SA+ Ecossistema de Varejo
PesquisaMarcas MarketingSupermercados Mix MateusSupermercados BH

Estudo mostra que supermercados regionais têm melhor relacionamento com consumidores do que os nacionais, mas perdem para o online

POR Alessandra Morita

EM 08/11/2024

Mix Mateus Hortifrúti

Divulgação


Levantamento feito pela Valometry, especialista em análise de dados e insights para marcas, constatou que as redes regionais se destacam em relacionamento com consumidores na comparação com as empresas nacionais do varejo alimentar. Contudo, elas estão aquém de e-commerces como Shopee, Mercado Livre e Amazon.


Entendendo o indicador


A métrica utilizada para chegar a essa conclusão é o resultado de três fases de análises: 1) agrupamento das marcas varejistas mais citadas espontaneamente; 2) mensuração do desempenho de cada uma na etapa de funil (já ouviu falar da marca, teve experiência com ela, a considera para uma próxima compra e se ela seria recomendada a alguém); 3) cálculo das performances das marcas: divisão do percentual de “recomendaria”, considerada a última etapa do funil de vendas, e “já ouviu falar”, correspondente à primeira fase.


O resultado é um índice que facilita a comparação entre empresas de diferentes tamanhos.


Mix Mateus e Supermercados BH


As duas varejistas foram as melhores avaliadas no grupo de supermercados. Com 2.520 respondentes em duas etapas de coleta (julho e agosto), o levantamento da Valometry chegou a um índice de relacionamento com os consumidores de 37% para o Supermercados BH, empresa mineira com faturamento anual de mais de R$ 17,4 bilhões.


Já o Mix Mateus registrou um índice de 41% na relação com seus clientes, segundo a pesquisa. A bandeira de atacarejo pertence ao Grupo Mateus, que atua no Nordeste e tem receita bruta anual superior a R$ 30,2 bilhões.


Para efeito de comparação, o Carrefour ficou com indicador de 22%; o Assaí com 33%; o Extra com 16% (a marca foi mantida pelo GPA na bandeira de supermercados como Mercado Extra); e o Pão de Açúcar, 16%.


Varejo alimentar perde para e-commerce


De acordo com a pesquisa, o brasileiro tem um melhor relacionamento com marcas do varejo online, ainda que de outros países. A chinesa Shopee é o destaque do ranking, com indicador de 62%. Na sequência, vêm Mercado Livre (60%) e Amazon (51%).


Para refletir


O estudo traz ainda insights para ajudar os supermercados, que podem ser considerados na tarefa de fortalecer suas marcas entre os consumidores. Confira alguns:


  • O varejo precisa construir uma maior conexão emocional com o cliente e tornar seu propósito mais claro, saindo do básico
  • Investimentos em rituais de compra e comunicação estratégica são diferenciais que elevam o nível de relacionamento da Shopee, a mais bem avaliada no levantamento, com os brasileiros
  • De forma geral, os e-commerces oferecem um pacote de serviços e de proximidade com os usuários que garantem alta fidelização e satisfação. Gamificação, personalização por meio de algoritmos e criação de comunidades contribuem para esse resultado e devem ser alvo das estratégias do varejo


COMPARTILHAR
TAGS:Pesquisa,Marcas, Marketing,Supermercados, Mix Mateus,Supermercados BH
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Grupo-Mateus-Mix-MateusResultados 3T24

3T24: Grupo Mateus tem aumento de 3,4 p.p. no crescimento em vendas nas mesmas lojas

Penúltima edição do Workshop Trade deste ano traz insights valiosos para profissionais do Rio Grande do SulTrade Marketing

Workshop Trade traz insights valiosos para profissionais do Rio Grande do Sul

Adobe-Stock-bebidasPesquisa

Confira as principais tendências para a Black Friday de 2024

Assaí celebra 50 anos com campanha que leva a marca ao consumidorTrade Marketing

Assaí celebra 50 anos com campanha que leva a marca ao consumidor

Alessandra Morita

Head de Conteúdo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados