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JDE aumenta em 45% as vendas com reformulação do digital e foco em dados regionais

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 28/05/2025

Loja dentro da Loja Cafés

Foto: Divulgação 


A JDE (Jacobs Douwe Egberts), multinacional do setor de cafés e chás, adotou uma nova estratégia para suas operações no Brasil com apoio da Lett, marca do ecossistema Neogrid. O plano teve como objetivo adaptar a tomada de decisões à realidade regional e melhorar o desempenho da empresa no ambiente digital.

A parceria resultou na substituição de uma ferramenta global por uma solução nacional desenvolvida pela Lett. Com a mudança, a JDE reformulou o planejamento de execução online, capacitando a equipe de vendas e merchandising com base em indicadores de desempenho monitorados pela plataforma. O plano foi implantado em mais de 50 clientes, distribuídos por 400 localidades no país.

Segundo Fábio Anello, head nacional de E-commerce na JDE, a adoção da solução foi decisiva para alinhar a operação brasileira à estratégia global. “A parceria com a Lett nos permitiu avançar rumo à evolução digital alinhada aos nossos objetivos de negócio, substituindo uma ferramenta global por uma solução nacional que entende o Brasil em toda sua complexidade regional. O resultado é um case que combina tecnologia, integração de times e resultados expressivos - reflexo direto da sinergia entre indústria, dados e execução”, afirma.

Um dos principais desafios enfrentados pela JDE foi criar uma cultura baseada em dados online. A ausência dessas informações dificultava o desempenho da empresa em ambientes digitais, especialmente no indicador de disponibilidade de itens nos sites dos varejistas. Com o apoio da Lett, foi realizado o mapeamento dos principais varejos, possibilitando reabastecimento e atualizações com mais agilidade.

Dados de uma pesquisa realizada pela Neogrid em parceria com o Opinion Box destacam a importância desse tipo de iniciativa. Segundo o estudo, 77% dos consumidores deixaram de comprar de uma marca após uma experiência negativa. A análise reforça a necessidade de oferecer uma jornada de compra com imagens atualizadas, descrições completas e informações organizadas.

A partir do novo modelo, mais de 1.000 profissionais, entre equipes internas e parceiros varejistas, passaram por capacitação. Os treinamentos foram realizados entre julho e dezembro de 2024, e os indicadores da JDE apresentaram evolução contínua no período.

Entre os resultados registrados, o índice de Loja Perfeita passou de 45% em julho para 67% em setembro. O share of voice online cresceu 26% no mesmo período, enquanto a ruptura de vendas por falta de estoque foi reduzida. O volume de vendas (sell-out) aumentou 45% na comparação entre 2024 e 2023, com os 10 principais clientes da marca dobrando a receita gerada no e-commerce.

Cynthia de Menezes, gerente Sênior de Estratégias Digitais na Lett, destaca o papel da integração entre dados e capacitação. “Transformações acontecem quando a tecnologia está a serviço da estratégia e das pessoas. O papel do ecossistema Lett/Neogrid é justamente esse: acelerar a maturidade digital ao integrar dados, capacitação e execução. Essa história de sucesso com a JDE mostra como a colaboração estruturada gera uma vantagem competitiva real”, afirma.

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TAGS:Tecnologia, JDE,Digital, Neogrid
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