Fusão: Rede Top e Preceiro Atacadista agora estão unificadas e devem faturar R$ 1 bi em 2024
POR Barbara Fernandes
EM 10/09/2024
Foto: Divulgação
O GTOP, grupo catarinense que controla as marcas Rede Top e Preceiro Atacadista, acaba de anunciar a aquisição de 100% das lojas anteriormente operadas individualmente pelas famílias acionistas, encerrando assim o modelo associativo, implementado desde a sua fundação, em 1997.
Com a conclusão da aquisição em julho de 2024 e a implementação prevista para setembro, o GTOP consolida a operação sob uma gestão unificada. Agora, além de uma estrutura de governança centralizada, o grupo espera que juntas as bandeiras alcancem um faturamento de R$ 1 bilhão ainda neste ano.
Com o fim do modelo associativo as empresas passam a ser operadas por um grupo empresarial controlado por quatro holdings familiares. Sendo assim, a nova estrutura de governança inclui a criação de um Conselho de Administração com representantes das famílias acionistas e três conselheiros independentes, a serem anunciados até o final do ano.
O conselho terá a responsabilidade de supervisionar as estratégias de expansão e garantir que o Grupo continue crescendo de forma sustentável e alinhada às melhores práticas de governança corporativa.
Para Paulo Cesar Lopes, CEO e um dos sócios do Grupo, o movimento é fundamental para preparar a empresa para o futuro. “Deixamos de ser uma rede associativa e passamos a atuar como um grupo empresarial consolidado. Isso nos permite maior eficiência na gestão, padronização de processos e alinhamento estratégico claro para a expansão em novos mercados”.
Esse movimento acompanha os planos de expansão do GTOP que este ano já destinou mais de R$ 50 milhões à modernização e inauguração de novas unidades. Atualmente, entre supermercados e atacarejos, o grupo opera 27 lojas. A modernização inclui a implementação de novas tecnologias, como o self-checkout e outros equipamentos que fornecem uma melhoria de eficiência energética.
Já as aberturas mais recentes são do Rede Top em Barra Velha e do Preceiro Atacadista em Rodeio, além das reformas e inaugurações das unidades de Gaspar, Navegantes e Blumenau.
“Nosso objetivo é claro: consolidar o GTOP como a principal rede supermercadista de Santa Catarina, mantendo nosso compromisso com a qualidade, a inovação, atendimento ao cliente e, claro, nos mantendo fiéis a um dos nossos principais valores: pessoas em primeiro lugar”, finaliza Lopes.
Notícias relacionadas
Pereira e Comercial Zaffari seguem com a expansão de atacarejos
Cinco estratégias para escalar produtos no varejo online
Koch, Passarela e Festval avançam com expansão pelo Sul
Grupo Pereira vai abrir 5 unidades do Fort Atacadista ainda neste ano
Barbara Fernandes
Repórter