GPA, Carrefour, Assaí e Cencosud apostam em práticas de ESG que alinham lucro com responsabilidade social
POR Barbara Fernandes
EM 06/09/2024
Foto: Adobe Stock
Cada vez mais, a busca por ações concretas de ESG fica evidente nos relatórios trimestrais de empresas como GPA, Cencosud, Carrefour e Assaí. Essas estratégias em prol da diversidade e de práticas que alinhem lucro com responsabilidade social também são um atrativo para os consumidores que desejam marcas próximas de seus ideais.
Durante um semestre marcado pelas enchentes no Rio Grande do Sul, diversos varejistas se mobilizaram para arrecadar doações e fornecer auxílio à população mais afetada. O GPA, por exemplo, doou 10 toneladas de alimentos, somadas às 64 toneladas arrecadas pelos seus clientes, parceiros e colaboradores. Já o Carrefour, além das doações também congelou os preços de suas lojas no estado por 2 meses.
Em relação à sustentabilidade, o GPA registrou uma redução de 7% nas emissões do escopo 1 e 2 de CO2 vs. 2T23 graças ao aumento do uso de energia renovável. O Cencosud, por sua vez, teve um crescimento de 97% no uso de energia elétrica renovável e um aumento de 120,6% na reciclagem de vidro de clientes.
Enquanto isso, o Carrefour reduziu suas emissões no escopo 1 e 2 em 41% e investiu R$ 28 milhões no combate ao desflorestamento e preservação de florestas. Por fim, o Assaí compartilhou um reaproveitamento de 42% de resíduos com destaque para o Programa Destino Certo.
Em relação à diversidade, o Cencosud agora possui 36% dos cargos de liderança ocupados por mulheres e 51% por pessoas negras ou pardas. O Assaí também compartilhou esses dados e registra 42,9% de negros e 25,1% de mulheres em cargos de liderança.
Todos esses esforços atendem às demandas de um consumidor cada vez mais consciente, mas também mostram que é possível alinhar o crescimento econômico com impacto positivo no meio ambiente e na sociedade. A mobilização em causas sociais, a redução de emissões e o investimento em diversidade reforçam o papel dessas empresas na construção de um futuro mais sustentável e inclusivo, fortalecendo sua posição de liderança no mercado.
Notícias relacionadas
Grupo Pereira: crescimento de 14% em 2024 e mais um passo em direção à capital paulista
8 unidades do Nacional passam para concorrentes do Carrefour
Muffato adquire 4 pontos que pertenciam ao Carrefour
Supermercado 100% online deixará o país na próxima semana
Barbara Fernandes
Repórter