Mais da metade dos varejos inaugurados na última década foram fechados
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 25/11/2024
Foto: Adobe Stock
Nos últimos 10 anos 11,6 milhões de varejos foram abertos no Brasil. Isso é o equivalente a uma média de 91.000 novos estabelecimentos por mês. Porém, o período também foi fortemente marcado por fechamentos. Para se ter uma ideia, 7 milhões de lojas foram encerradas, o que representa uma média de 55.000 PDVs encerrados por mês.
Ou seja, em média 6 a cada 10 lojas abertas no Brasil são fechadas. Os dados pertencem a Cortex, empresa de inteligência geográfica, e considerou o período de janeiro de 2014 a agosto de 2024 com base em seu próprio levantamento, além de informações da Receita Federal e do IBGE.
Segundo o estudo, as microempresas lideram os fechamentos representando 88% do total.
Dentre os principais motivos para o fechamento de lojas estão a falta de planejamento e a falta de acesso ao crédito. Abrir um negócio pode ser fácil, principalmente quando se trata de MEI, porém nem todos os empreendedores têm uma compreensão aprofundada dos riscos e/ou não contam com reservas de emergência, por exemplo.
Outro fator que tem contribuído para o aumento nas dificuldades de se manter um negócio é a revolução digital. Impulsionada pela pandemia, a onda do comércio online hoje é uma estratégia essencial para se manter ativo no cenário competitivo.
A pesquisa ainda indica que 2021 foi o ano com mais aberturas, com 1,48 milhões de inaugurações. Isso foi impulsionado pelo fato de que muitas pessoas perderam seus empregos durante a pandemia, e, portanto, decidiram empreender.
Apenas dois anos registraram mais fechamentos do que aberturas. Foram eles 2015, em que os encerramentos alcançaram 920.000 versus 862.000 inaugurações; e em 2018, que em registrou um total de 1,14 milhão de lojas fechadas, contra 992.000 abertas.
Em 2024, o percentual de lojas encerradas em relação às inauguradas já atingiu 72,7%. Para ilustrar, foram 792.000 inaugurações nos primeiros oito meses do ano e 576.000 fechamentos.
Esse movimento de inaugurações e encerramentos não afetam da mesma forma os grandes varejistas (que faturam acima de R$ 300 milhões ao ano), responsáveis por cerca de 50% do faturamento do varejo nacional.
Fonte: Folha de São Paulo