Estudo mostra que supermercados regionais têm melhor relacionamento com consumidores do que os nacionais, mas perdem para o online
POR Alessandra Morita
EM 08/11/2024
Divulgação
Levantamento feito pela Valometry, especialista em análise
de dados e insights para marcas, constatou que as redes regionais se destacam em
relacionamento com consumidores na comparação com as empresas nacionais do
varejo alimentar. Contudo, elas estão aquém de e-commerces como Shopee, Mercado
Livre e Amazon.
Entendendo o indicador
A métrica utilizada para chegar a essa conclusão é o resultado de três fases de análises: 1) agrupamento das marcas varejistas mais citadas espontaneamente; 2) mensuração do desempenho de cada uma na etapa de funil (já ouviu falar da marca, teve experiência com ela, a considera para uma próxima compra e se ela seria recomendada a alguém); 3) cálculo das performances das marcas: divisão do percentual de “recomendaria”, considerada a última etapa do funil de vendas, e “já ouviu falar”, correspondente à primeira fase.
O resultado é um índice que facilita a comparação entre empresas de diferentes tamanhos.
Mix Mateus e Supermercados BH
As duas varejistas foram as melhores avaliadas no grupo de supermercados. Com 2.520 respondentes em duas etapas de coleta (julho e agosto), o levantamento da Valometry chegou a um índice de relacionamento com os consumidores de 37% para o Supermercados BH, empresa mineira com faturamento anual de mais de R$ 17,4 bilhões.
Já o Mix Mateus registrou um índice de 41% na relação com seus clientes, segundo a pesquisa. A bandeira de atacarejo pertence ao Grupo Mateus, que atua no Nordeste e tem receita bruta anual superior a R$ 30,2 bilhões.
Para efeito de comparação, o Carrefour ficou com indicador de 22%; o Assaí com 33%; o Extra com 16% (a marca foi mantida pelo GPA na bandeira de supermercados como Mercado Extra); e o Pão de Açúcar, 16%.
Varejo alimentar perde para e-commerce
De acordo com a pesquisa, o brasileiro tem um melhor relacionamento com marcas do varejo online, ainda que de outros países. A chinesa Shopee é o destaque do ranking, com indicador de 62%. Na sequência, vêm Mercado Livre (60%) e Amazon (51%).
Para refletir
O estudo traz ainda insights para ajudar os supermercados, que podem ser considerados na tarefa de fortalecer suas marcas entre os consumidores. Confira alguns:
- O varejo precisa construir uma maior conexão emocional com o cliente e tornar seu propósito mais claro, saindo do básico
- Investimentos em rituais de compra e comunicação estratégica são diferenciais que elevam o nível de relacionamento da Shopee, a mais bem avaliada no levantamento, com os brasileiros
- De forma geral, os e-commerces oferecem um pacote de serviços e de proximidade com os usuários que garantem alta fidelização e satisfação. Gamificação, personalização por meio de algoritmos e criação de comunidades contribuem para esse resultado e devem ser alvo das estratégias do varejo
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Alessandra Morita
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