11/12/2025
Big Box levará projeto de economia circular à COP 30
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 27/10/2025

Foto: Divulgação
O Grupo Big Box, com sua bandeira Ultrabox, será o primeiro varejo alimentar do mundo a participar da COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas).
A empresa, original de Brasiliam, apresentará o Projeto Lixo Zero, desenvolvido em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), com foco na economia circular e na gestão de resíduos no setor de consumo. O projeto surgiu em 2018, com a revisão das práticas internas de descarte.
Segundo Pedro Helou, gerente responsável pela iniciativa, foi identificado um alto volume de resíduos destinados ao aterro sanitário e por isso a empresa passou a implementar um modelo de reaproveitamento.
“Antes, víamos em média 500 toneladas mensais de resíduos sendo misturados e destinados ao aterro sanitário. Entendemos que tínhamos a responsabilidade de transformar esse impacto em uma solução, e agora essa solução nascida em Brasília está pronta para ser apresentada ao mundo na COP 30”, afirmou.
Entre os resultados, o Grupo obteve certificação Lixo Zero em 3 unidades (Big Box Castanheiras, Ultrabox ADE e Ultrabox Colorado) e alcançou 96% de desvio de resíduos dos aterros, superando o limite de 10% exigido para o selo.
A ação inclui a transformação de 190 toneladas de resíduos orgânicos em biofertilizante utilizado na produção de legumes vendidos nas lojas, além da reciclagem de cerca de 270 toneladas de papelão e plástico.
A apresentação do projeto ocorrerá em 11 de novembro, durante a programação oficial da COP 30, e busca demonstrar o papel do setor nas metas de sustentabilidade.
Notícias relacionadas
ESGSupermercado Pinheiro é destaque por inclusão e reforça compromisso com a diversidade
ESGGrupo São Vicente celebra novo reconhecimento por inclusão de profissionais 50+
ESGGrupo Pereira doa 2.000 toneladas de alimentos e alcança 3 milhões de pessoas
ESG







