Faturamento com clientes não fidelizados tem queda de 9,5% em abrilSA+ Ecossistema de Varejo

Bnex PesquisaAbril 24

Faturamento com clientes não fidelizados tem queda de 9,5% em abril

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 13/06/2024

Adobe Stock - Nota fiscal

Foto: Adobe Stock


A antecipação da Páscoa para março impactou o varejo alimentar brasileiro em abril. Para se ter uma ideia, houve queda geral no faturamento de 2,1% na comparação ano a ano. Entre clientes não fidelizados esse percentual foi ainda maior (-9,5%). Por outro lado, os clientes fidelizados registraram um acréscimo de 12,4%. 

 

Os dados são da Bnex, e levaram em consideração aproximadamente 146 milhões de transações de vendas.

 

A pesquisa também indica que o preço médio caiu 6,4%. Por consequência, o tíquete médio registrou aumento de 1,9% e a quantidade de itens no carrinho também cresceu (+8,9%).

 

Em relação aos canais de venda, os supermercados apresentaram queda de 3,7% no faturamento, sendo que os varejos com mais de 10 checkouts registraram uma redução ainda mais expressiva (-4,7%). Já os comércios com 1 a 4 checkouts e 5 a 9 checkouts tiveram aumento de 2% e 1%, respectivamente.

Essa movimentação está diretamente relacionada com a Páscoa de 2024, uma vez que os supermercados com mais de 10 checkouts contemplam maior sortimento de produtos da sazonalidade. Sendo assim, apresentaram a maior queda no comparativo ano a ano em abril, e o maior crescimento de março.

Os atacarejos também apresentaram uma diminuição no faturamento (-1,5%). Esse formato também teve queda na quantidade de tíquetes (-5,4%) e preço médio (-8,46%). Em movimento contrário, a frequência de consumidores no canal cresceu 7,5%, junto ao tíquete médio (+4,2%) e a quantidade de itens no carrinho (+13,8).

De forma geral, o perfil dos shoppers que mais se destacou durante o período foram as mulheres (53,9%) de 40 a 49 anos e de 30 a 39 anos (14,3% e 13%)

Dentre os produtos, o que teve maior aumento de preço foi o FLV, com um acréscimo de 28,3% no comparativo entre abril deste ano e o mesmo período de 2023. O suco de caixinha e o óleo de soja também tiveram elevação nos preços (+8,4% e +4,5%). 

 

Em contraste com esses percentuais, os itens com a maior queda nos preços foram o floco de milho (-29,3%), pães industrializados (-25,2%), a cerveja em lata (-20,2%) e o leite de 1 L (-18,5%).

COMPARTILHAR
TAGS:Bnex, Pesquisa,Abril 24
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Lançamentos movimentam R$ 36 bilhões e seriam a 3ª maior empresa do varejo alimentar - Adobe StockPesquisa

Lançamentos movimentam R$ 36 bilhões e seriam a 3ª maior empresa do varejo alimentar

Adobe Stock AtacarejoPesquisa

Com 89%, atacarejos têm o maior índice de satisfação entre os consumidores

Vendas no varejo alimentar aumentam 1,7% em outubroPesquisa

Vendas no varejo alimentar aumentam 1,7% em outubro

Mix Mateus HortifrútiPesquisa

Estudo mostra que supermercados regionais têm melhor relacionamento com consumidores do que os nacionais, mas perdem para o online

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados