ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06/06/2025
Grupo Carrefour Brasil registra aumento de 13,4% no Ebitda em 2024
POR Barbara Fernandes
EM 19/02/2025

Foto: Divulgação
Em 2024, o Grupo Carrefour Brasil registrou uma receita bruta de 120,5 bilhões – avanço de 4,4% em relação a 2023. Já o Ebitda avançou 13,4%, alcançando R$ 6,4 bilhões, enquanto o lucro líquido ajustado foi de 2,4 bilhões.
Atacadão implementa serviços em 157 lojas
O Atacadão foi o principal responsável pelo resultado com uma receita de R$ 86 bilhões (71,3% do total), o que representou um aumento de 8,7% a/a. O atacarejo fechou o ano com 379 unidades, 18 a mais do que no ano anterior, e um Ebitda de R$ 5,2 bilhões (+15,9% no a/a).
Outro destaque dessa operação foi a continuidade da implementação dos serviços de padaria, açougue e fatiados nas lojas. Para se ter uma ideia, até o final de dezembro 157 unidades receberam esses serviços.
Hipermercado Carrefour encerra 2024 com 31 lojas a menos do que em 2023
Em seguida, o Hipermercado Carrefour alcançou vendas brutas de R$ 27,2 bilhões (22,5% do total), uma queda de 9,4% a/a. A bandeira fechou o ano com 112 lojas, 31 a menos do que em 2023, graças à conversão de 22 unidades em lojas do Atacadão e Sam’s e fechamento das demais. O Ebitda foi de R$ 694 milhões, aumento de 9,7%.
Sam's Club tem o maior avanço na receita bruta do Grupo Carrefour
Por outro lado, o Sam’s Club segue avançando com um crescimento de 16,8% em relação a 2023 representado por uma receita bruta de R$ 7,3 bilhões. Essa bandeira terminou o ano com 58 unidades, 7 a mais do que em 2023. Porém, o Ebitda teve uma queda de 13,8%, ficando em R$ 238 milhões.
Resultados do 4º trimestre
As vendas brutas do Grupo no 4º trimestre foram de R$ 32,7 bilhões, um aumento de 5,5% na comparação ano a ano, e as vendas em mesmas lojas cresceram 6%. O Ebitda foi de R$ 1,9 bilhão, um aumento de 2,2% e o lucro líquido de R$ 1,7 bilhão.
Vendas no canal digital representam 8,5% do total do Atacadão
O Atacadão foi o maior representante das vendas (71%), com uma receita bruta de R$ 23,2 bilhões, avanço de 9,6% no a/a, e crescimento de 6,3% nas vendas em mesmas lojas. O canal digital da bandeira representou 8,5% das vendas, 2 p.p. a mais do que em 2023. O Ebitda foi de R$ 1,5 bilhão, avanço de 12,7%. No trimestre também foram inauguradas cinco lojas sob a bandeira de cash & carry.
Hipermercado Carrefour apresenta queda de 7,6% nas vendas
Apesar da queda nas lojas, o Hipermercado Carrefour representa 22% das vendas brutas do Grupo, com um total de R$ 7,2 bilhões, queda de 7,6% no a/a. As vendas em mesmas lojas aumentaram 5,9% no a/a.
A penetração das vendas digitais no total da bandeira foi de 19,4%, sendo que a venda específica de alimentos representou 9,5%. Enquanto o Ebitda da bandeira foi de R$ 220 milhões, aumento de 10,5%.
Sam's Club permanece com Ebitda em queda, dessa vez de 25,3%
Enquanto isso, o Sam’s Club registrou vendas brutas de R$ 2,3 bilhões (7% dos totais), um aumento de 13,9% no a/a. As vendas em mesmas lojas avançaram 2,1%, a marca própria cresceu 3,8 p.p., alcançando 25% do total. Já as vendas no canal digital somam 5,5% do total, um aumento de 0,6 p.p. de penetração em relação ao mesmo período de 2023.
O Ebitda do clube de compras foi de R$ 84 milhões, permanecendo em queda, dessa vez de 25,3% no a/a (para efeito de comparação, no 3T24 a queda no Ebitda da empresa foi de 94,8%).
Notícias relacionadas

Grupo Nicolini avança no RS com aquisição de unidades do Nacional

Nordestão estreia em nova região com aquisição da Rede Cidade

Grupo Pereira realiza quarta inauguração do ano em MT

Grupo Passarela investe R$ 15 milhões em supermercado no RS
Barbara Fernandes
Repórter