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09/10/2025
Inovações com foco no consumidor e execução estratégica: a fórmula da Seara para gerar valor ao varejo de alimentos
POR SA+ Branded Content
PATROCINADO POR Seara
EM 09/10/2025

A Seara aposta em produtos alinhados às principais tendências de consumo e em uma execução eficiente nas lojas como pilares para transformar a categoria de congelados e impulsionar o faturamento de supermercadistas. O objetivo é entregar experiência ao cliente, diferenciação, resultados, sabor e muita qualidade.
Nos últimos anos, o consumidor brasileiro redefiniu suas prioridades na hora de comprar e preparar alimentos. Quatro grandes tendências têm guiado suas escolhas: a primeira é sabor e indulgência, que envolve alimentos que tragam prazer, qualidade, textura agradável e sabor autêntico. A segunda é praticidade, uma vez que a prioridade tem sido preparos mais rápidos e fáceis.
Outra tendência são as novas ocasiões de consumo (snacktime), impulsionadas pela volta do trabalho presencial e até mesmo a consolidação do remoto em algumas empresas, onde lanches intermediários ganham espaço. Por fim, se destaca a busca por alimentos funcionais, com foco na redução de gorduras e maior ingestão de proteínas, principalmente devido à busca por saciedade e reposição nutricional.
Atenta a esse movimento, a Seara vem lançando inovações alinhadas a cada um ou todos esses comportamentos. Para a marca, entender essas mudanças e transformá-las em produtos de alto valor agregado é apenas o primeiro passo. O segundo, e igualmente decisivo, é garantir execução impecável nas lojas, fator que, segundo pesquisas, responde por até 80% da conversão de compras¹. Quando inovação e execução caminham juntas, o resultado é crescimento sustentável para o varejo.
“Toda inovação começa com um olhar atento para o varejista e o consumidor. Por isso, a Seara conta com plataformas completas e inovações que atendem às principais tendências de consumo”, afirma Rafael Palmer, diretor de Marketing de Alimentos Preparados da Seara.
Rafael Palmer, diretor de Marketing de Alimentos Preparados da Seara. Foto: Divulgação
Produtos que lideram tendências
As inovações da Seara refletem as principais tendências de consumo e nascem de uma escuta ativa do consumidor, aliada a uma parceria próxima com o varejista. Esse alinhamento de visão e oportunidades se materializa em um portfólio de lançamentos recentes que inclui:
- Seara Protein: a primeira linha de refeições proteicas congeladas do país, ricas em proteínas, com adição de colágeno e ingredientes comuns aos consumidores - que desejam manter uma dieta balanceada, rica em proteínas, e sem abrir mão de sabor e praticidade.
- Seara Air Fryer: pizzas, lasanhas e outros SKUs pensados para entregar performance ideal no eletroportátil – que teve suas vendas ampliadas em mais de 30% entre 2021 e 2024*, garantindo textura e sabor ideais.
- Seara Netflix: snacks divertidos e inéditos no Brasil, como o hotdog coreano, a pipoquinha de frango, o bolinho de carne ou o chicken supreme, ótimos para maratonas de séries e momentos de lazer.
- Panelinhas Seara: refeições caseiras, saborosas e com ingredientes clean label, em embalagens colecionáveis que conquistaram o consumidor.
Essas linhas elevam o patamar de conveniência, qualidade e rentabilidade ao varejo. A pizza para Air Fryer, por exemplo, tem alto giro. Já as Panelinhas vendem tanto quanto congelados maiores. Existe um produto para cada consumidor.
A Seara reúne em seu portfólio diversos outros produtos desenvolvidos para atender diferentes ocasiões de consumo. Entre os destaques, estão o hambúrguer que fica pronto em apenas 15 minutos na Air Fryer e a salsicha preparada em 5 minutos, sem necessidade de água. Há também uma ampla variedade de filezinhos e iscas de frango empanados, que unem sabor e praticidade no dia a dia.
Já a linha Seara Gourmet traz blends exclusivos de hambúrgueres — como angus burguer com trufas, com fraldinha, com costela e com bacon, além de uma seleção premium de charcutaria, ampliando as opções de sabor e qualidade para o consumidor.
Execução estratégica e conversão
“Além de seguir as tendências, estamos alinhados com a visão e as necessidades dos nossos clientes varejistas. Nosso foco é gerar mais negócios para eles, impulsionando o desenvolvimento das categorias, aumentando o consumo e a rotatividade dos produtos no ponto de venda, além de agregar mais valor”, explica Palmer.
Para a Seara, a performance dos lançamentos é ainda mais potente quando aliada a uma boa apresentação nas lojas. A empresa recomenda posicionar os lançamentos antes dos produtos mainstream no segmento, seguindo a lógica da “árvore de decisão” do shopper: segmento → marca → preço → embalagem.
Segundo Lilian Carelli, gerente-executiva de Trade Marketing da Seara, esse trabalho é apoiado por planogramas otimizados, fluxos de exposição baseados na jornada de compra e atuação de promotores. O pacote inclui materiais, como testeiras, adesivos, retail media e outros, além de ativações em áreas de alta visibilidade, cross-merchandising e ações como degustações e brindes.
Lilian Carelli, gerente-executiva de Trade Marketing da Seara. Foto: Divulgação
“Não se trata apenas de vender um produto novo, mas de desenvolver a categoria de forma sustentável, com inovação, experiência e resultado”, conta Lilian Carelli, gerente-executiva de Trade Marketing da Seara
Um exemplo de resultado é a ação Panelaço: ilhas de freezer exclusivas para a linha Panelinhas Seara que triplicaram o giro diário de vendas nas lojas participantes.
Quando inovação e execução se encontram, os ganhos para o varejista se multiplicam: diferenciação do sortimento, aumento da margem com produtos de maior valor agregado, conexão com tendências reais de consumo, suporte completo em ativação e execução, maior conversão, crescimento nas vendas e uma jornada de compra mais completa e satisfatória. “Tudo está integrado à nossa estratégia para liderar o desenvolvimento da categoria no varejo de forma sustentável e conectada com os hábitos de consumo”, reforça Lilian.
Impacto direto no negócio do varejista
O investimento da Seara em inovações e atenção ao varejo acompanha o aumento acelerado dos congelados no mercado brasileiro. Para se ter uma ideia, a categoria tem crescido anualmente dois dígitos. Os empanados, por exemplo, atingiram 45% de penetração nos lares brasileiros em 2025, frente a 33% em março de 2023³. A marca responde por 70% desse crescimento.
E ainda há espaço para ampliar: enquanto países como Alemanha e EUA consomem de 6 a 11 vezes mais congelados per capita, o Brasil tem consumo médio de menos de 600g por pessoa/ano. Mas ao trabalhar com as inovações da Seara, o varejista:
- Diferencia o sortimento, saindo da guerra de preços;
- Aumenta a margem, com produtos de maior valor agregado;
- Atrai novos consumidores para a categoria de congelados;
- Eleva o tíquete médio e a frequência de compra;
- Recebe suporte completo em execução, ativação e gestão de categoria.
Com visão de futuro e leitura do presente, a Seara ajuda o varejo a ir além do convencional, combinando inovação e execução como fórmula de sucesso para transformar o setor de congelados. Quando o consumidor muda, o sortimento precisa evoluir. Quem lidera essa transformação, colhe os melhores resultados.
¹ Dados do Connect Shopper
² Dados da consultoria GFK Brasil.
³ Dados da consultoria Kantar.
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