ÚLTIMAS NOTÍCIAS
08/02/2025
Mais da metade dos consumidores acreditam que os atacarejos têm a maior qualidade e variedade de produtos
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 07/02/2025
Foto: Adobe Stock
Mais da metade dos consumidores considera que os atacarejos possuem a maior variedade (73,1%) e qualidade (56,9%) de produtos, além de serem a opção mais barata (82,8%) no varejo alimentar. O formato também aparece como o segundo mais frequentado, com 30,1%, atrás apenas dos supermercados tradicionais, com 34,4%.
Os dados são da Neogrid, em parceria com a Opinion Box, e também demonstram a percepção dos consumidores sobre os canais digitais. Para se ter uma ideia, 34,6% afirmaram que os preços baixos são o principal motivador para as compras em supermercados online, seguido pelas promoções exclusivas do canal (32,2%).
87,6% dos consumidores que responderam à pesquisa afirmaram que realizam compras online semanalmente ou mensalmente
A questão do preço
Ainda segundo o levantamento, cerca de 96% dos consumidores afirmam que ficariam mais satisfeitos se houvesse mais clareza em relação à formulação dos valores e soubessem a justificativa para cada um. Além disso, pouco mais do que a metade dos shoppers acreditam que a IA poderia contribuir para formação de preços mais justos nas prateleiras. Isso porque atualmente já existem ferramentas que utilizam essa tecnologia e são capazes de sugerir reduções de preços.
Cerca de 1% de redução pode representar um aumento de 25% na demanda, 27% na receita e de 18% no lucro.
Apesar de não ser a único foco necessário para o crescimento das vendas, a aplicação de estratégias promocionais são fundamentais, uma vez que 65,7% dos consumidores citam o preço como principal influenciador de compra, seguido pelos descontos e promoções, com 64%.
Além disso, 79,6% dos consumidores leem as informações dos folhetos de promoção, 83,3% acompanham as promoções de produtos específicos que querem comprar e 84,6% levam mais itens quando veem que o preço está baixo.