ÚLTIMAS NOTÍCIAS
01/07/2025
Mondelēz aposta em tecnologia para manter a qualidade dos itens em meio às mudanças climáticas
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 30/04/2025

Foto: Adobe Stock
Com a intensificação das mudanças climáticas, varejistas e a indústria tem buscado soluções para garantir a qualidade dos produtos e minimizar os efeitos das variações de temperatura. Um exemplo é a Mondelēz Brasil que intensificou a porção de dinheiro aplicada em tecnologia e inovação para assegurar que seus chocolates, e outros itens sensíveis ao calor, cheguem ao consumidor em perfeitas condições.
Uma das principais apostas da companhia é o uso de placas estéticas no transporte refrigerado. Cada carreta equipada com as placas reduz até 500 kg de CO₂ por mês. A tecnologia mantém a temperatura ideal de forma sustentável, utilizando energia elétrica e solar e eliminando a necessidade de diesel.
Segundo a Mondelēz, há um ineditismo na forma que esse recurso será utilizado. Isso porque vai ser a primeira vez no mundo que as placas serão aplicadas para refrigeração com temperaturas positivas.
A iniciativa já está em expansão, e a previsão da empresa é que, a partir de 2026, 217 carretas estejam equipadas com essa solução.
A Mondelēz também investe em tecnologias para a manter a qualidade dos itens no PDV. Em regiões de clima mais rigoroso, como o Nordeste, foi lançado um projeto piloto de gôndolas refrigeradas, que mantêm os produtos em torno de 10°C. “Além de melhorar a experiência do consumidor, as gôndolas permitem monitoramento remoto da temperatura e mais facilidade operacional para os varejistas”, explica o comunicado da empresa. Para os próximos anos, a expectativa é expandir a tecnologia para outras regiões.
Esse projeto nasceu do programa Desembala, que selecionou cinco startups para a cocriação de soluções com um investimento de R$ 2 milhões.
Os aportes em inovação e qualidade também passam pelo Tech Center de Curitiba, um hub de pesquisa e desenvolvimento que reúne equipes de diversas áreas para aprimorar processos de embalagem, armazenamento e transporte. O objetivo é adaptar as operações da empresa às exigências impostas pelas condições climáticas.
Notícias relacionadas

SA+ lança o movimento colaborativo "A Hora da Escolha" em meio a ambiente de pressão sobre resultados do varejo

Grupo Carrefour celebra 50 anos com mais de 1.000 pontos de vendas no Brasil

Nestlé anuncia aporte bilionário no Brasil pelo segundo ano consecutivo
