Estudo mostra que supermercados regionais têm melhor relacionamento com consumidores do que os nacionais, mas perdem para o online
POR Alessandra Morita
EM 08/11/2024
Divulgação
Levantamento feito pela Valometry, especialista em análise
de dados e insights para marcas, constatou que as redes regionais se destacam em
relacionamento com consumidores na comparação com as empresas nacionais do
varejo alimentar. Contudo, elas estão aquém de e-commerces como Shopee, Mercado
Livre e Amazon.
Entendendo o indicador
A métrica utilizada para chegar a essa conclusão é o resultado de três fases de análises: 1) agrupamento das marcas varejistas mais citadas espontaneamente; 2) mensuração do desempenho de cada uma na etapa de funil (já ouviu falar da marca, teve experiência com ela, a considera para uma próxima compra e se ela seria recomendada a alguém); 3) cálculo das performances das marcas: divisão do percentual de “recomendaria”, considerada a última etapa do funil de vendas, e “já ouviu falar”, correspondente à primeira fase.
O resultado é um índice que facilita a comparação entre empresas de diferentes tamanhos.
Mix Mateus e Supermercados BH
As duas varejistas foram as melhores avaliadas no grupo de supermercados. Com 2.520 respondentes em duas etapas de coleta (julho e agosto), o levantamento da Valometry chegou a um índice de relacionamento com os consumidores de 37% para o Supermercados BH, empresa mineira com faturamento anual de mais de R$ 17,4 bilhões.
Já o Mix Mateus registrou um índice de 41% na relação com seus clientes, segundo a pesquisa. A bandeira de atacarejo pertence ao Grupo Mateus, que atua no Nordeste e tem receita bruta anual superior a R$ 30,2 bilhões.
Para efeito de comparação, o Carrefour ficou com indicador de 22%; o Assaí com 33%; o Extra com 16% (a marca foi mantida pelo GPA na bandeira de supermercados como Mercado Extra); e o Pão de Açúcar, 16%.
Varejo alimentar perde para e-commerce
De acordo com a pesquisa, o brasileiro tem um melhor relacionamento com marcas do varejo online, ainda que de outros países. A chinesa Shopee é o destaque do ranking, com indicador de 62%. Na sequência, vêm Mercado Livre (60%) e Amazon (51%).
Para refletir
O estudo traz ainda insights para ajudar os supermercados, que podem ser considerados na tarefa de fortalecer suas marcas entre os consumidores. Confira alguns:
- O varejo precisa construir uma maior conexão emocional com o cliente e tornar seu propósito mais claro, saindo do básico
- Investimentos em rituais de compra e comunicação estratégica são diferenciais que elevam o nível de relacionamento da Shopee, a mais bem avaliada no levantamento, com os brasileiros
- De forma geral, os e-commerces oferecem um pacote de serviços e de proximidade com os usuários que garantem alta fidelização e satisfação. Gamificação, personalização por meio de algoritmos e criação de comunidades contribuem para esse resultado e devem ser alvo das estratégias do varejo
Notícias relacionadas
3T24: Grupo Mateus tem aumento de 3,4 p.p. no crescimento em vendas nas mesmas lojas
Workshop Trade traz insights valiosos para profissionais do Rio Grande do Sul
Confira as principais tendências para a Black Friday de 2024
Assaí celebra 50 anos com campanha que leva a marca ao consumidor
Alessandra Morita
Head de Conteúdo
Comentários
Envie seu comentário
© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados