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Entenda como a tecnologia molda a forma de atender o consumidor

POR Kelly Souza

EM 02/04/2025

Personalização

Fonte: Divulgação


A personalização e a automação estão redefinindo o varejo e transformando dados em experiências mais eficientes. Mas, é fundamental alinhar estratégias de forma assertiva.


Personalização e automação: os segredos da fidelização


A evolução do CRM também passa pela automação e pelo uso de Inteligência Artificial. “Os varejistas precisam ajustar preços, promoções e campanhas de forma dinâmica, baseada no comportamento de compra do consumidor”, explica Claudia Kawamorita, head of adoption & account based marketing da SAP. Com análise preditiva e IA, é possível segmentar ofertas e aumentar a recorrência das compras.

“A capacidade de entregar promoções certeiras tem impacto direto no faturamento”, conta Ana Carolina G. Abou Anni, Gerente de CRM CX do Grupo Amigão.

No Grupo Amigão, a personalização é um diferencial. A rede conseguiu reativar 30% dos clientes inativos por mais de 60 dias apenas com ofertas personalizadas.


A revolução do varejo: dados, omnicanalidade e retail media


A Neogrid aposta em um ecossistema de dados para otimizar as promoções. Com o PROMOTrade, indústrias e varejistas podem criar ofertas segmentadas.

É possível crescer até 52% em market share ao utilizar a tecnologia PROMOTrade”, afirma Tiago Senna, Head de execução do varejo da Neogrid.

A Rede Lucas Supermercado também aproveita o poder da segmentação. A promoção do Guaraná Mineiro resultou em um crescimento de mais de 400% em vendas. “Utilizamos os dados para impactar o cliente certo, no momento certo” revela Caio Ferreira, Gerente de inteligência de mercado da Rede Lucas Supermercado.


Fonte: Divulgação


Já a Cresce Vendas está transformando o conceito de CRM em um modelo de D-Commerce, que integra dados e digitalização de vendas. “Nosso foco é transformar a presença digital dos varejistas em uma ferramenta de fidelização e receita adicional”, explica Felipe Gonçalves, diretor executivo da empresa.


Escala e personalização: o desafio do CRM


Conciliar personalização e escala é um dos maiores desafios do varejo. Com operações que atendem diferentes perfis de consumidores, é essencial encontrar um equilíbrio entre ofertas segmentadas e eficiência operacional.

Para Claudia Vilhena, CMO do Carrefour Varejo & Sam’s Club, essa é uma questão central nas estratégias da empresa. “A personalização precisa ser escalável, ou seja, entregar experiências relevantes para cada cliente sem perder a eficiência do varejo de grande porte”, destaca.

O impacto dessa estratégia é visível nos resultados: o Carrefour aumentou em 5,7% a taxa de conversão mensal, e a base de sócios do Sam’s Club cresceu em 500 mil novos clientes em apenas cinco meses.



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TAGS:CRM,MARÇO-2025SA+EspecialCategorias2025,Personalização, Estratégia
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