13/07/2025
Extra tem aumento de quase 6% nas vendas em mesmas lojas
POR Barbara Fernandes
EM 06/11/2024

Foto: Divulgação
Com aumento de 5,8%, o Extra Mercado foi o maior destaque do GPA em vendas em mesmas lojas no terceiro trimestre, na comparação com o mesmo período de 2023. Esse é o crescimento mais expressivo da bandeira desde o 1T22. Segundo Marcelo Pimentel, CEO da empresa, alguns dos motivos que impulsionam o resultado são a revisão do sortimento e gestão de categorias, remodelagem das unidades bem como a redefinição da proposta de valor da marca, posicionada como um supermercado mainstream de bairro.
Já as marcas de proximidade e o Pão de Açúcar apresentaram avanço de 4,6% cada – um aumento na relação ano a ano, mas com queda em comparação ao 2T24. Considerando as três bandeiras juntas, mais a receita adquirida do aluguel de galerias e Stix Fidelidade, as mesmas lojas tiveram um crescimento de 5%.
Em relação à expansão foram abertas 12 lojas no período – oito do Minuto Pão de Açúcar e quatro do Mini Extra. Porém também foram fechadas 10 unidades (seis de proximidade, três do Extra Mercado e uma do Pão de Açúcar).
Outro destaque do GPA foi a redução de 76% no prejuízo líquido na relação ano a ano. O Ebitda também foi positivo com avanço de 22,6%, alcançando R$ 399 milhões, porém o Ebitda consolidado apresentou queda de 64,7%.
A receita bruta ficou em R$ 4,8 bilhões, um aumento de 1,9% em comparação ao 3T23.
Agora, no último trimestre do ano, as expectativas da companhia estão positivas. “O quarto trimestre chega com oportunidades importantes de sazonalidade. Estamos motivados e engajados na finalização e entrega do nosso turnaround, diante dos resultados consistentes que temos alcançado. E nos preparamos para os próximos períodos com muito foco e disciplina, convictos em nossa estratégia que segue sustentada em nossa posição de diferenciação no mercado”, conta Pimentel.
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Barbara Fernandes
Repórter