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O retail media já é um dos focos de investimento da Target

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 15/01/2025

Target

Foto: Divulgação

 

Cerca de 70% dos recursos do Target hoje são destinados para a mídia online, contra 30% no passado. A estratégia segue a tendência do mercado, uma vez que o retail media já movimenta bilhões nos EUA. Os dados foram compartilhados no terceiro dia da NRF, marcado por muito networking e ainda mais aprendizados para os mais de 200 profissionais que embarcaram na Missão NRF 25, uma iniciativa do Varejo180 com a SA+ Internacional. 

 

O painel também teve a presença da Nordstrom, que completou as informações do Target destacando a importância da combinação de experiências online e offline. Nesse sentido os questionamentos que foram levantados são: sua empresa entende o conceito de retail media e qual o próximo passo para implementar essa estratégia de forma clara e prática?

 

Outro assunto discutido foi a evolução da tecnologia nas lojas físicas. Hoje, é possível implementar uma gestão real time utilizando câmeras, CRM e dados de fluxo para mapear o perfil do público, e ter um sortimento adequado, precificação dinâmica, além de aplicar outras decisões rápidas como promoções personalizadas e ajustes de atendimento. Outra tendência são as etiquetas eletrônicas e anúncios digitais que aos poucos estão substituindo os métodos tradicionais e trazendo mais eficiência.

 

Impulsionamento pelo digital

 

O fato é: o público jovem está no digital. Por isso, estratégias aplicadas nas redes sociais e com influenciadores podem ser um diferencial para conquistar as gerações mais novas. E é exatamente essa a estratégia da Lululemon, marca que começou focada em roupas para yoga. 

 

Calvin McDonald, CEO da empresa, também compartilhou que as inovações sempre são centradas no cliente. Nesse sentido, eles buscam fortalecer o relacionamento com o modelo DTC (direto ao consumidor).

 

Em relação a liderança, o CEO aconselha estar presente, além de buscar por talentos que estejam conectados à cultura da marca e compartilham os mesmos valores.

 

Aprendizado e aplicação prática

 

Sempre busque pelas lacunas nas ofertas atuais e desenvolvam produtos que atendam a essas demandas específicas. A personalização também é um fator-chave, para conquistar os consumidores. Em relação a equipe, fique atento aos processos de recrutamento e busque por profissionais que se conectem com os valores da marca.

“Comunidades digitais podem impulsionar marcas e devem servir de inspiração para varejistas, inclusive supermercadistas, que também possuem suas próprias comunidades locais. A reflexão aqui é: como você pode engajar a comunidade ao redor da sua loja e criar conexões reais?”, comenta Fabio Acayaba, CMO da SA+ Internacional. 

Perspectivas para 2025 com os CEOs da NRF e Goldman Sachs

 

A pandemia e as tensões geopolíticas levaram a um movimento de reequilíbrio de cadeias de suprimento, priorizando a segurança e resiliência local, com oportunidades de investimento em mercados locais. Por outro lado, a inflação atual no mundo é um grande desafio, especialmente nos setores de serviços e alimentos, afetando principalmente o consumo das famílias de baixa renda. O insight foi compartilhado no painel conduzido por  Mateus Shay, CEO da NRF, e David Solomon, CEO do Goldman Sachs

 

Os executivos também destacaram a importância da IA como um meio de gerar mais eficiência, e falaram sobre como líderes de grandes organizações devem investir em cultura e alinhamento de equipe para impulsionar um crescimento sustentável. 

Para eles, valores como integridade e excelência são essenciais para superar desafios e promover inovação.

Aprendizado e aplicação prática

 

Fátima Merlin, CEO da Connect Shopper e curadora da Varejo180 na Missão NRF 25, destaca fatores essenciais da palestra, como a importância de adotar IA e tecnologias avançadas para otimizar operações, desde a gestão de estoques até a experiência do cliente.

 

Em relação a gestão de pessoas, o ensinamento é investir em treinamento e mudança organizacional; construir uma cultura forte que suporte mudanças e enfrenta incertezas; e desenvolver habilidades de adaptabilidade e alinhamento estratégico entre equipes.

 

Inovação, parcerias estratégicas e cliente no centro

 

Independente da idade da sua empresa, adotar uma “mentalidade de startup” e estar aberto a adaptações e inovações é um dos principais meios de se manter relevante e crescer em meio a um cenário tão competitivo. Esse foi um dos principais conselhos do painel liderado por Alex Rodriguez, da A-Rod Corp, e Dylan Lauren, CEO da Dylan's Candy Bar. 

 

Os executivos discutiram sobre a importância de combinar inovação, parcerias estratégicas e uma abordagem centrada no cliente. O encantamento também precisa ser considerado, e por isso criar experiências memoráveis no ponto de venda, como espaços interativos, eventos temáticos e storytelling nas lojas, pode te destacar. Investir em branding emocional que conecta os consumidores à marca por meio da cultura local e festividades é outra estratégia que fideliza os consumidores. 

 

Seguindo a tendência, a IA também foi mencionada como essencial na personalização. Outra recomendação é estabelecer colaborações com marcas locais ou influenciadores para ampliar o alcance da marca.

 

Aprendizado e aplicação prática

 

Incorpore elementos da cultura local na personalização de produtos e promova itens e serviços que refletem a identidade brasileira em cada região.


Trazer experiências digitais para o físico e vice-versa, criando jornadas mais fluidas para o consumidor também é importante. Um exemplo é o uso de QR codes em lojas físicas para conectar clientes a promoções digitais. Há também a possibilidade de oferecer integração com e-commerce para retirada na loja.

Por fim, ambos os executivos indicaram comunicar os valores como sustentabilidade, diversidade e inclusão, assim como investir em iniciativas de impacto social, gerando identificação com os consumidores.

Missão NRF: Conexão e oportunidades

 

Uma das grandes vantagens de um evento como a NRF é o networking. Ele é fundamental tanto para o negócio como para a carreira pessoal, além de abrir portas, conectando pessoas e aumentando as oportunidades.

 

“Para quem é do varejo, não há ambiente melhor para isso do que missões internacionais como essa, onde você encontra profissionais do mundo inteiro. Além disso, é uma oportunidade de praticar o networking estratégico, que é muito mais do que trocar contatos; é construir conexões que realmente fazem a diferença e ficam para sempre”, conta Eduardo Jaime, CEO da SA+ Trade.


Momento "Donut Dunk" que incentiva o networking na NRF. Foto: SA+ Ecossistema de Varejo


“Gosto muito do momento ‘Donut Dunk’ da NRF, que acontece todos os dias no início do congresso. É muito bom para fortalecer relacionamentos e conhecer profissionais de várias áreas do setor”, complementa Jaime. 


(Da esq. para a dir.) Gustavo Delamanha, diretor de marketing e planejamento estratégico do Tenda Atacado;  Ronald Nossig, co-fundador do Varejo180; e Eduardo Jaime, CEO da SA+ Trade. Foto: SA+ Ecossistema de Varejo


 (Da esq. para a dir.) Lorena Cerqueira, gerente de comunicação e marketing da ASSERJ; Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ; Fabio Acayaba, CMO da SA+ Internacional; e (na frente) Eduardo Jaime. Foto: SA+ Ecossistema de Varejo

 

(Da esq. para a dir.) Fabio Acayaba, CMO da SA+ Internacional; Eduardo Jaime; e Juliana Bonamin Polotto, vice-presidente de vendas da Mondelez Brasil. Foto: SA+ Ecossistema de Varejo

 

(Da esq. para a dir.) Robson Munhoz, da Neogrid; Eduardo Jaime; e Thomaz Machado, CEO da Scanntech Brasil. Foto: SA+ Ecossistema de Varejo


(Da esq. para a dir.) Eduardo Jaime e Lucas Lanzoni, diretor executivo do Akkí Atacadista. Foto: SA+ Ecossistema de Varejo


(Da esq. para a dir.) Eduardo Jaime e Artur Raposo, CRO da Amicci. Foto: SA+ Ecossistema de Varejo


(Da esq. para a dir.) Fabio Acayaba; Hugo Medeiros, diretor de trade marketing da Coca-Cola FEMSA; Guilherme Façanha, diretor comercial da Coca-Cola FEMSA; (na frente) Eduardo Jaime. Foto: SA+ Ecossistema de Varejo


(Da esq. para a dir.) Eduardo Jaime; Edy João Dal Berto e Melina Dal Berto do Ítalo Supermercados. Foto: SA+ Ecossistema de Varejo


(Da esq. para a dir.) Eduardo Jaime; Thiago Biazetto, CEO do Tif Comunicação; e Arthur Igreja, co-fundador da AAA Plataforma de Inovação. Foto: SA+ Ecossistema de Varejo


(Da esq. para a dir.) Henrique Braga Yamashita, diretor comercial da Mtrix ; e Eduardo Jaime. Foto: SA+ Ecossistema de Varejo


(Da esq. para a dir.) Marcos Xavier, CEO da Arvore Digital; Ricardo Santos, do Supermercados Porecatu; Dario Gohda, sócio-diretor do Varejo Ads; Diogo Belchior, gerente nacional de expansão do Grupo Nós; Thiago Fernandes, gerente de marketing do Dufry; e (na frente) Eduardo Jaime. Foto: SA+ Ecossistema de Varejo


(Da esq. para a dir.) Eduardo Jaime e Maria Cabral Barbaro, CEO da Mtrix. Foto: SA+ Ecossistema de Varejo


(Da esq. para a dir.) Martín Nucete Hernando, gerente nacional de vendas do Grupo Vale Fértil, e Eduardo Jaime. Foto: SA+ Ecossistema de Varejo


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TAGS:Missão NRF 2025, Target, Goldman Sachs,Dylan's Candy Bar,Lululemon,Nordstrom,NRF 2025
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