Pesquisa indica que 8 em cada 10 consumidores preferem realizar suas compras na loja físicaSA+ Ecossistema de Varejo

SPAR Pesquisa Loja física

Pesquisa indica que 8 em cada 10 consumidores preferem realizar suas compras na loja física

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 20/06/2024

Adobe Stock - mulher com celular sorrindo

Foto: Adobe Stock


Cerca de 8 em cada 10 consumidores preferem realizar suas compras de alimentos e bebidas na loja física, e dentre os serviços considerados como diferenciais para uma experiência de compras bem-sucedida estão o bom atendimento ao cliente (71%), processo de checkout rápido (69%) e atmosfera que engaje (51%). 

 

Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Grupo Spar e demonstram como esses atributos podem incrementar a percepção positiva do shopper sobre a sua loja, assim como promover a fidelização.

Mike Matacunas, CEO do Spar, explica que empresas do setor precisam se dedicar ainda mais para envolver os compradores em todos os pontos da jornada de compra, melhorando a gestão de estoques e os níveis de serviço, especialmente dentro da loja.

Na visão dos consumidores, a indisponibilidade de produtos permanece como um dos principais fatores negativos. Sendo assim, é preciso se atentar para evitar e diminuir ao máximo os níveis de ruptura. Outro ponto levantado como negativo por 43% das pessoas é a falta de colaboradores na unidade.

 

A tecnologia está cada vez mais inserida na jornada de compra, mesmo no caso das lojas físicas. Fato esse comprovado por quase metade dos shoppers (47%) que afirmam usar aplicativos durante as compras para comparar preços. Além disso, 4 em 10 consumidores permitem o acesso do varejista aos seus dados para ter uma experiência mais personalizada.

 

Os consumidores também buscam cada vez mais por tecnologias que ofereçam promoções com recompensas, assistência na localização de produtos e conveniência nas compras realizadas online com retirada na loja física.

“A próxima geração de líderes do varejo precisa se diferenciar. A operação de uma loja física deve ser reinventada para agregar valor ao consumidor atual. O layout físico, a experiência, a equipe, a disponibilidade do produto e a capacidade de resposta precisam funcionar em conjunto”, conclui Matacunas. 
COMPARTILHAR
TAGS:SPAR, Pesquisa, Loja física
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock - Black FridayPesquisa

Supermercados e hipermercados registram alta de 26,2% nas vendas durante a Black Friday

Cigarro em supermercado Adobe StockPesquisa

Mercearia básica registra a maior elevação de preços em outubro

Adobe Stock - Bebidas - EspumantePesquisa

Hiper e supermercados devem ser responsáveis por quase 20% do faturamento do varejo durante a Black Friday

Mix Mateus - Corredor - Retail MediaPesquisa

Atacarejos de grandes varejistas crescem 3,7 vezes mais com expansão do que com mesmas lojas

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados