Grupo Carrefour Brasil registra aumento de 13,4% no Ebitda em 2024SA+ Ecossistema de Varejo


Grupo Carrefour Brasil registra aumento de 13,4% no Ebitda em 2024

POR Barbara Fernandes

EM 19/02/2025

Atacadão

Foto: Divulgação

 

Em 2024, o Grupo Carrefour Brasil registrou uma receita bruta de 120,5 bilhões – avanço de 4,4% em relação a 2023. Já o Ebitda avançou 13,4%, alcançando R$ 6,4 bilhões, enquanto o lucro líquido ajustado foi de 2,4 bilhões


Atacadão implementa serviços em 157 lojas

 

O Atacadão foi o principal responsável pelo resultado com uma receita de R$ 86 bilhões (71,3% do total), o que representou um aumento de 8,7% a/a. O atacarejo fechou o ano com 379 unidades, 18 a mais do que no ano anterior, e um Ebitda de R$ 5,2 bilhões (+15,9% no a/a). 


Outro destaque dessa operação foi a continuidade da implementação dos serviços de padaria, açougue e fatiados nas lojas. Para se ter uma ideia, até o final de dezembro 157 unidades receberam esses serviços


Hipermercado Carrefour encerra 2024 com 31 lojas a menos do que em 2023

 

Em seguida, o Hipermercado Carrefour alcançou vendas brutas de R$ 27,2 bilhões (22,5% do total), uma queda de 9,4% a/a. A bandeira fechou o ano com 112 lojas, 31 a menos do que em 2023, graças à conversão de 22 unidades em lojas do Atacadão e Sam’s e fechamento das demais. O Ebitda foi de R$ 694 milhões, aumento de 9,7%.


Sam's Club tem o maior avanço na receita bruta do Grupo Carrefour

 

Por outro lado, o Sam’s Club segue avançando com um crescimento de 16,8% em relação a 2023 representado por uma receita bruta de R$ 7,3 bilhões. Essa bandeira terminou o ano com 58 unidades, 7 a mais do que em 2023. Porém, o Ebitda teve uma queda de 13,8%, ficando em R$ 238 milhões. 

 

Resultados do 4º trimestre

 

As vendas brutas do Grupo no 4º trimestre foram de R$ 32,7 bilhões, um aumento de 5,5% na comparação ano a ano, e as vendas em mesmas lojas cresceram 6%. O Ebitda foi de R$ 1,9 bilhão, um aumento de 2,2% e o lucro líquido de R$ 1,7 bilhão


Vendas no canal digital representam 8,5% do total do Atacadão

 

O Atacadão foi o maior representante das vendas (71%), com uma receita bruta de R$ 23,2 bilhões, avanço de 9,6% no a/a, e crescimento de 6,3% nas vendas em mesmas lojas. O canal digital da bandeira representou 8,5% das vendas, 2 p.p. a mais do que em 2023. O Ebitda foi de R$ 1,5 bilhão, avanço de 12,7%. No trimestre também foram inauguradas cinco lojas sob a bandeira de cash & carry. 


Hipermercado Carrefour apresenta queda de 7,6% nas vendas

 

Apesar da queda nas lojas, o Hipermercado Carrefour representa 22% das vendas brutas do Grupo, com um total de R$ 7,2 bilhões, queda de 7,6% no a/a. As vendas em mesmas lojas aumentaram 5,9% no a/a.


A penetração das vendas digitais no total da bandeira foi de 19,4%, sendo que a venda específica de alimentos representou 9,5%. Enquanto o Ebitda da bandeira foi de R$ 220 milhões, aumento de 10,5%. 


Sam's Club permanece com Ebitda em queda, dessa vez de 25,3%

 

Enquanto isso, o Sam’s Club registrou vendas brutas de R$ 2,3 bilhões (7% dos totais), um aumento de 13,9% no a/a. As vendas em mesmas lojas avançaram 2,1%, a marca própria cresceu 3,8 p.p., alcançando 25% do total. Já as vendas no canal digital somam 5,5% do total, um aumento de 0,6 p.p. de penetração em relação ao mesmo período de 2023.


O Ebitda do clube de compras foi de R$ 84 milhões, permanecendo em queda, dessa vez de 25,3% no a/a (para efeito de comparação, no 3T24 a queda no Ebitda da empresa foi de 94,8%). 

COMPARTILHAR

Ícone Notícias relacionadas

Barbara Fernandes

Repórter

Comentários

Ícone Envie seu comentário