16/11/2025
Redes regionais crescem 7% em mesmas lojas no formato de supermercados
POR Barbara Fernandes
EM 02/07/2025

Foto: Adobe Stock
No 1º trimestre deste ano, as bandeiras de supermercado de varejos regionais apresentaram um crescimento total de 8,3%. Em mesmas lojas deste formato, a evolução também foi significativa, com + 7%. Por outro lado, no caso dos atacarejos o avanço total foi mais contido, com acréscimo de apenas 0,5%. Enquanto nas mesmas lojas de cash & cary houve uma queda de 1,7%.
De modo geral, considerando tanto as operações de varejo como as de atacarejo, as redes regionais apresentam um crescimento total de 7,3%, e em mesmas lojas de 5,2%.
Os dados pertencem a mais nova edição da pesquisa Varejo Alimentar em Contexto, produzido pela SA+ Conteúdo, braço da SA+ Ecossistema de Varejo. Tradicionalmente, o estudo traz dados de empresas com capital aberto no País, e nesta edição houve pela primeira vez a inclusão de informações referentes a redes regionais do País. Com isso, o relatório da SA+ passa a ser o único do mercado com referências de desempenho dessas empresas. Clique aqui para acessar o conteúdo completo de forma 100% gratuita.
A média da margem bruta das redes regionais ficou em 19,6%, já a margem Ebitda ficou em 4,1%. As despesas com vendas, gerais e administrativas (SG&A) ficaram em 15,8% e o lucro líquido avançou 2,3%.
Ao todo, 10 varejistas regionais concordaram em contribuir com seus dados de performance sob a condição de gerarmos indicadores médios, mas não abrirmos números individualmente. Dessa forma, conseguimos trazer uma referência mais segmentada para os supermercadistas e não apenas os dados das empresas de capital aberto.
Notícias relacionadas
Varejo AlimentarVarejo entra no último trimestre com novo padrão de consumo se estabelecendo
ESG9 em cada 10 brasileiros pretendem aumentar o consumo de frangos
ConsumoMercado de cafés registra alta de 26% nas promoções e avanço das cápsulas às vésperas da Black Friday
InovaçãoCom 58% de adesão, Brasil lidera uso da IA generativa no consumo
Barbara Fernandes
Repórter








