8 em cada 10 brasileiros substituíram produtos por opções mais baratasSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Hero Brasil adquire Pinati e incorpora 36 produtos ao portfólio

29/09/2025

NEWSLETTER

8 em cada 10 brasileiros substituíram produtos por opções mais baratasSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Consumo Neogrid Opinion Box Pesquisa

8 em cada 10 brasileiros substituíram produtos por opções mais baratas

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 29/09/2025

chocolates gôndola

Foto: Adobe Stock


Com orçamento apertado, 82% dos entrevistados em pesquisa realizada pela Neogrid substituíram produtos por opções mais baratas. A decisão foi motivada principalmente pela necessidade de economizar, pela dificuldade em adquirir marcas preferidas e pela resistência em pagar valores acima do usual.


De acordo com o IBGE, a inflação acumulada em 12 meses foi de 5,35%. Já o índice de confiança do consumidor da FGV IBRE ficou em 85,9 pontos em junho de 2025.


O consumidor sente o peso no bolso: 95% notaram aumento nos preços de supermercado nos últimos 12 meses e 55% acreditam que essa tendência deve continuar. Os dados fazem parte do estudo “Consumo em Tempos de Inflação e Repriorização”, realizado em parceria com a Opinion Box


Entre as categorias mais afetadas estão produtos de limpeza (68,86%), higiene pessoal (57,06%), alimentos e bebidas (53,77%), carnes e derivados (53,04%), cosméticos (29,20%) e ovos e lácteos (28,71%).


No 1º semestre do ano, itens como café em pó e em grãos registraram alta média de 42,2%, enquanto os ovos subiram 8,2%.


“Para a indústria e o varejo, entender esse movimento é essencial: quem conseguir traduzir esses sinais em estratégias inteligentes terá condições de se conectar melhor com o shopper, oferecer alternativas acessíveis e fortalecer a relação de confiança”, afirma Christiane Cruz Citrângulo, diretora-executiva de Marketing e Performance da Neogrid.


A pesquisa sugere que 63% dos consumidores voltariam a comprar os produtos abandonados caso os preços retornem ao patamar anterior.


Pequenos prazeres e datas comemorativas


O levantamento identificou ainda que 73% dos consumidores mantêm itens considerados “mimos”, como chocolates (45%), refeições fora de casa (45%), pedidos por delivery (32%) e bebidas alcoólicas (19%).


Além disso, 51,3% afirmaram que continuaram comprando em datas comemorativas, mas com menor gasto; 24% mantiveram o consumo sem alterações e 19% disseram não ter feito compras nessas ocasiões. Para os próximos meses, 60% pretendem manter as compras em celebrações.


“Mesmo em tempos de incerteza, datas comemorativas carregam um forte simbolismo. As pessoas podem gastar menos, contudo, dificilmente abdicam de celebrar. Isso demonstra a resiliência de aspectos culturais e afetivos no nosso padrão de consumo”, Citrângulo finaliza.


COMPARTILHAR
TAGS:Consumo, Neogrid, Opinion Box, Pesquisa
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Lindt registra alta de até 189% no e-commerce em 2024Parceria

Lindt registra alta de até 189% no e-commerce em 2024

cestaConsumo

Mesmo com aumento nos preços, itens de até R$ 5 permanecem nas gôndolas com embalagens menores e marcas mais acessíveis

The Fresh MarketSazonalidade

Categorias de autocuidado, bem-estar e alimentos frescos são a aposta dos supermercados durante a Primavera

Varejo Alimentar em ContextoPesquisa

Varejo Alimentar em Contexto traz análise inédita do setor no 1º semestre de 2025

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados