Expectativa dos varejistas para as festas de fim de ano é a mais alta desde 2021
POR Alessandra Morita
EM 17/10/2024
Foto: Adobe Stock
Mais varejistas estão otimistas neste ano sobre os períodos comemorativos do último trimestre. Para se ter uma ideia, a taxa dos que acreditam em crescimento subiu 5,8 pontos percentuais sobre 2023. Os dados são da sondagem exclusiva da SA+, realizada anualmente. Confira abaixo e se prepare para o período.
O percentual de varejistas que acreditam em um período de Natal e Ano Novo de crescimento alcançou 81,5%. O índice é o maior dos últimos três anos. Contudo, entre os que esperam avanço no faturamento, a taxa média de crescimento, que foi de 14,1% em 2023, é de 8,7% neste ano.
Outra constatação do levantamento é que menos supermercadistas estão considerando que a data terá uma importância alta para alcançar as metas de faturamento e margem deste ano. Esse indicador ficou 7,6 pontos percentuais abaixo da sondagem de 2023. Em contrapartida subiu o percentual dos que consideram o período como de peso médio para os resultados: aumento de 5,9 pontos percentuais.
Foto: Adobe Stock
Ao contrário do que se pode imaginar, esses percentuais não significam que as Festas estejam menos relevantes. O que tem acontecido em muitas empresas é que, para algumas categorias,o planejamento tem sido feito em conjunto com o do período de Verão, que se estende até março de cada ano. É o que vem acontecendo, por exemplo, com as bebidas, sobretudo devido ao aumento das temperaturas médias que o planeta vem enfrentando. Soma-se a isso o crescimento de novas sazonalidades durante o último trimestre do ano, como o Dia das Crianças, Halloween e Black Friday.
Outro aspecto a se considerar é uma competitividade crescente, que envolve não apenas concorrentes tradicionais, mas novos canais, o que tem exigido a aplicação de inteligência de dados na composição do sortimento sazonal e no planejamento das ações promocionais. Para ajudar nesse plano, acompanhe a seguir os resultados da sondagem feita pela SA+.
Importância das Festas no faturamento
Metodologia da sondagem
O levantamento foi feito em julho/2024 com a participação de 124 varejistas de todo o País.
(em %)
Expectativa geral para o período
O que os varejistas esperam para as vendas em valor, considerando toda a loja/rede:
8,7% aumento médio esperado entre os que apostam em vendas maiores em 2024
O que os varejistas esperam para as vendas em valor
Panetones
Foto: Adobe Stock
8,9% crescimento médio esperado entre os que apostam em vendas maiores em 2024
Carnes natalinas e bacalhau
Foto: Adobestock
8,6% aumento médio esperado entre os que apostam em vendas
maiores em 2024
Acompanhamentos e ingredientes
Foto: Adobe Stock
8,8% aumento médio esperado entre os que apostam em vendas
maiores em 2024
Frutas secas
Foto: Adobe Stock
8,7% aumento médio esperado entre os que apostam em vendas maiores em 2024
Bebidas
Foto: Adobe Stock
9,8% aumento médio esperado entre os que apostam em vendas
maiores em 2024
Promoções
O que os varejistas pretendem fazer
E-commerce
Expectativa de crescimento em valor no canal
Assim como nas lojas físicas, o online traz inúmeras oportunidades no período. Uma iniciativa é colocar receitas diferentes de pratos típicos no site e vender os ingredientes. Outra é incentivar a compra de cestas natalinas de maior valor agregado.
Notícias relacionadas
Curitiba tem a maior elevação nos preços da cesta em setembro
33% dos consumidores compram cerveja semanalmente no varejo alimentar
Vendas caem 2,8% no varejo alimentar em setembro
Vendas de perecíveis crescem 11,5% e representam quase metade das compras totais no setor
Comentários
Envie seu comentário
© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados