Entenda como dados podem gerar maior competitividade para sua empresaSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sam’s Club: base de sócios cresceu 95% entre 2023 e 2025

19/08/2025

NEWSLETTER

Entenda como dados podem gerar maior competitividade para sua empresaSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Dados Tendências Pesquisa

Entenda como dados podem gerar maior competitividade para sua empresa

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 19/05/2025

Placa de preços supermercados

Empresas que utilizam pesquisas de comportamento podem aumentar o reconhecimento de marca e probabilidade de compras futuras em 40% e 33%, respectivamente. Os dados são de um estudo publicado pela The Growth Distillery.


O levantamento afirma que a inteligência competitiva gerada a partir dos dados permite antecipar tendências, reagir às mudanças do mercado e garantir crescimento sustentável.

“Em um mercado cada vez mais dinâmico, entender dados com profundidade é essencial. Quando o assunto é posicionamento de mercado e estratégias de vendas, nada substitui a profundidade de uma pesquisa estruturada”, afirma Talita Castro, CEO do PiniOn, empresa de pesquisa de mercado especializada em dados.

Com tecnologias de pesquisa, é possível obter dados precisos sobre consumidores e concorrentes. Desse modo, a estratégia identifica padrões e orienta decisões sobre produto, inovação e vendas.

“Quando entendemos onde e como o consumidor se comporta, as estratégias deixam de ser genéricas e passam a ser direcionadas, aumentando as chances de sucesso”, aponta a especialista.

Dados gamificados

As pesquisas tradicionais enfrentam desafios como baixa adesão, alto custo e demora na coleta. O uso de gamificação transforma esse processo em uma experiência interativa e garante engajamento dos entrevistados e informações precisas sobre hábitos de consumo.


“A gamificação facilita a coleta de informações em tempo real e permite que as empresas compreendam detalhadamente as necessidades e expectativas de seus públicos”,Talita conclui. 


COMPARTILHAR
TAGS:Dados, Tendências, Pesquisa
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock supermercadoConsumo

Brasileiros estão frequentando menos pontos de venda e gastando mais

Adobe Stock supermercadoConsumo

Sustentabilidade ganha peso apenas quando preço e qualidade são iguais, aponta estudo

Adobe Stock - MorangoGestão e negócios

Quando o “Morango do Amor” vira estratégia: o que tendências virais ensinam ao varejo alimentar

Adobe Stock milho festa junina supermercadoConsumo

Preço definiu consumo na cesta junina e limitou desempenho de itens com reajuste elevado

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados