15/04/2025
Páscoa 2025: confira quais são as estratégias de varejistas ao redor do Brasil
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 15/04/2025

Parreira de ovos de Páscoa do Prezunic. Foto: Divulgação
A Páscoa deste ano promete uma variedade maior de formatos que atendem às preferências e o bolso de cada consumidor. Quem indica é a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas), mas outras pesquisas do setor apoiam essa informação. Outra tendência é a produção própria de ovos da Páscoa, que segundo a Fundação Procon de São Paulo, registrou um crescimento de 17% em 2024.
De olho nessas tendências, supermercados e atacarejos desenvolveram ações especiais para a sazonalidade. Confira abaixo alguns dos destaques das estratégias de empresas como Confiança, GPA, Hortifrúti Natural da Terra, Prezunic, Novo Atacarejo, Assaí e Mart Minas.
Supermercados
Confiança Supermercados
Com 15 lojas no interior de São Paulo, o Confiança adotou uma estratégia diferente para a Páscoa deste ano. A empresa reforçou seus investimentos em produtos de fabricação própria e ampliou o portfólio para a data. Agora, além dos ovos de colher e colombas já comercializadas anteriormente, a rede lançou as barras de chocolate recheadas e os cones trufados. Com isso, espera incrementar em 15% seu faturamento no período em relação ao ano anterior.
Os itens foram desenvolvidos com base em uma pesquisa feita com antecedência que verificou as tendências de mercado. “Nossa intenção é sempre oferecer novidades para os clientes. Isso faz com que nosso mix sempre evolua, agregando produtos que vão ao encontro da necessidade dos consumidores”, destaca Fabiola Rodrigues, que ocupa o cargo de inteligência de mercado/GC na empresa.
Já para os peixes, a expectativa do Confiança Supermercados para esse ano é que as vendas cresçam em torno de 5%, impulsionada pelo hábito de consumo de proteínas saudáveis e sustentáveis.
GPA
Além de descontos no e-commerce e preços especiais para os clientes dentro do programa de fidelidade, o GPA promoveu uma ação solidária no último sábado (12). A iniciativa, teve como objetivo mobilizar clientes e funcionários para doação de barras e ovos de chocolate para mais de 100 organizações sociais parceiras. A arrecadação aconteceu em todas as lojas da empresa, incluindo as bandeiras Pão de Açúcar, Minuto Pão de Açúcar, Pão de Açúcar Fresh, Extra Mercado e Mini Extra.
Desde 2018, essa ação faz parte de um calendário de iniciativas que buscam sensibilizar e despertar a solidariedade. Entre as associações sociais beneficiadas, está a Foco Conecta, que tem o objetivo de desenvolver pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio da cultura, arte e educação.
Por meio da marca Pão de Açúcar, a empresa também investe na produção própria de alimentos para a data. Isso inclui a criação de três kits completos para encomenda e venda de pratos individuais. Já entre as sobremesas, a rede apresenta seis variedades de ovos com os sabores três chocolates, caribe e especiarias, opção kids de brigadeiro, creme de pistache e creme de avelã. Há também diversas opções de tortas, bolos, roscas e colombas. [
Hortifrúti Natural da Terra
A Hortifruti Natural da Terra, também investe na produção própria de almoços prontos com três opções e alternativas tradicionais e vegetarianas. São mais de 40 pratos disponíveis, incluindo bacalhau, salmão, saladas e diversas sobremesas, como canjica, pudins, banoffee e salada de frutas, que podem ser adquiridos tanto no pacote quanto individualmente.
As encomendas deveriam ser feitas antecipadamente entre os dias 31 de março e 15 de abril, nas lojas físicas ou ainda por meio do WhatsApp e do site da varejista.
“Estamos atentos à diversidade de perfis dos nossos clientes e buscamos oferecer opções que atendam a todos. Seja para quem prefere a conveniência de um almoço pronto, para quem deseja comprar itens avulsos ou até mesmo para quem procura produtos frescos e de qualidade para montar sua própria refeição”, afirma Paulo Drago, CEO da Hortifruti Natural da Terra.
Prezunic
O Prezunic, do Cencosud, promoveu uma “Caça aos Ovos” em duas unidades no último final de semana, em parceria com a La Fruteria. Voltado para o público infantil, a campanha teve a participação de um “Coelhinho da Páscoa” e um recreador que conduziram brincadeiras para as crianças que puderam levar para casa uma cestinha com todos os itens recolhidos.
A empresa também investe na fabricação própria de ovos de Páscoa em embalagens presenteáveis, e traz como novidade ao seu portfólio de 2025 o ovo artesanal de caramelo salgado que se junta ao portfólio de sabores como KitKat, Charge e pistache. Bombons e barras industrializados também são uma aposta da empresa, com preços especiais para os clientes fidelizados.
Outro setor que ganhou reforço durante a data foi a adega, com diversas opções e sommeliers prontos para orientar clientes interessados na escolha do vinho mais adequado para a ceia de cada família.
Atacarejos
Novo Atacarejo
Com 34 lojas entre Pernambuco e Paraíba, o Novo Atacarejo espera incrementar em 30% os negócios neste ano com a Páscoa. Isso será possível com o reforço do estoque de produtos regionais, incluindo ovos de chocolate fabricados no Estado.
“Cerca de 60% do volume de ovos de Páscoa que os nossos clientes vão saborear no período são produzidos aqui em Pernambuco”, adiantou Victor Bretas, vice-presidente comercial da empresa.
Segundo o executivo, a empresa também espera que o crescimento tenha como base a variedade de barras de chocolate e bombons, além de ingredientes e insumos para pequenos produtores.
Assaí
Neste ano, o Assaí aposta na diversidade de produtos e na reformulação da exposição dos chocolates para facilitar a busca e ampliar as opções para diferentes perfis de clientes. Entre o mix de produtos, o atacarejo conta com opções desde as que são conhecidas como “de entrada” e que, em geral, oferecem um desembolso menor, até opções mais premium.
Outra novidade deste ano é a criação do “Mundo de Chocolate”, um espaço posicionado estrategicamente na entrada das lojas, onde os clientes encontram ovos de Páscoa, e também mini ovos, barras, caixas de bombons e chocolates premium. O projeto piloto foi implementado em cerca de 120 lojas.
“A forma como os clientes compram chocolate na Páscoa está mudando, e estamos acompanhando esse movimento. O ovo de Páscoa continua sendo um símbolo importante da data, mas percebemos um crescimento na busca por formatos que chamamos de “presenteáveis”, como barras, caixas de bombons e mini ovos”, afirma Hellen Tatiana Lima, diretora comercial do Assaí.
“Com essa reorganização, queremos tornar a experiência de compra que contemple variedade e bons preços. Os nossos clientes também podem conferir descontos exclusivos no aplicativo Meu Assaí, que toda a semana tem ofertas com preços ainda melhores”, complementa Hellen.
Outro destaque são os descontos. Segundo a empresa, o Assaí oferece até 10% de economia em relação a outros canais de varejo. “Sabemos que o cliente está atento aos preços e quer maximizar o seu poder de compra, especialmente em datas comemorativas. Trabalhamos em uma colaboração muito próxima dos fabricantes para garantir um sortimento variado e que amplie as opções de chocolates e possibilitem atender a todos os bolsos”, completa Hellen.
Mart Minas
O Mart Minas está promovendo até o dia 20 o Festival de Páscoa em todas as suas 65 unidades, com preços especiais em diversos produtos, desde ovos de Páscoa e chocolates até itens essenciais para a produção artesanal de doces. A empresa também lançou o eBook "Toque de Confeiteira", desenvolvido em parceria com a confeiteira Dani Formigueiro, que será disponibilizado gratuitamente no aplicativo e visa fortalecer o relacionamento com os clientes.
O atacarejo ainda promove o Festival do Pescado, que envolve peixes variados, camarão e outros ingredientes essenciais para compor um menu típico da data.
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