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Permadesconto: a era permanente dos descontos. Como o varejo pode se preparar?

POR Alessandra Morita

EM 22/11/2024

Descontos e ofertas permanentes nos supermercados

Adobe Stock


Uma série de movimentações do varejo global tem criado um ciclo permanente de busca por descontos pelos consumidores: o Permadesconto. O comportamento foi tratado em uma pesquisa da WGSN sobre as tendências para o varejo em 2025.


O estudo avalia que as pessoas estão sendo “instruídas na procura constante pelas melhores ofertas, o que está levando a um questionamento sobre como a estratégia perene de descontos pode impactar a imagem das marcas e a rentabilidade, sacrificando margens.”


O que acontece hoje


  • O atual cenário é de alta competitividade nas promoções em todo o mundo, moldando a forma de se comportar das pessoas, inclusive no Brasil:


  • Somente nos EUA, a Cyber Week de 2023 movimentou US$ 38 bilhões em ofertas, com a Shopify colocando US$ 4,2 mil em descontos por minuto


  • As varejistas chinesas, conhecidas pelas ofertas agressivas, estão em ascensão

Datas marcadas por serem períodos de grandes oportunidades em promoção, como BlackNovember e CyberMonth, começam a gerar dúvidas e frustrações nos consumidores, conforme o estudo


  • Segundo a pesquisa, em todo o mundo, as pessoas dizem esperar ao menos 30% de desconto para fazer um “bom negócio”


Ideias práticas para se preparar


O levantamento da WGSN faz algumas recomendações para os varejistas, cuja viabilidade e adaptação devem ser analisadas conforme o perfil de negócio, posicionamento e público das lojas:


  1. Estabeleça uma estratégia “promocional intencional”, que consiste em encantar os clientes desiludidos com os descontos, como ocorre com a Black Friday, adotando um atendimento excepcional durante o ano todo, com iniciativas baseadas em valor em vez de puramente vendas

  2. Busque, nesse sentido, diferenciação pela construção de uma lógica promocional atrelada a uma proposta diferenciada. Isso pode ser feito, por exemplo, com programas de cashback ou criando uma marca própria, que pode oferecer uma boa relação custo x benefício, contribuindo para a melhoria da margem

  3. Use tecnologia, especialmente a Inteligência Artificial (IA), para antecipar demandas. Essa é uma maneira de se libertar da busca permanente por promoções. Segundo estudo da Harvard Business School, 90,5% das decisões de compra são feitas pelo subconsciente, a parte emocional do cérebro

  4. Avalie soluções tecnológicas, como a que combina a captação dos movimentos dos olhos a partir de um dispositivo, como o celular, à IA. A estratégia foi adotada por uma plataforma online de entrega de comida da Arábia Saudita para identificar os desejos subconscientes dos clientes, permitindo traçar uma experiência de pedido mais personalizada e intuitiva

  5. Invista no varejo de experiência. O estudo identificou uma tendência de o público gastar cada vez mais em lazer e entretenimento, reforçando a importância de uma estratégia de negócio voltada à experiência. Nesse sentido, a recomendação é o varejista avaliar a incorporação de verticais de hospitalidade, alimentação e entretenimento ao seu portfólio, tornando a marca cada vez mais presente na vida das pessoas



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TAGS:Promoções, Ofertas, Descontos, Pesquisa
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