Entenda como uma indústria de sucos naturais aprimorou as ações de trade com a automação
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 11/11/2024
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A tecnologia pode ser uma grande aliada nas operações de trade, uma vez que traz resultados mais efetivos que impactam inclusive um fluxo de caixa positivo, entre outros benefícios. Um grande exemplo de sucesso nessa questão é a Natural One, que ao notar os desafios que estavam surgindo com o processo manual buscou a Netpartners para aprimorar a situação.
Juntas, as empresas desenharam qual seria a melhor forma de trabalhar cada área. No time de planejamento, por exemplo, foi feito o desdobramento das verbas por canal de venda, região e linha de produto. “Temos diferentes tipos de investimento, JBP, política de preços e estratégias. Para nós é importante conseguir se adequar a cada perfil, garantindo os melhores resultados o possível”, conta Débora Lopes, gerente de planejamento da Natural One.
Em termos de implementação, a ferramenta é colocada em produção em cerca de 12 semanas e atende entre 90% e 95% da demanda das indústrias, já os restantes são os ajustes a serem feitos. “A principal dor que os nossos consumidores trazem é direcionar os investimentos para ter o retorno necessário com o dinheiro gasto”, pontua Nívio Garcia, parceiro de negócios da Netpartners.
Nesse sentido, Débora destaca que é preciso pensar em como fazer mais com menos. “Além do processo de automatização, precisávamos usar o dinheiro da forma mais inteligente. É sobre como potencializar o investimento e como ajudo o varejista a colocar essa verba no lugar certo para ambos os lados ganharem”, explica a executiva.
Garcia também compartilha que outra dor que seus consumidores trazem é a necessidade de integrar as áreas. “Nossa plataforma permite que o time do financeiro, comercial, marketing e trade colaborem no mesmo lugar”.
Na prática, a ferramenta deixou o processo de aprovação e comunicação de verba da Natural One mais fluído. Débora ainda conta que hoje o time de vendas consegue executar o investimento online por meio de um formulário que inclui a localização da ação, fotos e documentos, além de informações como qual o produto, qual o tipo, quando será feito e quando será pago.
Outro benefício foi o aumento de clareza no ROI e a possibilidade de comparar diferentes ações para direcionar o time de vendas.
E os resultados impressionam. No início do projeto a média anual de contas a receber era de R$ 2 milhões. Após a implementação da ferramenta, esse valor diminuiu para R$ 300 mil, sendo que a empresa aumentou seu faturamento em 3 vezes ao longo do período o que demonstra que o percentual equivalente foi ainda mais significativo.
O assunto foi discutido na última edição do Webinar Cases, intitulado “Trade não é custo. É investimento”. Para assistir ao programa completo de forma gratuita clique no vídeo abaixo.