15/07/2025
Parceria estratégica e uso de dados aceleraram consolidação do Cantinho Fit, do Grupo DMA
POR SA+ Branded Content
PATROCINADO POR Scanntech
EM 20/06/2025

Sinalização e comunicação no Cantinho Fit
Crédito: Divulgação/Grupo DMA e Scanntech
Em meio a modismos alimentares, influencers e fórmulas rápidas, é improvável que haja um consenso definitivo sobre o que constitui uma alimentação saudável. Mas uma coisa é certa: o consumidor brasileiro tem consciência do que faz bem — e tende a mudar seus hábitos quando bem-informado.
Prova disso é que, em 2024, a cesta de saudabilidade foi responsável por 26% do faturamento do varejo alimentar. Além disso, em comparação com o mercado de FMCG, cresceu 11p.p. em valor e 12p.p em volume, de acordo com dados da Scanntech.
“Começamos
o projeto com base em percepções pessoais, experiências anteriores,
posicionamento de marcas, porém um embasamento mais restrito. Com a Scanntech,
conseguimos validar decisões com dados reais de mercado e comportamento de
consumo", diz Raíssa Carlos,
Compradora do Grupo DMA e uma das responsáveis pelo projeto.
"O espaço não contempla apenas produtos 100% naturais. Pensamos também na jornada de quem está em transição. Isso nos permitiu incluir itens de indulgência e trabalhar uma comunicação que respeita diferentes estágios do consumo consciente”, completa.
Cantinho Fit: da ideia à prática
O Cantinho Fit nasceu como uma área dedicada a produtos saudáveis em lojas da Zona Sul de Belo Horizonte. No início, o projeto foi montado sem parceiros estratégicos, com base em observações intuitivas sobre o que poderia agradar ao público. Mas, alguns meses depois, a parceria com a Scanntech foi um ponto de virada.
Detentora da maior base de dados granulares do varejo alimentar, a
Scanntech forneceu ao DMA informações de faturamento, vendas, volume, share,
entre outros indicadores, por região, rede ou PDV, segmentados por fabricante,
marca e SKU. Na prática, com a Scanntech foi possível, planejar, executar e
fazer o acompanhamento das ações.
“A ferramenta permitiu que a gente saísse da escolha por ‘achismo’. Com dados em mãos, conseguimos montar um mix mais assertivo e comprovar que alguns produtos que já estavam ali, mesmo por gosto pessoal, tinham potencial real de mercado”, reforça Letícia Arantes, Gestora de Desenvolvimento de Vendas do Grupo DMA.
Transformação cultural
Um plano piloto foi implementado com racional de exposição, testes de layout, categorização detalhada e posterior roll-out para outras unidades. Além disso, houve uma transformação cultural na empresa. A equipe passou a tomar decisões baseadas em fatos – não só em intuição.
“Hoje temos um racional claro. Se um fornecedor quer entrar, olhamos a representatividade da marca no mercado, a qualidade da matéria-prima, o comportamento de venda da categoria. Isso muda o jogo”, conclui o executivo de Contas.
Com o apoio da Scanntech e o envolvimento de times comerciais, marketing, operação e até nutricionistas, o Cantinho Fit evoluiu. “Nosso objetivo era facilitar a jornada do cliente, criar uma boa experiência de compra e, claro, vender mais”, afirma Luiz Gandini, executivo de Contas da Scanntech.
A efetividade do projeto é percebida nos números: nos primeiros nove meses de execução dessa estratégia, o faturamento da empresa cresceu 8,9%.
Notícias relacionadas

Redes crescem no interior mineiro com novas lojas e modernizações

Grupo Martins traça plano até 2028 para ampliar atuação e reforçar canal digital

Com 6 unidades, Condor estuda novas aberturas em Ponta Grossa (PR)
