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22/01/2025
Permadesconto: a era permanente dos descontos. Como o varejo pode se preparar?
POR Alessandra Morita
EM 22/11/2024
Adobe Stock
Uma série de movimentações do varejo global tem criado um ciclo permanente de busca por descontos pelos consumidores: o Permadesconto. O comportamento foi tratado em uma pesquisa da WGSN sobre as tendências para o varejo em 2025.
O estudo avalia que as pessoas estão sendo “instruídas na procura constante pelas melhores ofertas, o que está levando a um questionamento sobre como a estratégia perene de descontos pode impactar a imagem das marcas e a rentabilidade, sacrificando margens.”
O que acontece hoje
- O atual cenário é de alta competitividade nas promoções em todo o mundo, moldando a forma de se comportar das pessoas, inclusive no Brasil:
- Somente nos EUA, a Cyber Week de 2023 movimentou US$ 38 bilhões em ofertas, com a Shopify colocando US$ 4,2 mil em descontos por minuto
- As varejistas chinesas, conhecidas pelas ofertas agressivas, estão em ascensão
Datas marcadas por serem períodos de grandes oportunidades em promoção, como BlackNovember e CyberMonth, começam a gerar dúvidas e frustrações nos consumidores, conforme o estudo
- Segundo a pesquisa, em todo o mundo, as pessoas dizem esperar ao menos 30% de desconto para fazer um “bom negócio”
Ideias práticas para se preparar
O levantamento da WGSN faz algumas recomendações para os varejistas, cuja viabilidade e adaptação devem ser analisadas conforme o perfil de negócio, posicionamento e público das lojas:
- Estabeleça uma estratégia “promocional intencional”, que
consiste em encantar os clientes desiludidos com os descontos, como ocorre com
a Black Friday, adotando um atendimento excepcional durante o ano todo, com
iniciativas baseadas em valor em vez de puramente vendas
- Busque, nesse sentido, diferenciação pela construção de uma lógica
promocional atrelada a uma proposta diferenciada. Isso pode ser feito, por
exemplo, com programas de cashback ou criando uma marca própria, que pode
oferecer uma boa relação custo x benefício, contribuindo para a melhoria da
margem
- Use tecnologia, especialmente a Inteligência Artificial (IA),
para antecipar demandas. Essa é uma maneira de se libertar da busca permanente
por promoções. Segundo estudo da Harvard Business School, 90,5% das decisões de
compra são feitas pelo subconsciente, a parte emocional do cérebro
- Avalie soluções tecnológicas, como a que combina a captação
dos movimentos dos olhos a partir de um dispositivo, como o celular, à IA. A
estratégia foi adotada por uma plataforma online de entrega de comida da Arábia
Saudita para identificar os desejos subconscientes dos clientes, permitindo
traçar uma experiência de pedido mais personalizada e intuitiva
- Invista no varejo de experiência. O estudo identificou uma tendência de o público gastar cada vez mais em lazer e entretenimento, reforçando a importância de uma estratégia de negócio voltada à experiência. Nesse sentido, a recomendação é o varejista avaliar a incorporação de verticais de hospitalidade, alimentação e entretenimento ao seu portfólio, tornando a marca cada vez mais presente na vida das pessoas
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Alessandra Morita
Head de Conteúdo