoio da Scanntech o projeto permitiu, ao Grupo DMA, um crescimento superior ao do mercado nas mesmas categorias e um modelo de expansão sustentável. Prova disso é que, nos primeiros nove meses de execução dessa estratégia, o faturamento da empresa cresceu 8,9%. O estratégia quanto na mensuração de resultados, pode agregar valor tanto à empresa quanto à categoria como um todo.
Notícias relacionadas

Marmita saudável: um hábito que cresce e precisa de atenção no varejo alimentar

Lançamento da Papapá foca na saúde infantil e gera oportunidade para o varejo

O varejo como experiência: a aposta da Target para atrair consumidores
