27/03/2025
Festval e Bistek compram unidades que pertenciam ao Nacional na região Sul
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 17/03/2025

Foto: Divulgação
Mais duas empresas anunciaram a compra de unidades do Nacional, bandeira do Grupo Carrefour Brasil. São elas o Festval e o Bistek. O principal objetivo de ambos os varejistas é dar continuidade aos planos de expansão nas localizações estratégicas deixadas pela companhia.
No caso do Festval, a loja adquirida fica no bairro Bacacheri, em Curitiba (PR), e permanecerá operando sob a antiga bandeira somente até o dia 9 de abril. Depois disso, a empresa dará início às reformas para adequar a estrutura ao modelo da empresa.
As obras devem durar entre 3 e 4 meses e envolverão a construção de novos setores e a remodelação da área de estoque, checkouts, janelas, portas, estacionamento e até mesmo paisagismo.
Chama atenção também que atualmente o Festval está construindo outra unidade no mesmo bairro. A loja será localizada em um terreno de 15.000 m² e dividirá o espaço com uma academia, restaurante e outros comércios. A área do supermercado será de 3.500 m² e a expectativa é que sejam gerados 180 empregos.
Bistek avança com expansão gaúcha por meio da aquisição
Já no caso do Bistek, a unidade adquirida está localizada no bairro Rio Branco, em Porto Alegre (RS). O prédio estava desocupado há 10 anos, e por décadas operou sob a bandeira Nacional, e, posteriormente do Walmart.
O empreendimento ainda não tem previsão de inauguração, e no momento o Bistek aguarda a autorização para demolir o prédio. Mas os planos de expansão da empresa não param por aí. A companhia irá abrir uma nova loja em Tramandaí no segundo semestre deste ano e planeja a abertura de uma unidade em Canoas.
Além das futuras operações na região, o Bistek já possui lojas em Porto Alegre, Torres e Sapiranga. O objetivo da empresa é abrir 12 supermercados no estado gaúcho.
Viezzer compra unidade do Nacional
Conforme informamos no início do mês, o Viezzer Supermercados também adquiriu um espaço onde funcionou uma unidade do Nacional. O empreendimento está localizado no Rio Grande do Sul e possui 2.000 m². Segundo a empresa, a expectativa é que a inauguração ocorra em maio.
O processo de venda das unidades do Nacional e Bompreço pelo Carrefour
Em outubro de 2024, o Carrefour contratou o Bradesco BBI para auxiliar na venda de todas as unidades do Bompreço e Nacional presentes no Nordeste e Sul do país, respectivamente. Juntas, as marcas faturavam R$ 1,5 bilhão e possuem 65 unidades.
Essa não foi a primeira vez no último ano em que o Grupo se movimentou para um processo de venda de lojas das bandeiras. Em fevereiro, foram negociadas 13 lojas, em conjunto a outras 110 das bandeiras Todo Dia e Carrefour Hipermercado. Algumas dessas foram adquiridas por outros players do mercado, enquanto as demais foram convertidas para Sam’s Club ou Atacadão.
Inicialmente, os planos do Grupo em relação ao Bompreço eram seguir o processo de conversão até 2026 e expandir o modelo de loja combo – que combina o atacarejo e clube de compras no mesmo espaço. Porém, ao que tudo indica, os 18 empreendimentos remanescentes estão à venda. Os possíveis compradores ainda não foram divulgados, mas há cerca de dois anos o Grupo Mateus adquiriu 10 unidades da bandeira.
Fonte: Tribuna do Paraná, GBC e SA+ Ecossistema de Varejo
Notícias relacionadas

Covabra chega a uma nova cidade de São Paulo com sua 21ª unidade

JBS Brasil registra aumento de 126% no Ebitda em 2024

Grupo Pereira planeja abrir até 9 lojas no RS nos próximos anos
