Lançamentos movimentam R$ 36 bilhões e seriam a 3ª maior empresa do varejo alimentar
POR Alessandra Morita
EM 19/11/2024
Foto: Adobe Stock
O varejo brasileiro conta atualmente com 5 milhões de itens sendo comercializados, segundo dados da Scanntech. Desse total, os lançamentos são 0,5% ou 23,5 mil produtos. Isso significa que as inovações movimentaram R$ 36 bilhões no período, o que representa 3% do faturamento do setor. Se fosse uma empresa, os lançamentos seriam a terceira maior do varejo alimentar, superando o Grupo Mateus e perdendo apenas para Assaí e Carrefour.
Além de gerarem uma soma importante do faturamento do setor, as inovações contribuíram com 75% do crescimento de bens de consumo de alto giro, conforme a Scanntech. Soma-se a essa constatação o fato de os novos produtos aumentarem a geração de valor. Para se ter uma ideia, as novidades nas categorias de limpeza apresentaram um preço/unidade 40% superior ao do mercado. Em perfumaria, o percentual é de 37,4%.
Entretanto, há algumas oportunidades para a indústria e o varejo. De acordo com o estudo, apenas 20% do total de lançamentos (4,5 mil deles) chegaram a, pelo menos, 100 lojas. Outro aspecto é que somente 30% são consideradas inovações de fato, dentro da metodologia adotada.