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HiBe cresce com novos hábitos de consumo, tecnologia e sustentabilidade

POR Bárbara Fernandes

EM 08/09/2025

Adobe Stock hibe

Foto: Adobe Stock


Fortemente impactada pelas inovações tecnológicas e tendências de autocuidado, a seção de higiene e beleza hoje assume um papel ainda mais importante no varejo alimentar. E tudo indica que isso continuará nos próximos anos.


Sustentabilidade, autocuidado e tecnologia


Essas são as principais tendências que têm impactado a seção de higiene e beleza no varejo alimentar. Cada vez mais, consumidores valorizam produtos com apelo natural, linhas premium e dermocosméticos. Estar à frente nessa movimentação pode aumentar a atratividade da sua loja e torná-la um concorrente ainda mais competitivo de farmácias e negócios especializados.


O reflexo do consumo


O mercado total de beleza no Brasil movimentou R$ 173,4 bilhões no ano passado, segundo a Euromonitor International. No país, a categoria de hibe cresceu 10,3% em
2024 contra 3,5% do mercado global. Até 2029, o mercado deve atingir R$ 267 bilhões. A cifra cresce para US$ 795 bi em escala global.

4º lugar: Posição que o Brasil ocupa no ranking mundial do mercado de beleza, de acordo com a Abihpe

Dados da NielsenIQ indicam que…


  • 70% dos brasileiros dizem que nunca deixariam de comprar cosméticos;
  • Em 2024, óleos de tratamento capilar (alta de 68%) e cosméticos para lábios
    (+47%) se destacaram em crescimento;
  • Os ingredientes do momento são o ácido glicólico em cuidados capilares e
    os probióticos em cuidados com a pele. Já formatos multifuncionais, como sticks,
    são tendência em várias categorias: desde maquiagem até proteção solar e skin care;
  • As vendas pelo e-commerce estão crescendo 3 vezes mais rápido do que nas lojas físicas, impulsionadas por influenciadores digitais e consumidores nativos desse meio.


    Principais tendências

A crescente relevância das vendas online para o mercado é, sem dúvida, um ponto a ser considerado, demonstrando a importância de oferecer uma variedade de itens e promoções específicas dentro do site e do aplicativo. O setor de beleza e higiene pessoal também é marcado por outras tendências que influenciam os produtos tanto no digital quanto no físico. Confira:


1. Impacto socioambiental


O avanço da conscientização sobre questões ambientais e sociais tem impulsionado transformações significativas no mercado de beleza e higiene pessoal. As marcas estão sendo cada vez mais pressionadas por consumidores e organizações a adotar práticas mais responsáveis em toda a cadeia de produção, desde a escolha de ingredientes até o descarte de embalagens.

Nesse contexto, cresce o investimento em fórmulas limpas, veganas e livres de crueldades, que evitam princípios agressivos à saúde humana e ao meio ambiente.


Além disso, empresas vêm buscando alternativas biodegradáveis, refis e embalagens recicláveis ou reutilizáveis para reduzir sua pegada antiecológica. É nesse sentido que você pode se destacar, garantindo essas opções em seu mix, seja ele físico ou digital.

Causas ambientais e sociais são associadas à categoria de higiene e beleza mais do que qualquer outra, de acordo com levantamento da PwC.

58% dos consumidores consideram selos e certificações socioambientais relevantes no produto, segundo a Pesquisa Consumo Consciente do Sesc e Senac.

2. Banho Premium


Também conhecido como “spa em casa”, trata-se de uma experiência de autocuidado que vai além da simples higiene. A “premiumnização” do banho ressurgiu como uma trend no TikTok e tem como objetivo relaxamento e bem-estar em meio a uma rotina acelerada.

O ritual envolve a preparação do ambiente com velas, música e um bom aromatizador de ambiente, além de processos adicionais na rotina do banho. Isso inclui máscaras capilares, óleos, esfoliantes, depilantes, hidratantes, espumas, mousses, geleias, body splash e tratamentos de skin care, bem como produtos para cuidado dos pés e mãos e antitranspirante.

Os itens premium também têm ganhado o coração dos consumidores, mesmo com a queda do poder de compra. Uma pesquisa da Kantar indica que a preferência por marcas premium cresceu 11% em 2024.


O levantamento ainda mostra como o aumento nas vendas de higiene pessoal e beleza está sendo impulsionado pela tendência. Por isso, destacar os itens de alto valor agregado pode aumentar as compras por impulso, o que consequentemente incrementa as vendas.

Os banhos premium também estão diretamente ligados à outra tendência: a preocupação com saúde mental e personalização. A razão é que os consumidores estão aliando suas rotinas de autocuidado com a saúde emocional. Pesquisa da WGSN mostra, por exemplo, que 49% dos brasileiros têm interesse em produtos que estimulam a saúde mental.


3. Inclusão


Dados da Circana em parceria com a SeeMe Index demonstram que a inclusão é responsável pela aceleração de até 1,5 vezes das vendas de marcas de beleza em relação às demais.


Os consumidores estão em busca de itens que atendam especificamente ao seu tipo de pele, tom e necessidades individuais, o que tem levado ao aumento de soluções de beleza que antes não eram tão populares no mercado.

A ascensão se reflete nos itens para cabelo que consideram outras texturas além do liso, e nos diferentes tons de base disponíveis.


A personalização dos produtos vai além da simples ampliação de portfólio: ela representa um compromisso com a inclusão e com o reconhecimento da diversidade dos corpos e belezas existentes. Ter em sua loja marcas que investem nesse tipo de abordagem conquista uma identificação emocional maior do público, criando um vínculo que extrapola a lógica da compra pontual.

No Brasil, 62% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos de cuidados pessoais que sejam hiperpersonalizados, segundo o Sebrae.

Mercado de higiene masculina


O mercado global de higiene masculina foi avaliado em US$ 31,48 bilhões em 2024. Espera-se que ele atinja US$ 33,14 bilhões neste ano – aumento de 10,43%.


Já para 2033, a expectativa é de que esse mercado se aproxime dos R$ 50 bilhões. Os dados são da Global Growth Insights e consideram itens para pele, cabelo, barbear e fragrâncias.


Relevância dos canais online


Cerca de 40% da receita global vem do e-commerce. Por isso, mesmo que sua gôndola não comporte a expansão desse nicho, é importante marcar sua presença digitalmente com variedade de produtos e campanhas especiais. Independentemente do meio, esse é um mercado que ainda tem uma grande avenida de crescimento no Brasil. Estar por dentro da tendência pode ser um diferencial competitivo.


Mercado de higiene masculina vai crescer mais de 10% em 2025, segundo dados da Global Growth Insights


35%: barba
28%: pele
20%: cabelos
17%: fragrâncias e outros acessórios de limpeza


Os consumidores C, D e E fazem a diferença…


…tanto é que 83% dessa população passou a consumir ao menos mais uma das categorias que compõem a cesta de higiene e beleza nos últimos anos e, para os próximos dez, 68% pretendem adicionar um item à sua rotina.


A pesquisa, desenvolvida pela PwC, também indica que 67% das pessoas dessas classes preferem visitar as lojas físicas para adquirir os produtos da seção. Em relação ao desejo de comprar esses itens, as classes CDE também lideram, com 72%, contra os 28% das classes AB.

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TAGS:Hibe,AGOSTO-2025: A Hora da Escolha, NielsenIQ
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