Pesquisa indica que 8 em cada 10 consumidores preferem realizar suas compras na loja físicaSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Qualy aposta em IA para estreitar relação com consumidores no WhatsApp

09/11/2025

NEWSLETTER

Pesquisa indica que 8 em cada 10 consumidores preferem realizar suas compras na loja físicaSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

SPAR Pesquisa Loja física

Pesquisa indica que 8 em cada 10 consumidores preferem realizar suas compras na loja física

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 20/06/2024

Adobe Stock - mulher com celular sorrindo

Foto: Adobe Stock


Cerca de 8 em cada 10 consumidores preferem realizar suas compras de alimentos e bebidas na loja física, e dentre os serviços considerados como diferenciais para uma experiência de compras bem-sucedida estão o bom atendimento ao cliente (71%), processo de checkout rápido (69%) e atmosfera que engaje (51%). 

 

Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Grupo Spar e demonstram como esses atributos podem incrementar a percepção positiva do shopper sobre a sua loja, assim como promover a fidelização.

Mike Matacunas, CEO do Spar, explica que empresas do setor precisam se dedicar ainda mais para envolver os compradores em todos os pontos da jornada de compra, melhorando a gestão de estoques e os níveis de serviço, especialmente dentro da loja.

Na visão dos consumidores, a indisponibilidade de produtos permanece como um dos principais fatores negativos. Sendo assim, é preciso se atentar para evitar e diminuir ao máximo os níveis de ruptura. Outro ponto levantado como negativo por 43% das pessoas é a falta de colaboradores na unidade.

 

A tecnologia está cada vez mais inserida na jornada de compra, mesmo no caso das lojas físicas. Fato esse comprovado por quase metade dos shoppers (47%) que afirmam usar aplicativos durante as compras para comparar preços. Além disso, 4 em 10 consumidores permitem o acesso do varejista aos seus dados para ter uma experiência mais personalizada.

 

Os consumidores também buscam cada vez mais por tecnologias que ofereçam promoções com recompensas, assistência na localização de produtos e conveniência nas compras realizadas online com retirada na loja física.

“A próxima geração de líderes do varejo precisa se diferenciar. A operação de uma loja física deve ser reinventada para agregar valor ao consumidor atual. O layout físico, a experiência, a equipe, a disponibilidade do produto e a capacidade de resposta precisam funcionar em conjunto”, conclui Matacunas. 
COMPARTILHAR
TAGS:SPAR, Pesquisa, Loja física
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

promoçõesConsumo

Black Friday: 7 em cada 10 consumidores do Sul deve gastar acima de R$ 500

Adobe StockAnálise

Quem está “roubando” as vendas do varejo alimentar?

Redes regionaisConsumo

Apostas online absorvem 13% do valor destinado à alimentação no 2º trimestre

AdobeStock_79866587Missão de Compra

Decisões de compra nos supermercados ocorrem em menos de 10 segundos

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados