ÚLTIMAS NOTÍCIAS
09/05/2025
Lançamentos movimentam R$ 36 bilhões e seriam a 3ª maior empresa do varejo alimentar
POR Alessandra Morita
EM 19/11/2024

Foto: Adobe Stock
O varejo brasileiro conta atualmente com 5 milhões de itens sendo comercializados, segundo dados da Scanntech. Desse total, os lançamentos são 0,5% ou 23,5 mil produtos. Isso significa que as inovações movimentaram R$ 36 bilhões no período, o que representa 3% do faturamento do setor. Se fosse uma empresa, os lançamentos seriam a terceira maior do varejo alimentar, superando o Grupo Mateus e perdendo apenas para Assaí e Carrefour.
Além de gerarem uma soma importante do faturamento do setor, as inovações contribuíram com 75% do crescimento de bens de consumo de alto giro, conforme a Scanntech. Soma-se a essa constatação o fato de os novos produtos aumentarem a geração de valor. Para se ter uma ideia, as novidades nas categorias de limpeza apresentaram um preço/unidade 40% superior ao do mercado. Em perfumaria, o percentual é de 37,4%.
Entretanto, há algumas oportunidades para a indústria e o varejo. De acordo com o estudo, apenas 20% do total de lançamentos (4,5 mil deles) chegaram a, pelo menos, 100 lojas. Outro aspecto é que somente 30% são consideradas inovações de fato, dentro da metodologia adotada.
Notícias relacionadas

Preço continua sendo um dos maiores empecilhos na escolha por marcas sustentáveis

Mercearia impulsiona crescimento das vendas em abril

Alimentos são os principais responsáveis pelo avanço da cesta de Dia das Mães
