ÚLTIMAS NOTÍCIAS
15/02/2025
Parceria entre Assaí e Connecting Food redistribui mais de 3 mil toneladas de alimentos
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 12/09/2024

Foto: Divulgação
Na busca por soluções que unam impacto social e sustentabilidade, a Connecting Food, primeira foodtech brasileira especializada em redistribuição de alimentos excedentes, encontrou no Assaí Atacadista um parceiro estratégico. Desde 2021, a colaboração entre as duas empresas já evitou o desperdício de mais de 3 mil toneladas de alimentos, garantindo que produtos ainda bons para consumo cheguem às mãos de organizações sociais em todo o país.
Apenas em 2023, mais de 1,5 mil toneladas de alimentos foram doadas por 185 lojas da rede Assaí, representando um aumento significativo de 211% em relação ao ano anterior. Entre os produtos mais frequentemente redistribuídos estão frutas, verduras e legumes, que, embora fora dos padrões estéticos de venda, continuam sendo alimentos de qualidade.
Alcione Pereira, fundadora e CEO da Connecing Food, explica a importância dessa iniciativa: "Temos o Assaí como um parceiro fundamental na luta contra o desperdício de alimentos. Por meio do programa Destino Certo, ajudamos tanto o social quanto o ambiental, permitindo que alimentos bons cheguem a quem mais precisa e reduzindo o impacto ambiental causado pelo desperdício."
Essa operação, que já envolve 247 lojas do Assaí, faz parte de uma estratégia maior de ESG (Environmental, Social, and Governance), onde a foodtech atua na gestão minuciosa dos alimentos, aplicando processos ágeis e treinando equipes para garantir que as doações cheguem em perfeitas condições às Organizações da Sociedade Civil (OSCs).
Fábio Lavezo, gerente de sustentabilidade e investimento social do Assaí, reforça o papel da iniciativa na missão da empresa: "Evitar a perda de produtos perecíveis é um grande desafio no varejo alimentar, e, por meio do Destino Certo, garantimos que alimentos que perderam valor comercial possam fazer a diferença no combate à fome em nosso país."
Essa parceria entre Connecting Food e Assaí Atacadista é um exemplo claro de como inovação e colaboração podem transformar desafios do setor varejista em soluções de grande impacto social, servindo de inspiração para outras empresas.
Notícias relacionadas

Max Atacadista, do Grupo Muffato, anuncia atacarejo de última geração para este semestre

Galeria de lojas e ampliação de serviços são a aposta da vez para os atacarejos

Grupo Moura introduz um novo atacarejo ao mercado catarinense
