ÚLTIMAS NOTÍCIAS
09/05/2025
Estoque sob controle: como Supernosso e Grupo Koch usam tecnologia para crescer
POR Bárbara Fernandes
EM 07/05/2025

Centro de Distribuição do Grupo Koch. Foto: Divulgação
Nos últimos anos, grandes varejistas regionais, como o Supernosso e o Grupo Koch, têm investido fortemente em tecnologia para otimizar a gestão de estoque e aprimorar a eficiência operacional.
Esses investimentos garantem não apenas maior controle sobre os produtos, mas também contribuem para a competitividade e o crescimento sustentável dessas empresas no mercado.
Supernosso
Foto: Divulgação
“O mais importante é ter o produto disponível para o cliente na gôndola. Quanto maior o ajuste da demanda, menor a ruptura e o capital empregado no estoque. Consequentemente, isso também traz queda na perda”, Edmilson Anacleto, diretor executivo do Grupo Supernosso.
Com 60 lojas entre operações de atacarejo e de varejo, o Supernosso utiliza o ERP da TOTVs Varejo, além de ferramentas desenvolvidas internamente para a gestão de estoque.
O varejista, que acumula mais de 80 anos de atuação, realiza auditorias diariamente para verificar a precisão das informações dos produtos que estatisticamente já deveriam ter sido vendidos ou estão sem venda. No caso dos perecíveis, FLV e PAR (Produtos de Alto Risco), isso é feito mensalmente, enquanto o inventário geral ocorre semestralmente.
Edmilson Anacleto, diretor executivo do Grupo, também conta que há diferenças na gestão de categorias para evitar perdas. “Quanto menor o shelf life do produto, maior cuidado ele exige, além daqueles produtos que ainda necessitam ser pesados em loja, criando mais uma possibilidade de erro no processo”, avalia ele.
Um dos maiores desafios enfrentados pela empresa na gestão de estoque é a manutenção da acuracidade. Porém a varejista tem planos de implementar a IA no processo. A ideia é aprimorar essa questão nos próximos anos.
“Nosso estoque representa o maior investimento do nosso negócio. Logo, toda tecnologia para melhorar a gestão resulta imediatamente em economia”, conta Anacleto.
Para o futuro, o diretor acredita que haverá uma adoção maciça do código de barras 2D, aprimoramento nos processos de inventário com uso de IA, amadurecimento do compartilhamento de dados e cálculo de previsão de demanda entre a indústria e o varejo.
Grupo Koch
Presente em Santa Catarina com mais de 80 lojas, o Grupo Koch implementou recentemente um “sorter automático” em seu Centro de Distribuição. Trata-se de um sistema de classificação de pedidos que, na prática, realiza a separação automática do volume para cada loja. Isso reduz em até 80% o tempo desse processo e aumenta a produtividade.
A tecnologia também traz benefícios para os colaboradores, que caminham menos dentro do CD para buscar caixas e carregam menos peso. A inovação ainda trouxe maior eficiência no transporte e economia no frete. Além disso, a automação transformou o CD em uma “fábrica de produção de pallets de mercadoria”, otimizando processos internos e fortalecendo a logística da empresa.
A modernização impactou positivamente a agilidade no abastecimento das lojas, diminuindo a ruptura de itens que estavam no estoque mas demoravam para chegar ao PDV.
“O cliente sente diretamente esse avanço, pois encontra os produtos com maior facilidade nas gôndolas, garantindo uma melhor experiência de compra”, conta Alexandre de Quadros, diretor-geral do Grupo Koch.
Para os próximos anos, a empresa pretende expandir a automação conforme a evolução da expansão. No longo prazo, outros modelos de automação, como o “picking dinâmico” e o transelevador, estão no radar para tornar a operação ainda mais eficiente.
Notícias relacionadas

Conheça marca de cerveja que a Heineken vai lançar no Brasil

Trabalhe melhor as categorias rentáveis

Campanha de R$ 50 milhões da Vigor visa ampliar cesta de compra do shopper
