SA+
ProximidadeOxxo Lojas de Proximidade Varejo Alimentar

O crescimento do formato de proximidade e a estratégia por trás da multiplicação da Oxxo

POR Alessandra Morita

EM 05/07/2024

Loja de proximidade autônoma por dentro

Foto: Adobe Stock


O formato de proximidade está entre os que mais crescem no varejo alimentar. Um indicador disso é o aumento de 44% no número de pessoas trabalhando em lojas com perfil voltado à compra de conveniência entre 2020 e 2024. O dado é da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), com base no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho.

Presença importante entre os formatos visitados pelos consumidores, que frequentam entre 7 e 9 canais para suprir suas necessidades de compras, o modelo vem se diversificando. Com a pandemia, por exemplo, se multiplicaram as unidades presentes em condomínios. A maioria delas fruto de tecnologias que permitem operar sem a presença de funcionários, atendendo compras rápidas e de ultraconveniência.

Crescer com o formato passa por alguns desafios, como a complexidade no ajuste do sortimento e da operação, entendendo categorias e seções capazes de alavancar fluxo e tíquete. Soma-se a isso o custo logístico do modelo, com lojas geralmente localizadas em grandes centros urbanos. Isso explica, em boa parte, o acelerado crescimento do número de lojas da Oxxo no Estado de São Paulo, o que ajuda tanto a cobrir mercado quanto a ganhar uma escala que compense o abastecimento de lojas muito pequenas.

A bandeira abriu sua primeira filial no Brasil em dezembro de 2020 e já soma mais de 500, distribuídas em 17 cidades paulistas. Só na região de São José dos campos, onde inaugurou nesta semana uma unidade, deverá alcançar 30 até o ano que vem. Dentro das lojas, os atrativos encontram alicerces nas fornadas de pão e nas famosas coxinhas, pois ambos servem de trampolim para o consumo de outros produtos.  

Nos cinco países em que atua, a Oxxo conta com 22.866 lojas e atende mais de 12 milhões de consumidores diariamente no México, Colômbia, Chile e Peru, além do Brasil. A operação na região das Americas responde por 39,6% da receita total do Grupo Femsa, detentora da marca.

COMPARTILHAR
TAGS:Proximidade,Oxxo, Lojas de Proximidade, Varejo Alimentar
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Meio Mundo de Ofertas e Meio Milhão de PrêmiosNovo Atacarejo

Novo Atacarejo celebra cinco anos com campanha "Meio Mundo de Ofertas e Meio Milhão de Prêmios"

+Mais Varejo Podcast - Ep 7+Mais Varejo Podcast

Especialistas discutem sobre as diferenças entre retail media e trade marketing

Missão Lisboa em 2024Varejo Europeu

Missão Lisboa é marcada por visitas ao Varejo Europeu e imersão na principal escola de Negócio de Portugal com discussão de tendências e novas capacidades para transformação das empresas

Grupo Bahamas em Lima Duarte MGInauguração de Loja

Grupo Bahamas inaugura sua primeira loja em Lima Duarte - MG

Alessandra Morita

Head de Conteúdo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados