GPA, Carrefour, Assaí e Cencosud apostam em práticas de ESG que alinham lucro com responsabilidade socialSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Amigão registra aumento de 9% de novos clientes na categoria candies

22/01/2025

NEWSLETTER

GPA, Carrefour, Assaí e Cencosud apostam em práticas de ESG que alinham lucro com responsabilidade socialSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Gestão e negócios SustentabilidadeESGDiversidade

GPA, Carrefour, Assaí e Cencosud apostam em práticas de ESG que alinham lucro com responsabilidade social

POR Barbara Fernandes

EM 06/09/2024

Adobe Stock

Foto: Adobe Stock


Cada vez mais, a busca por ações concretas de ESG fica evidente nos relatórios trimestrais de empresas como GPA, Cencosud, Carrefour e Assaí. Essas estratégias em prol da diversidade e de práticas que alinhem lucro com responsabilidade social também são um atrativo para os consumidores que desejam marcas próximas de seus ideais.


Durante um semestre marcado pelas enchentes no Rio Grande do Sul, diversos varejistas se mobilizaram para arrecadar doações e fornecer auxílio à população mais afetada. O GPA, por exemplo, doou 10 toneladas de alimentos, somadas às 64 toneladas arrecadas pelos seus clientes, parceiros e colaboradores. Já o Carrefour, além das doações também congelou os preços de suas lojas no estado por 2 meses.


Em relação à sustentabilidade, o GPA registrou uma redução de 7% nas emissões do escopo 1 e 2 de CO2 vs. 2T23 graças ao aumento do uso de energia renovável. O Cencosud, por sua vez, teve um crescimento de 97% no uso de energia elétrica renovável e um aumento de 120,6% na reciclagem de vidro de clientes.


Enquanto isso, o Carrefour reduziu suas emissões no escopo 1 e 2 em 41% e investiu R$ 28 milhões no combate ao desflorestamento e preservação de florestas. Por fim, o Assaí compartilhou um reaproveitamento de 42% de resíduos com destaque para o Programa Destino Certo.


Em relação à diversidade, o Cencosud agora possui 36% dos cargos de liderança ocupados por mulheres e 51% por pessoas negras ou pardas. O Assaí também compartilhou esses dados e registra 42,9% de negros e 25,1% de mulheres em cargos de liderança.


Todos esses esforços atendem às demandas de um consumidor cada vez mais consciente, mas também mostram que é possível alinhar o crescimento econômico com impacto positivo no meio ambiente e na sociedade. A mobilização em causas sociais, a redução de emissões e o investimento em diversidade reforçam o papel dessas empresas na construção de um futuro mais sustentável e inclusivo, fortalecendo sua posição de liderança no mercado.

COMPARTILHAR
TAGS:Gestão e negócios, Sustentabilidade,ESG,Diversidade
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

GPAGestão e negócios

GPA entra em novo ciclo estratégico e nega possível fusão com o Dia

Mais da metade dos varejos inaugurados na última década foram fechadosGestão

Especialista destaca 8 tendências para o varejo em 2025

energia solar SearaSeara

70% das granjas da Seara usam energia solar

Supermercados Mundial promove inclusão com novas oportunidades para PcDSupermercados Mundial

Supermercados Mundial promove inclusão com novas oportunidades para PcD

Barbara Fernandes

Repórter

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados