Inovações com foco no consumidor e execução estratégica: a fórmula da Seara para gerar valor ao varejo de alimentosSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Supermercadistas aumentam espaço destinado à categoria que deve movimentar quase R$ 80 bi em 2025

09/10/2025

NEWSLETTER

Inovações com foco no consumidor e execução estratégica: a fórmula da Seara para gerar valor ao varejo de alimentosSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Indústria EstratégiaSeara Inovação Tendências de Consumo

Inovações com foco no consumidor e execução estratégica: a fórmula da Seara para gerar valor ao varejo de alimentos

POR SA+ Branded Content

PATROCINADO POR Seara

EM 09/10/2025

Seara



A Seara aposta em produtos alinhados às principais tendências de consumo e em uma execução eficiente nas lojas como pilares para transformar a categoria de congelados e impulsionar o faturamento de supermercadistas. O objetivo é entregar experiência ao cliente, diferenciação, resultados, sabor e muita qualidade.

 

Nos últimos anos, o consumidor brasileiro redefiniu suas prioridades na hora de comprar e preparar alimentos. Quatro grandes tendências têm guiado suas escolhas: a primeira é sabor e indulgência, que envolve alimentos que tragam prazer, qualidade, textura agradável e sabor autêntico. A segunda é praticidade, uma vez que a prioridade tem sido preparos mais rápidos e fáceis.

 

Outra tendência são as novas ocasiões de consumo (snacktime), impulsionadas pela volta do trabalho presencial e até mesmo a consolidação do remoto em algumas empresas, onde lanches intermediários ganham espaço. Por fim, se destaca a busca por alimentos funcionais, com foco na redução de gorduras e maior ingestão de proteínas, principalmente devido à busca por saciedade e reposição nutricional.

 

Atenta a esse movimento, a Seara vem lançando inovações alinhadas a cada um ou todos esses comportamentos. Para a marca, entender essas mudanças e transformá-las em produtos de alto valor agregado é apenas o primeiro passo. O segundo, e igualmente decisivo, é garantir execução impecável nas lojas, fator que, segundo pesquisas, responde por até 80% da conversão de compras¹. Quando inovação e execução caminham juntas, o resultado é crescimento sustentável para o varejo.

“Toda inovação começa com um olhar atento para o varejista e o consumidor. Por isso, a Seara conta com plataformas completas e inovações que atendem às principais tendências de consumo”, afirma Rafael Palmer, diretor de Marketing de Alimentos Preparados da Seara.

Rafael Palmer, diretor de Marketing de Alimentos Preparados da Seara. Foto: Divulgação


Produtos que lideram tendências


As inovações da Seara refletem as principais tendências de consumo e nascem de uma escuta ativa do consumidor, aliada a uma parceria próxima com o varejista. Esse alinhamento de visão e oportunidades se materializa em um portfólio de lançamentos recentes que inclui:


  • Seara Protein: a primeira linha de refeições proteicas congeladas do país, ricas em proteínas, com adição de colágeno e ingredientes comuns aos consumidores - que desejam manter uma dieta balanceada, rica em proteínas, e sem abrir mão de sabor e praticidade.


  • Seara Air Fryer: pizzas, lasanhas e outros SKUs pensados para entregar performance ideal no eletroportátil – que teve suas vendas ampliadas em mais de 30% entre 2021 e 2024*, garantindo textura e sabor ideais.


  •  Seara Netflix: snacks divertidos e inéditos no Brasil, como o hotdog coreano, a pipoquinha de frango, o bolinho de carne ou o chicken supreme, ótimos para maratonas de séries e momentos de lazer.


  • Panelinhas Seara: refeições caseiras, saborosas e com ingredientes clean label, em embalagens colecionáveis que conquistaram o consumidor.


Essas linhas elevam o patamar de conveniência, qualidade e rentabilidade ao varejo. A pizza para Air Fryer, por exemplo, tem alto giro. Já as Panelinhas vendem tanto quanto congelados maiores. Existe um produto para cada consumidor.


A Seara reúne em seu portfólio diversos outros produtos desenvolvidos para atender diferentes ocasiões de consumo. Entre os destaques, estão o hambúrguer que fica pronto em apenas 15 minutos na Air Fryer e a salsicha preparada em 5 minutos, sem necessidade de água. Há também uma ampla variedade de filezinhos e iscas de frango empanados, que unem sabor e praticidade no dia a dia.


Já a linha Seara Gourmet traz blends exclusivos de hambúrgueres — como angus burguer com trufas, com fraldinha, com costela e com bacon, além de uma seleção premium de charcutaria, ampliando as opções de sabor e qualidade para o consumidor.


Execução estratégica e conversão

 

“Além de seguir as tendências, estamos alinhados com a visão e as necessidades dos nossos clientes varejistas. Nosso foco é gerar mais negócios para eles, impulsionando o desenvolvimento das categorias, aumentando o consumo e a rotatividade dos produtos no ponto de venda, além de agregar mais valor”, explica Palmer.

 

Para a Seara, a performance dos lançamentos é ainda mais potente quando aliada a uma boa apresentação nas lojas. A empresa recomenda posicionar os lançamentos antes dos produtos mainstream no segmento, seguindo a lógica da “árvore de decisão” do shopper: segmento → marca → preço → embalagem.

 

Segundo Lilian Carelli, gerente-executiva de Trade Marketing da Seara, esse trabalho é apoiado por planogramas otimizados, fluxos de exposição baseados na jornada de compra e atuação de promotores. O pacote inclui materiais, como testeiras, adesivos, retail media e outros, além de ativações em áreas de alta visibilidade, cross-merchandising e ações como degustações e brindes.


Lilian Carelli, gerente-executiva de Trade Marketing da Seara. Foto: Divulgação

 Não se trata apenas de vender um produto novo, mas de desenvolver a categoria de forma sustentável, com inovação, experiência e resultado”, conta Lilian Carelli, gerente-executiva de Trade Marketing da Seara

Um exemplo de resultado é a ação Panelaço: ilhas de freezer exclusivas para a linha Panelinhas Seara que triplicaram o giro diário de vendas nas lojas participantes.

 


Quando inovação e execução se encontram, os ganhos para o varejista se multiplicam: diferenciação do sortimento, aumento da margem com produtos de maior valor agregado, conexão com tendências reais de consumo, suporte completo em ativação e execução, maior conversão, crescimento nas vendas e uma jornada de compra mais completa e satisfatória. “Tudo está integrado à nossa estratégia para liderar o desenvolvimento da categoria no varejo de forma sustentável e conectada com os hábitos de consumo”, reforça Lilian.


Impacto direto no negócio do varejista


O investimento da Seara em inovações e atenção ao varejo acompanha o aumento acelerado dos congelados no mercado brasileiro. Para se ter uma ideia, a categoria tem crescido anualmente dois dígitos. Os empanados, por exemplo, atingiram 45% de penetração nos lares brasileiros em 2025, frente a 33% em março de 2023³. A marca responde por 70% desse crescimento.

 

E ainda há espaço para ampliar: enquanto países como Alemanha e EUA consomem de 6 a 11 vezes mais congelados per capita, o Brasil tem consumo médio de menos de 600g por pessoa/ano. Mas ao trabalhar com as inovações da Seara, o varejista:

 

 

  • Diferencia o sortimento, saindo da guerra de preços;


  • Aumenta a margem, com produtos de maior valor agregado;


  • Atrai novos consumidores para a categoria de congelados;


  • Eleva o tíquete médio e a frequência de compra;


  • Recebe suporte completo em execução, ativação e gestão de categoria.

 


Com visão de futuro e leitura do presente, a Seara ajuda o varejo a ir além do convencional, combinando inovação e execução como fórmula de sucesso para transformar o setor de congelados. Quando o consumidor muda, o sortimento precisa evoluir. Quem lidera essa transformação, colhe os melhores resultados.



¹ Dados do Connect Shopper

² Dados da consultoria GFK Brasil.

³ Dados da consultoria Kantar.


COMPARTILHAR
TAGS:Indústria, Estratégia,Seara, Inovação, Tendências de Consumo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock arrozConsumo

Cesta básica fica mais barata em 22 capitais em setembro, com destaque para Fortaleza (CE)

Tirolez adquire Levitare e projeta crescimento de 10% em receita até 2027Fusões e Aquisições

Tirolez adquire Levitare e projeta crescimento de 10% em receita até 2027

Gomo CoopFormatos de Loja

Gomo Coop: um novo modelo de operação deve ser inaugurado em São Paulo

Adobe Stock bebidas sem açúcar e sem álcoolConsumo

Setor desacelera em setembro com queda nas vendas de bebidas e indulgências

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados