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PesquisaSETEMBRO-2024: SA+ | Desafios Operacionais Halloween Black Friday

Novas datas comemorativas impulsionam o consumo de indulgências

POR Alessandra Morita

EM 21/10/2024

Doces prateleira supermercado

Foto: Adobe Stock 


Desde a pandemia, a indulgência e os novos hábitos vêm colocando comemorações diferentes de vez no calendário promocional do último trimestre do varejo. O Dia das Crianças e o Halloween, por exemplo, estão ganhando cada vez mais impulso. Na esteira da indulgência, a seção de candies cresce dois dígitos desde 2021 nessas datas. Também contribuem para o avanço as ativações, que se ancoram em materiais visuais atrativos para o consumidor. A mesma estratégia acontece com a Black Friday, que tem nos super, hipermercados e atacarejos um canal em constante evolução. Por isso, convém incluir os produtos associados a essas sazonalidades no planejamento de fim de ano e buscar a parceria dos fornecedores.


Halloween

Foto: Freepik

Oportunidade nos supermercados


Segundo levantamento da divisão de pesquisas da Globo, no ano passado, 39% das pessoas comemoraram o Halloween indo a uma festa na casa de amigos e familiares e 35%, preparando uma comemoração em casa. As empresas do varejo alimentar podem aproveitar esse comportamento para ajudar os clientes a prepararem suas festas.


As iniciativas podem passar por:


  • Montagem de kits de festas de Halloween com descontos
  • Ilhas reunindo todos os produtos necessários
  • Dicas de como preparar festas enviadas por e-mail e pushes no aplicativo de CRM e os produtos que não podem faltar
  • Criação de espaços lúdicos e temáticos na seção de doces e de produtos para festas
  • Utilização de cross merchandising entre produtos sazonais


62% dos brasileiros afirmaram ter comemorado a data em 2023


52% das pessoas fizeram essa mesma afirmação em 2022


Black Friday


Com produtos que cabem no bolso do consumidor, os supermercados e atacarejos vêm ampliando sua importância no período. Levantamento da IZIO&Co, especializada em inteligência e CRM, com 51 redes varejistas e mais de 301.000 consumidores identificou esses números durante a Black Friday 2023:


41,5% Bebidas destiladas


27,9% Hortifrútis/Congelados


35% Cama/mesa/banho


Essa


Matéria originalmente publicada na edição de setembro da SA+ Ecossistema de Varejo

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