30/04/2025
Mondelēz aposta em tecnologia para manter a qualidade dos itens em meio às mudanças climáticas
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 30/04/2025

Foto: Adobe Stock
Com a intensificação das mudanças climáticas, varejistas e a indústria tem buscado soluções para garantir a qualidade dos produtos e minimizar os efeitos das variações de temperatura. Um exemplo é a Mondelēz Brasil que intensificou a porção de dinheiro aplicada em tecnologia e inovação para assegurar que seus chocolates, e outros itens sensíveis ao calor, cheguem ao consumidor em perfeitas condições.
Uma das principais apostas da companhia é o uso de placas estéticas no transporte refrigerado. Cada carreta equipada com as placas reduz até 500 kg de CO₂ por mês. A tecnologia mantém a temperatura ideal de forma sustentável, utilizando energia elétrica e solar e eliminando a necessidade de diesel.
Segundo a Mondelēz, há um ineditismo na forma que esse recurso será utilizado. Isso porque vai ser a primeira vez no mundo que as placas serão aplicadas para refrigeração com temperaturas positivas.
A iniciativa já está em expansão, e a previsão da empresa é que, a partir de 2026, 217 carretas estejam equipadas com essa solução.
A Mondelēz também investe em tecnologias para a manter a qualidade dos itens no PDV. Em regiões de clima mais rigoroso, como o Nordeste, foi lançado um projeto piloto de gôndolas refrigeradas, que mantêm os produtos em torno de 10°C. “Além de melhorar a experiência do consumidor, as gôndolas permitem monitoramento remoto da temperatura e mais facilidade operacional para os varejistas”, explica o comunicado da empresa. Para os próximos anos, a expectativa é expandir a tecnologia para outras regiões.
Esse projeto nasceu do programa Desembala, que selecionou cinco startups para a cocriação de soluções com um investimento de R$ 2 milhões.
Os aportes em inovação e qualidade também passam pelo Tech Center de Curitiba, um hub de pesquisa e desenvolvimento que reúne equipes de diversas áreas para aprimorar processos de embalagem, armazenamento e transporte. O objetivo é adaptar as operações da empresa às exigências impostas pelas condições climáticas.
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