07/06/2025
Extra tem aumento de quase 6% nas vendas em mesmas lojas
POR Barbara Fernandes
EM 06/11/2024

Foto: Divulgação
Com aumento de 5,8%, o Extra Mercado foi o maior destaque do GPA em vendas em mesmas lojas no terceiro trimestre, na comparação com o mesmo período de 2023. Esse é o crescimento mais expressivo da bandeira desde o 1T22. Segundo Marcelo Pimentel, CEO da empresa, alguns dos motivos que impulsionam o resultado são a revisão do sortimento e gestão de categorias, remodelagem das unidades bem como a redefinição da proposta de valor da marca, posicionada como um supermercado mainstream de bairro.
Já as marcas de proximidade e o Pão de Açúcar apresentaram avanço de 4,6% cada – um aumento na relação ano a ano, mas com queda em comparação ao 2T24. Considerando as três bandeiras juntas, mais a receita adquirida do aluguel de galerias e Stix Fidelidade, as mesmas lojas tiveram um crescimento de 5%.
Em relação à expansão foram abertas 12 lojas no período – oito do Minuto Pão de Açúcar e quatro do Mini Extra. Porém também foram fechadas 10 unidades (seis de proximidade, três do Extra Mercado e uma do Pão de Açúcar).
Outro destaque do GPA foi a redução de 76% no prejuízo líquido na relação ano a ano. O Ebitda também foi positivo com avanço de 22,6%, alcançando R$ 399 milhões, porém o Ebitda consolidado apresentou queda de 64,7%.
A receita bruta ficou em R$ 4,8 bilhões, um aumento de 1,9% em comparação ao 3T23.
Agora, no último trimestre do ano, as expectativas da companhia estão positivas. “O quarto trimestre chega com oportunidades importantes de sazonalidade. Estamos motivados e engajados na finalização e entrega do nosso turnaround, diante dos resultados consistentes que temos alcançado. E nos preparamos para os próximos períodos com muito foco e disciplina, convictos em nossa estratégia que segue sustentada em nossa posição de diferenciação no mercado”, conta Pimentel.
Notícias relacionadas

GPA promove ação em prol do enfrentamento da pobreza menstrual

Hipermercado reduz em 18 p.p. a taxa de cancelamento de pedidos no e-commerce

Pressionadas por juros altos, Assaí, GPA, Carrefour e Grupo Mateus priorizam eficiência para manter margens

Fechamento de capital do Carrefour Brasil será concluído nesta sexta-feira
Barbara Fernandes
Repórter