O próximo passo da inteligência artificial no varejo: eficiência com reconfiguração total dos processosSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Shibata Supermercados terá fábrica de alimentos para atender 32 lojas

12/11/2025

NEWSLETTER

O próximo passo da inteligência artificial no varejo: eficiência com reconfiguração total dos processosSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

InovaçãoBain&CompanyOUTUBRO-2025: Simplificar a executar

O próximo passo da inteligência artificial no varejo: eficiência com reconfiguração total dos processos

POR Gabrielly Mendes

EM 30/10/2025

AdobeStock_1364724552

Foto: Adobe Stock


A inteligência artificial deixou de ser uma aposta distante no setor e se tornou uma ferramenta concreta de gestão, automação e geração de valor. Redes estão usando a tecnologia para transformar a operação por dentro: da previsão de demanda ao controle de perdas; e da precificação à jornada do consumidor.


Os impactos já aparecem no GPA, Grupo Pereira e Assaí. Automatização de tarefas, maior eficiência logística, reestruturação do atendimento e decisões comerciais mais rápidas são alguns resultados. “A IA se mostrou uma alavanca real de valor para o negócio”, afirma Emerson Facunte, diretor de Tecnologia, IA e Inovação do GPA.


O setor que já aprendeu e agora implementa


O uso da IA no varejo alimentar vive uma fase de maturidade crescente. Segundo Edson Kawabata, sócio-diretor da Peers Consulting & Technology, o setor possui desde empresas que ainda não deram os primeiros passos até redes com aplicações de vanguarda. Ele destaca que a alta frequência de compras e a qualidade dos dados transacionais facilitam o desenvolvimento de soluções com elevado grau de personalização e previsibilidade.


Para Kenneth Corrêa, professor da FGV, a fase de testes já ficou para trás. “O varejo alimentar está em uma etapa de experimentação avançada e implementação setorial. As empresas que lideram essa transformação não estão apenas testando, mas usando a IA como alavanca estratégica para eficiência e fidelização”, afirma.


Levantamento da Bain&Company confirma que a Inteligência Artificial melhora a operação em várias frentes e contribui para a tomada de decisão estratégica do varejo. Confira algumas conclusões do estudo:


20% ou até mais de ganhos
em eficiência registrados por varejistas*


15% em aumento médio

na produtividade em 8 funções principais


9% em alta nos resultados registrada no mesmo estudo da consultoria. Apesar disso, a IA generativa ainda é subaproveitada


Áreas com maior potencial de aumento na eficiência são: centrais de atendimento, setor administrativo e operações financeiras.

*Esses números são alcançados a partir da redução de tarefas repetitivas e do redesenho de processo a partir do zero.


Exemplo prático


A área de compras de uma das redes analisadas na pesquisa da Bain reduziu o tempo para avaliar uma proposta de fornecedor de 45 para 15 minutos com o uso de IA. O envio de feedbacks personalizados, antes feito manualmente, agora leva um terço do tempo.


Somadas a melhorias, como a precificação dinâmica e a gestão automatizada de estoques, essas mudanças podem gerar impacto direto de 1 a 2 pontos percentuais nos custos com mercadorias vendidas.


Futuro da IA no varejo


De acordo com a Bain&Company, para que os ganhos se consolidem, as empresas precisam adotar uma abordagem estruturada. Isso inclui desenhar processos a partir do zero, estabelecer boas práticas de governança de dados, integrar áreas e capacitar equipes.


A transformação tecnológica também exige uma liderança disposta a reavaliar modelos de negócio de maneira ambiciosa. “Vale se perguntar: essa atividade poderia ser feita com até 50% menos custo, com igual ou melhor resultado? É possível economizar e, ao mesmo tempo, ser mais eficaz?”, diz o relatório.

COMPARTILHAR
TAGS:Inovação,Bain&Company,OUTUBRO-2025: Simplificar a executar
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

supermercado digitalInovação

Com 58% de adesão, Brasil lidera uso da IA generativa no consumo

Natura - Loja Conceito - Shopping MorumbiInovação

Natura inaugura loja conceito que combina tecnologia e personalização para proporcionar uma experiência diferenciada

Grupo Pereira lança PérolaInovação

Grupo Pereira lança Pérola, assistente virtual voltada ao público externo

Crédito caixaInovação

Pequeno varejo aposta em fidelização e crédito para enfrentar concorrência

Gabrielly Mendes

Repórter

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados