20/02/2025
O pequeno varejo alimentar respondeu por 88% das vendas do atacado distribuidor nos itens da cesta junina
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 26/06/2024
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Foto: Divulgação
Armázens, mercearias, empórios e mercados de 1 a 4 checkouts são responsáveis por 88% das vendas de itens da cesta junina do atacado distribuidor. Assim, é essencial que esses canais e a indústria realizem um bom planejamento, para que os clientes varejistas consigam os itens da época em tempo hábil.
Dentre os canais que usaram esse meio em 2024 para abastecer o seu negócio, o destaque são os mercados de 1 a 4 checkouts, que representam 74,5% do total – uma queda de 1,2 p.p. em relação a 2023. Já o varejo tradicional (armazéns, mercearias e empórios) responde a 13,8%, acréscimo de 0.5 p.p., e o atacarejo alcança 11,7%, aumento de 0.7 p.p.
Os dados pertencem a um levantamento realizado pela Mtrix entre janeiro e maio de 2024 com mais de 100 mil PDVs, que visa entender o desempenho de alimentos típicos da época com base no movimento de compra dos estabelecimentos varejistas junto ao segmento atacadista distribuidor e à indústria.
Em termos de desempenho por canal, nos mercados de 1 a 4 checkouts foi observado crescimento de 3,7% nas vendas em receita, 8,5% no preço médio e 3,9% no tíquete médio por PDV. Reduções ocorreram nas vendas em volume (-4,4%) e no número total de PDVs (-0,2%).
Enquanto isso, o varejo tradicional apresentou aumento em todos os indicadores: nas vendas em receita (+9,7%), vendas em volume (+2%), preço médio (+7,7%), número total de PDVs (+0,9%) e tíquete médio por PDV (+8,5%).
O atacarejo também mostrou números positivos, com resultados superiores aos do varejo tradicional na maior parte dos indicadores, crescendo 11,8% nas vendas em receita, 0,7% nas vendas em volume, 11,7% no preço médio, 3,6% no número total de PDVs e 8% no tíquete médio por PDV.
O destaque entre as regiões foi o Sudeste, com 37% das vendas totais e aumento de 5,5% na receita, 14,9% no preço médio e 7,8% no tíquete médio por PDV. O Nordeste também apresentou resultados positivos, principalmente devido à forte tradição em torno das festas típicas da época na região. Assim, as vendas representaram 35,5% do total, com aumento de 3,5% nas vendas em receita, 4,3% no preço médio e +6,3% no ticket médio por PDV.
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