ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/07/2025
Redes regionais crescem 7% em mesmas lojas no formato de supermercados
POR Barbara Fernandes
EM 02/07/2025

Foto: Adobe Stock
No 1º trimestre deste ano, as bandeiras de supermercado de varejos regionais apresentaram um crescimento total de 8,3%. Em mesmas lojas deste formato, a evolução também foi significativa, com + 7%. Por outro lado, no caso dos atacarejos o avanço total foi mais contido, com acréscimo de apenas 0,5%. Enquanto nas mesmas lojas de cash & cary houve uma queda de 1,7%.
De modo geral, considerando tanto as operações de varejo como as de atacarejo, as redes regionais apresentam um crescimento total de 7,3%, e em mesmas lojas de 5,2%.
Os dados pertencem a mais nova edição da pesquisa Varejo Alimentar em Contexto, produzido pela SA+ Conteúdo, braço da SA+ Ecossistema de Varejo. Tradicionalmente, o estudo traz dados de empresas com capital aberto no País, e nesta edição houve pela primeira vez a inclusão de informações referentes a redes regionais do País. Com isso, o relatório da SA+ passa a ser o único do mercado com referências de desempenho dessas empresas. Clique aqui para acessar o conteúdo completo de forma 100% gratuita.
A média da margem bruta das redes regionais ficou em 19,6%, já a margem Ebitda ficou em 4,1%. As despesas com vendas, gerais e administrativas (SG&A) ficaram em 15,8% e o lucro líquido avançou 2,3%.
Ao todo, 10 varejistas regionais concordaram em contribuir com seus dados de performance sob a condição de gerarmos indicadores médios, mas não abrirmos números individualmente. Dessa forma, conseguimos trazer uma referência mais segmentada para os supermercadistas e não apenas os dados das empresas de capital aberto.
Notícias relacionadas

Mesmo com a preocupação sobre a alta nos preços, brasileiros pretendem elevar os gastos

Gamificação, personalização e recompensas por nível são tendências nos programas de fidelidade

SA+ lança o movimento colaborativo "A Hora da Escolha" em meio a ambiente de pressão sobre resultados do varejo

Inflação dobra gasto médio no supermercado e muda lista de compras
Barbara Fernandes
Repórter