Kellanova e Mondelēz apostam em marketplaces para alavancar as vendas online durante a Black Friday
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 19/11/2024
Foto: Adobe Stock
Segundo estudo da Wake, consultoria digital para o varejo e
indústria, 58,2% consumidores planejam realizar suas compras de Black Friday no
e-commerce, seguido de marketplaces (47,8%) e aplicativos (44,3%). Já as lojas
físicas continuam sendo preferência para quase 30% do público. Além disso,
estimativas da consultoria Neotrust Confi, indicam que a Black Friday de 2024
deve gerar um volume de vendas online 9,1% maior do que o registrado no ano
passado.
De olho nessa oportunidade a indústria está investindo em ações para impactar os
consumidores nos canais digitais. Um exemplo é a Kellanova, que por meio
da marca Pringles irá fornecer descontos de até 40% em lojas parceiras e
marketplaces, como Amazon, Shopee e Magalu. Além disso, haverá combos
promocionais e opções de compra mínima, de acordo com a plataforma parceira.
Atualmente, a marca Pringles é responsável por mais de 50% das vendas da empresa nos canais digitais.
Outra companhia que investe em estratégias para os canais digitais durante o período é a Mondelēz Brasil, dona de marcas como Bis, Club Social, Lacta, Oreo, Tang e Trident. A meta da empresa é crescer 30% no ambiente online, priorizando o segmento de chocolates e gomas para compor promoções no período e utilizar a data sazonal para impulsionar as vendas. Isso será possível principalmente com o reforço da parceria com grandes players, como Mercado Livre, Ifood e Amazon, para impactar diferentes tipos de consumidores.
“É essencial contar com parceiros estratégicos que alavanquem nossa presença digital. Com a ação, queremos atrair diferentes tipos de consumidores, que buscam consumir nossos snacks em diferentes momentos, seja para indulgência ou para presentear”, comenta Livia Seabra, diretora de mercados emergentes na Mondelēz Brasil.
Além dos canais digitais, a Mondelēz planeja reforçar sua presença omnichannel para facilitar o acesso do consumidor aos snacks por diferentes plataformas. A companhia também vai apostar em uma comunicação personalizada durante a data, que inclui a criação de conteúdos exclusivos, ofertas especiais e experiência integrada.
Segundo levantamento da Neogrid, a presença de marcas relevantes, juntamente com a boa apresentação e avaliação dos produtos podem influenciar na jornada do shoppers quando o assunto são alimentos e bebidas. Por isso também a estratégia de parceria com marketplaces pode ser uma vantagem competitiva, uma vez que boa parte dos aplicativos de supermercado não oferecem avaliações dos itens.