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12/05/2025
Novas datas comemorativas impulsionam o consumo de indulgências
POR Alessandra Morita
EM 21/10/2024

Foto: Adobe Stock
Desde a pandemia, a indulgência e os novos hábitos vêm colocando comemorações diferentes de vez no calendário promocional do último trimestre do varejo. O Dia das Crianças e o Halloween, por exemplo, estão ganhando cada vez mais impulso. Na esteira da indulgência, a seção de candies cresce dois dígitos desde 2021 nessas datas. Também contribuem para o avanço as ativações, que se ancoram em materiais visuais atrativos para o consumidor. A mesma estratégia acontece com a Black Friday, que tem nos super, hipermercados e atacarejos um canal em constante evolução. Por isso, convém incluir os produtos associados a essas sazonalidades no planejamento de fim de ano e buscar a parceria dos fornecedores.
Halloween
Foto: Freepik
Oportunidade nos supermercados
Segundo levantamento da divisão de pesquisas da Globo, no ano passado, 39% das pessoas comemoraram o Halloween indo a uma festa na casa de amigos e familiares e 35%, preparando uma comemoração em casa. As empresas do varejo alimentar podem aproveitar esse comportamento para ajudar os clientes a prepararem suas festas.
As iniciativas podem passar por:
- Montagem de kits de festas de Halloween com descontos
- Ilhas reunindo todos os produtos necessários
- Dicas de como preparar festas enviadas por e-mail e pushes no aplicativo de CRM e os produtos que não podem faltar
- Criação de espaços lúdicos e temáticos na seção de doces e de produtos para festas
- Utilização de cross merchandising entre produtos sazonais
62% dos brasileiros afirmaram ter comemorado a data em 2023
52% das pessoas fizeram essa mesma afirmação em 2022
Black Friday
Com produtos que cabem no bolso do consumidor, os supermercados e atacarejos vêm ampliando sua importância no período. Levantamento da IZIO&Co, especializada em inteligência e CRM, com 51 redes varejistas e mais de 301.000 consumidores identificou esses números durante a Black Friday 2023:
41,5% Bebidas destiladas
27,9% Hortifrútis/Congelados
35% Cama/mesa/banho
Essa
Matéria originalmente publicada na edição de setembro da SA+ Ecossistema de Varejo
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