SA+ Ecossistema de Varejo
PesquisaSETEMBRO-2024: SA+ | Desafios Operacionais Natal Festas de fim de ano

Expectativa dos varejistas para as festas de fim de ano é a mais alta desde 2021

POR Alessandra Morita

EM 17/10/2024

Loja com decoração natalina

Foto: Adobe Stock 


Mais varejistas estão otimistas neste ano sobre os períodos comemorativos do último trimestre. Para se ter uma ideia, a taxa dos que acreditam em crescimento subiu 5,8 pontos percentuais sobre 2023. Os dados são da sondagem exclusiva da SA+, realizada anualmente. Confira abaixo e se prepare para o período.

O percentual de varejistas que acreditam em um período de Natal e Ano Novo de crescimento alcançou 81,5%. O índice é o maior dos últimos três anos. Contudo, entre os que esperam avanço no faturamento, a taxa média de crescimento, que foi de 14,1% em 2023, é de 8,7% neste ano.

Outra constatação do levantamento é que menos supermercadistas estão considerando que a data terá uma importância alta para alcançar as metas de faturamento e margem deste ano. Esse indicador ficou 7,6 pontos percentuais abaixo da sondagem de 2023. Em contrapartida subiu o percentual dos que consideram o período como de peso médio para os resultados: aumento de 5,9 pontos percentuais.


Foto: Adobe Stock

Ao contrário do que se pode imaginar, esses percentuais não significam que as Festas estejam menos relevantes. O que tem acontecido em muitas empresas é que, para algumas categorias,o planejamento tem sido feito em conjunto com o do período de Verão, que se estende até março de cada ano. É o que vem acontecendo, por exemplo, com as bebidas, sobretudo devido ao aumento das temperaturas médias que o planeta vem enfrentando. Soma-se a isso o crescimento de novas sazonalidades durante o último trimestre do ano, como o Dia das Crianças, Halloween e Black Friday.


Outro aspecto a se considerar é uma competitividade crescente, que envolve não apenas concorrentes tradicionais, mas novos canais, o que tem exigido a aplicação de inteligência de dados na composição do sortimento sazonal e no planejamento das ações promocionais. Para ajudar nesse plano, acompanhe a seguir os resultados da sondagem feita pela SA+.


Importância das Festas no faturamento



Metodologia da sondagem


O levantamento foi feito em julho/2024 com a participação de 124 varejistas de todo o País.


(em %)


Expectativa geral para o período


O que os varejistas esperam para as vendas em valor, considerando toda a loja/rede:



8,7% aumento médio esperado entre os que apostam em vendas maiores em 2024


O que os varejistas esperam para as vendas em valor


Panetones


Foto: Adobe Stock


8,9% crescimento médio esperado entre os que apostam em vendas maiores em 2024

Carnes natalinas e bacalhau


Foto: Adobestock

8,6% aumento médio esperado entre os que apostam em vendas
maiores em 2024

Acompanhamentos e ingredientes


Foto: Adobe Stock

8,8% aumento médio esperado entre os que apostam em vendas
maiores em 2024

Frutas secas


Foto: Adobe Stock

8,7% aumento médio esperado entre os que apostam em vendas maiores em 2024

Bebidas


Foto: Adobe Stock


9,8% aumento médio esperado entre os que apostam em vendas
maiores em 2024

Promoções


O que os varejistas pretendem fazer



E-commerce


Expectativa de crescimento em valor no canal



Assim como nas lojas físicas, o online traz inúmeras oportunidades no período. Uma iniciativa é colocar receitas diferentes de pratos típicos no site e vender os ingredientes. Outra é incentivar a compra de cestas natalinas de maior valor agregado.


COMPARTILHAR
TAGS:Pesquisa,SETEMBRO-2024: SA+ | Desafios Operacionais, Natal, Festas de fim de ano
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercado corredor congelados IA Adobe StockPesquisa

Curitiba tem a maior elevação nos preços da cesta em setembro

33% dos consumidores compram cerveja semanalmente no varejo alimentarOpinion Box

33% dos consumidores compram cerveja semanalmente no varejo alimentar

Vendas caem dois virgula oito por cento no varejo alimentar em setembroPesquisa

Vendas caem 2,8% no varejo alimentar em setembro

Imagem do editorPesquisa

Vendas de perecíveis crescem 11,5% e representam quase metade das compras totais no setor

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados