O bom, velho e resiliente formato de supermercadosSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atacadão chega a 113 unidades em São Paulo

24/08/2025

NEWSLETTER

O bom, velho e resiliente formato de supermercadosSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Competitividade FormatosFormato de supermercadosSupermercados

O bom, velho e resiliente formato de supermercados

POR Alessandra Morita

EM 11/07/2025

Confiança Aquarius Marília

Loja da rede Confiança, do interior de São Paulo - Divulgação


Ainda que o atacarejo tenha crescido em importância e que o bolso do consumidor oscile, o formato de supermercados – com seus mais variados modelos – segue ao longo dos anos com grande relevância para o varejo alimentar e permanece sendo o que oferece maiores possibilidades de diferenciação competitiva.


Pesquisa da Scanntech referente a junho/2025 aponta que as lojas com mais de 10 checkouts foram as que mais avançaram em faturamento, com alta de 4,1% no mês em comparação a igual período de 2024. Os supermercados que têm de 5 a 10 caixas cresceram 2,8% e os menores – de 1 a 4 checkouts –, 2,7%. Já os atacarejos regionais praticamente andaram de lado, com ligeiro aumento de 0,8% em valor.


Na análise de unidades vendidas, apesar da retração em todos os canais, os supermercados sofreram menos do que o cash & carry regional. Considerando apenas as lojas acima de 10 caixas, a queda foi de 3,5% em quantidade de mercadorias comercializadas, contra recuo de 5,6% dos atacarejos.


As possibilidades de recomposição também são maiores no formato quando comparado (novamente) ao cash & carry. Enquanto o último registrou alta de 6,8% no preço por unidade, os supermercados tiveram uma média de 7,6%.


Essa característica se explica principalmente por esses fatores:


  • Posicionamento de valor: a proposta nos supermercados é de uma melhor experiência, o que está ligado a aspectos como ambientação, possiblidade de trabalhar com um sortimento de maior valor agregado, etc.


  • Foco em perecíveis: os produtos da seção de hortifrútis, queijos, frios e outros itens de compra recorrente impulsionam mais visitas ao formato


  • Amplitude e diferenciação de serviços: por mais que os atacarejos incluam essas áreas em suas lojas, esse é um know how que os supermercados contam de longa data. O formato tem a possibilidade de trabalhar com maior profundidade de produtos e de criar diferenciais relacionados à qualidade. Por exemplo: aquela especialidade da padaria que o cliente só encontra na sua loja ou aquele item de marca própria que ninguém nas redondezas tem igual
Sobre a competitividade do formato, o relatório Varejo Alimentar em Contexto, produzido pela SA+ Conteúdo, braço da SA+ Ecossistema de Varejo, identificou que na média os supermercados operados por redes regionais tiveram um aumento de 7% em mesmas lojas durante o 1º trimestre deste ano.

Esse percentual está acima da média geral de 3,3%, que inclui as empresas de capital aberto do varejo alimentar (Carrefour, GPA, Grupo Mateus e Assaí). No relatório Varejo Alimentar em Contexto, você encontra outros indicadores das varejistas regionais, como margem bruta e Ebitda, lucro líquido e média de despesas operacionais (SG&A). Clique e baixe gratuitamente o relatório.


COMPARTILHAR
TAGS:Competitividade, Formatos,Formato de supermercados,Supermercados
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Especialista indica formas para melhorar a liderança em ambientes multigeracionaisGestão

Especialista indica formas para melhorar a liderança em ambientes multigeracionais

Boa SupermercadosExpansão

Boa Supermercados abre 21ª unidade no interior paulista

Bem Querer SupermercadoSupermercados

Bem Querer Supermercado estreia em Goiânia com meta de faturar R$ 20 milhões em 2025

Adobe Stock checkoutMeios de Pagamento

Falhas no manuseio e transporte de dinheiro em espécie podem causar perda de até 0,7% na receita anual dos varejistas

Alessandra Morita

Head de Conteúdo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados