Novas datas comemorativas impulsionam o consumo de indulgênciasSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Danone tem novo vice-presidente de vendas e trade

12/05/2025

NEWSLETTER

Novas datas comemorativas impulsionam o consumo de indulgênciasSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

PesquisaSETEMBRO-2024: SA+ | Desafios Operacionais Halloween Black Friday

Novas datas comemorativas impulsionam o consumo de indulgências

POR Alessandra Morita

EM 21/10/2024

Doces prateleira supermercado

Foto: Adobe Stock 


Desde a pandemia, a indulgência e os novos hábitos vêm colocando comemorações diferentes de vez no calendário promocional do último trimestre do varejo. O Dia das Crianças e o Halloween, por exemplo, estão ganhando cada vez mais impulso. Na esteira da indulgência, a seção de candies cresce dois dígitos desde 2021 nessas datas. Também contribuem para o avanço as ativações, que se ancoram em materiais visuais atrativos para o consumidor. A mesma estratégia acontece com a Black Friday, que tem nos super, hipermercados e atacarejos um canal em constante evolução. Por isso, convém incluir os produtos associados a essas sazonalidades no planejamento de fim de ano e buscar a parceria dos fornecedores.


Halloween

Foto: Freepik

Oportunidade nos supermercados


Segundo levantamento da divisão de pesquisas da Globo, no ano passado, 39% das pessoas comemoraram o Halloween indo a uma festa na casa de amigos e familiares e 35%, preparando uma comemoração em casa. As empresas do varejo alimentar podem aproveitar esse comportamento para ajudar os clientes a prepararem suas festas.


As iniciativas podem passar por:


  • Montagem de kits de festas de Halloween com descontos
  • Ilhas reunindo todos os produtos necessários
  • Dicas de como preparar festas enviadas por e-mail e pushes no aplicativo de CRM e os produtos que não podem faltar
  • Criação de espaços lúdicos e temáticos na seção de doces e de produtos para festas
  • Utilização de cross merchandising entre produtos sazonais


62% dos brasileiros afirmaram ter comemorado a data em 2023


52% das pessoas fizeram essa mesma afirmação em 2022


Black Friday


Com produtos que cabem no bolso do consumidor, os supermercados e atacarejos vêm ampliando sua importância no período. Levantamento da IZIO&Co, especializada em inteligência e CRM, com 51 redes varejistas e mais de 301.000 consumidores identificou esses números durante a Black Friday 2023:


41,5% Bebidas destiladas


27,9% Hortifrútis/Congelados


35% Cama/mesa/banho


Essa


Matéria originalmente publicada na edição de setembro da SA+ Ecossistema de Varejo

COMPARTILHAR
TAGS:Pesquisa,SETEMBRO-2024: SA+ | Desafios Operacionais, Halloween, Black Friday
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Grupo Mateus HortifrútisResultado

Lucro líquido: por que crescer vendas pode ser mais eficaz do que reduzir custos em longo prazo

Adobe StockESG

Preço continua sendo um dos maiores empecilhos na escolha por marcas sustentáveis

Super ABC - Mercearia - PãesPesquisa

Mercearia impulsiona crescimento das vendas em abril

Corredor de supermercado - adobe stockPesquisa

Nordeste, Norte e Sul superam a média nacional em vendas do varejo alimentar

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados